Skip links

#2 Global: Anitta e o marketing de “Envolver”

A música brasileira sempre demonstrou muito potencial. Ao longo das últimas décadas, tivemos artistas que conseguiram fama internacional como Carmem Miranda, na primeira metade do século XX ou Michel Teló, com o hit “Ai se eu te pego”. Dessa vez, é a hora da Girl From Rio, Anitta, subir nas paradas internacionais

A música Envolver, lançada em novembro pela cantora, vem fazendo história para o Brasil. A cantora é a primeira artista brasileira a estar no Top 5 de músicas mais escutadas globalmente no Spotify, atingindo hoje a segunda posição. Mas a que se deve esse grande sucesso? Claro, ao marketing bem estruturado da equipe de Anitta!

anitta
Capa do single “Envolver”
Fonte: Spotify

O que diz Anitta

Em uma recente entrevista ao Jornal O Globo, a cantora não esconde a felicidade com o sucesso, mas diz que não é por acaso.

“Existe, sim, uma inteligência por trás. Cada lançamento tem sua estratégia. Com ‘Envolver’ não foi diferente. Foi feito muito investimento de tempo em criação, divulgação, planos de marketing… Fico muito feliz que o resultado esteja sendo colhido” – Anitta ao Jornal O Globo.

À que se deve o sucesso de Anitta

Com uma estratégia voltada para redes sociais, o plano de marketing para “Envolver” começou com a delineação de um público alvo certeiro: Usuários de TikTok ao redor do mundo. O grande diferencial explorado pela equipe de Anitta foi a coreografia, que consiste em fazer uma prancha e descer lentamente enquanto rebola. A dificuldade e a inusitude da coreografia chamaram a atenção do público, que logo começou a replicar a dança. Logo, o som se tornou viral, chegando a atingir o Top 10 de sons para TikTok nos Estados Unidos.

Ana Maria Braga e Gil do Vigor também fizeram a famosa coreografia
Fonte: TV Globo

Estratégias com influenciadores

O marketing de influência é uma grande tendência da atualidade, e Anitta, claro, não ia deixar de apostar na estratégia para seu lançamento. Diversos influencers, tanto brasileiros como do exterior começaram a  replicar a coreografia, fazendo com que o alcance da música se tornasse cada vez maior. 

A cantora, por sua vez, começou a postar em seu Instagram diversos vídeos de pessoas realizando a coreografia. Tal ação estimulou não só influencers, mas a todos aqueles impactados pelos vídeos à fazer os challenges, na esperança de aparecerem na página da artista. 

Anitta também permitiu o marketing de oportunidade

A notícia de que a artista estava para atingir o Top 1 Global quebrou a internet. Assim sendo, ao longo dos últimos dias, diversas empresas começaram a se engajar com o single, principalmente no Twitter. Na rede social, fãs de Anitta pedem para que escutem a música no Spotify, na esperança do primeiro lugar, e diversas empresas entraram nessa linha. 

Domino’s, Nubank, Motorola e Samsung foram alguns dos negócios que souberam aproveitar bem o hype criado, e escreveram tweets que viralizaram

Motorola cutuca Samsung no Twitter
Tweet da Motorola Brasil
Fonte: Twitter

E você? Já tinha pensado que por trás de todo esse sucesso tinha uma estratégia de marketing bem definida? Faça como a Anitta e guie seu negócio com planos assertivos e embasados. Para isso, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro e estamos prontos para, juntos, alavancarmos seu negócio!