Macro Ambiente

De acordo com Philip Kotler, em Administração de Marketing: A Empresa com Foco no Cliente (2012 – 14ª edição, p.42):

“Uma empresa é constituída por atores e forças que estão fora do controle de marketing e afetam a capacidade da administração da empresa em desenvolver e manter transações bem-sucedidas com os consumidores que pretende atingir. Para ser bem-sucedida, uma empresa deve adaptar as suas ações de marketing às tendências e desenvolvimentos nesse ambiente.”

Os Ambientes de Marketing

        Para realizar análises do mercado de uma empresa, é necessário analisar primeiro o que afeta e o que não afeta uma empresa. Para isso, é necessário estudar os Ambientes de Marketing.

        Mas o que é isso? Bem, os ambientes de marketing são os fatores que impactam na administração da organização, ou seja, tudo aquilo que têm importância para a gestão da empresa, sejam internos ou externos.

        Esses fatores oferecem oportunidades e ameaças à empresa e nem sempre você terá controle sobre eles; por isso, é bastante importante ter bastante consciência dos fatores para saber administrar sua empresa de maneira que você possa aproveitar tudo que possa vir ser positivo e saber coexistir com o que possa vir ser negativo.

        Para se estudar os Ambientes de Marketing é necessário dividi-los em dois ambientes, o ambiente competitivo e o ambiente geral, mais conhecidos como Microambiente e Macroambiente.

Macroambiente

        O macroambiente de marketing são os fatores externos que impactam na sua empresa, ele é de extrema importância para se administrar um negócio e sem seu total entendimento não é possível ter sucesso a longo prazo no mercado. São fatores que o gestor não pode controlar, mas tem a oportunidade de fazer seu negócio funcionar, se ajustando a favor dessas forças. Seus principais objetivos são:

  • Identificar oportunidades no mercado em que a empresa atua, gerando assim, valor para o produto ou serviço oferecido.

  • Identificar ameaças à capacidade de uma organização em manter sua vantagem competitiva, sobreviver e prosperar.

Esses objetivos só podem ser alcançados a partir de estudos e análise das seis forças fundamentais no macroambiente:

    • Forças Naturais;

    • Forças Econômicas;

    • Forças Político-Legais;

    • Forças Culturais;

    • Forças Demográficas;

    • Forças Tecnológicas

        Essas forças são uma divisão específica para direcionar o estudo do que pode influenciar diretamente o mercado que a empresa está inserida. O estudo dessas forças também irá influenciar diretamente as decisões tomadas dentro do ambiente competitivo, pois trabalham sempre com projeções, ou seja, elas são previsões de coisas que podem afetar o mercado, e que consequentemente exigirão uma resposta da empresa.

      Agora, iremos apresentar cada uma das forças e seu significado para você não ficar perdido quando for pesquisar o macroambiente de uma empresa.

 

Ambiente Demográfico

        É referente à população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, etnia, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

        Ex: A tendência de países em desenvolvimento de envelhecimento da população pode vir a mudar as estratégias de comunicação de uma marca.

 
Ambiente Econômico

        Basicamente é a força relacionada à situação econômica do mercado em que o produto está inserido. O ambiente econômico auxilia a forma em que você irá investir na sua empresa, definir a precificação do produto ou serviço e o comportamento de consumo do consumidor.

  Alguns fatores importantes nessa força são as análises: da situação econômica do mercado em que está inserido, a análise da economia nacional, das projeções de crescimento econômico para os próximos anos, da forma em que o público consome certo produto ou serviço entre tantos outros, índices da bolsa de valores, cotações das moedas.

        Ex: Em épocas de crise econômica de um país, as pessoas tendem a evitar a compra de produtos supérfluos.

 
Ambiente Sócio-cultural

        É a força mais relacionada com aspectos e com o público da empresa. O ambiente Sócio-cultural analisa o comportamento do consumidor e uma empresa em relação à cultura e os hábitos de consumo do mesmo. Esse ambiente é muito importante na hora de definir o posicionamento e a comunicação que será utilizada, pois, ao analisar esse ambiente, você compreende como o público irá reagir a estratégias utilizadas para atingir o mesmo.

        Ex: O McDonald's possui um posicionamento igual em todo o mundo, porém pode-se perceber que suas estratégias em seu produto e sua comunicação variam por país. Na índia, eles não servem hambúrgueres com carne bovina, pois lá a vaca é um animal sagrado, além de também servir carnes de outros animais e até opções vegetarianas variadas que não são encontrados em outras regiões do mundo.

 
Ambiente Tecnológico

        São toda a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias e inovações, que podem vir a melhorar a forma como um setor funciona, seja no aumento da produtividade ou na eficiência de alguma área.

        Ex: O desenvolvimento de um novo robô capaz de limpar painéis solares é benéfico para empresas que utilizam tal, economizando tempo e dinheiro que pode ser investido em outras atividades.


Ambiente Político-legal

        É a força relacionada com o âmbito das leis e tarifas tributárias. É uma força de ambiente que varia por nação e, às vezes, por estado, por causa das variações de leis e impostos.

        Ex: O Congresso Brasileiro esteve em processo de aprovar uma lei para diminuir os impostos sobre jogos produzidos no Brasil. Essa lei, sem dúvida, vai impactar no mercado de games e jogos.


Ambiente Natural

        Compreende os recursos e matérias primas usadas por um negócio ou as forças da natureza que podem vir a afetar esses recursos.

        Ex: Possíveis terremotos podem tornar certas minas usadas para matéria-prima inacessíveis, o que causa uma grande perda na produção e, consequentemente, nas vendas.

Gabriel Cascon

Nascido no Rio e criado em Brasília, Gabriel Cascon é um jovem de 18 anos, aspirante a publicitário que usa seu tempo livre para se dedicar á sua paixão que é a comunicação e o marketing.

CONTEÚDO VALIDADO!
Professor de Marketing na ESPM
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *