Swot Cruzada

         De acordo com Philip Kotler (2000),

“A análise SWOT é uma avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dentro da organização e, através dela, identificamos onde devem ser alteradas as estratégias para melhorar os processos ou manter caso esteja tendo um resultado positivo.

        Lembram do exemplo que demos no conteúdo de Análise SWOT? Usaremos o mesmo exemplo para realizar a análise da matriz cruzada!

        A partir da montagem da SWOT Cruzada, é possível perceber sugestões e soluções de grande potencial para a condução de uma empresa a um sucesso maior, para, assim, estabelecer objetivos, metas e estratégias. Deste modo, a instituição poderá colocar em prática o que foi visto anteriormente.

Exemplo de uso

              Vamos usar como exemplo a indústria de leite condensado no Brasil e aplicar os conhecimentos vistos acima. É de suma importância ressaltar que para uma análise completa é necessário um estudo prévio dos dados necessários para melhor entendimento e embasamento do que for colocado.

        Nota-se que a marca de leite condensado, apesar de ter fraquezas com um impacto elevado em seu negócio, é forte no mercado em que está inserida, posicionando-a em um local confortável. Contudo, as fraquezas não devem ser negligenciadas, algumas soluções podem ser criadas para amenizar estes pontos fracos da empresa.

     O cenário apresentado é considerado como ideal para a marca de leite condensado, apesar da nota alta nas “Ameaças”. Deste modo, a empresa deveria se atentar às oportunidades de mercado que a cerca, além de tomar cuidado com o nível alto de ameaças que podem prejudicá-la. A defesa contra fatores que podem afetar negativamente a empresa culmina no crescimento de retorno financeiro.

       Como visto através das tabelas, o valor de “Oportunidades” e “Forças” é maior do que seus respectivos opostos e a superioridade de “Oportunidades” sobre “Ameaças”, o negócio é ideal e tem potencial de ação ofensiva. Assim, a marca de leite condensado poderá fazer uma abordagem mais agressiva dentro do mercado em que está atuando.

        A partir da montagem da SWOT Cruzada, foi possível estabelecer sugestões e soluções de grande potencial para a condução da empresa de leite condensado, para, assim, estabelecer objetivos, metas e estratégias que possam guia-la a melhorar seu desempenho, comunicação, entre outras situações que ela enfrenta. Deste modo, a instituição poderá colocar em prática o que foi visto na tabela.

 

Gabriel Goulart

Consultor de qualidade interna na ESPM Jr.

Estudante de Publicidade e Propaganda na ESPM-RJ

 

''Sou uma cara carismático e empático, amo muito esta empresa, sendo proativo sempre que posso. Um dia serei diretor de marketing da HP, mas até lá fico escutando meus rocks. ''

CONTEÚDO VALIDADO!
Professor de Marketing na ESPM-RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *