Skip links

4 dicas para ter o blog perfeito e conquistar clientes

Surgindo no meio dos anos 2000, os blogs foram durante muito tempo os reis da internet. Tratando de diversos assuntos, a ferramenta era utilizada para fazer críticas, dar opiniões e informar entre tantas outras funções. Quando se trata de marketing, o blog é uma ferramenta essencial até os dias de  hoje e pode fazer a diferença no seu negócio! Quer saber como ter um blog de sucesso? Então vem com a gente!

As 8 melhores plataformas gratuitas para você criar seu blog - Canaltech
Fonte: Canal Tech

Para que ter um blog?

Muitas pessoas acreditam que a era dos blogs já passou e que hoje em dia eles não tem utilidade. Essa ideia não poderia estar mais errada! Blogs ainda são muito acessados por estudantes, profissionais e pessoas em busca de informação sobre um assunto específico. Um grande exemplo é a Rock Content, o maior blog de marketing do mundo!

E porquê o seu negócio deveria investir em um blog? É simples! Com um conteúdo de qualidade e que atenda as demandas do seu público, você pode, através do seu blog, prospectar muitos clientes. O uso de landing pages, a coleta de informações, promoções, aumento de autoridade são algumas das funções que seu blog pode ter! 

Mas então, como ter um blog de sucesso?

Dica 1: Entenda seu público para conquistar clientes

O blog da sua marca deve primeiro atender as necessidades dos seus clientes. Tem algum gap de informação na sua base de consumidores? Você gostaria de informá-los sobre algum assunto específico? Tenha em mente que tipo de conteúdo fará sentido para eles, se é educativo, humorístico, informativo…

Dica 2: Esteja sempre atento ao seu posicionamento no blog

Às vezes, uma empresa publica um conteúdo em blog que nada se assemelha com a marca ou imagem que ela quer passar. Isso pode acontecer por inúmeras razões, como tentar realizar um timing post ou ter funcionários que não estão alinhados aos valores da marca. Lembre-se sempre: o conteúdo postado deve fazer sentido com o posicionamento da sua marca.

Dica 3: Trabalhe o funil de vendas no seu blog

blog
Funil de vendas para conteúdo em blog
Fonte: Ninho Digital

Em marketing, o funil de vendas é um conceito já conhecido onde os clientes são divididos em três grupos: topo, meio e fundo. Cada etapa do funil pede um tipo de conteúdo diferente, visando a conversão daquele lead em um cliente a médio/longo prazo. Os conteúdos de um blog de sucesso devem seguir essa linha de raciocínio e produzir artigos adequados para leads ao longo de todo o funil.

Dica 4: Utilize técnicas de SEO no blog

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing orgânica. Ela consiste em escrever o artigo de uma maneira específica, melhorando o rankeamento da página nos mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. O uso de SEO no seu blog é essencial, pois permite que novos leads cheguem ao seu artigo de forma orgânica, o que também significa uma redução de custo nas estratégias de marketing


Seguindo essas dicas, seu blog será um sucesso! Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre como aplicar o marketing e alavancar o seu negócio? Entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.