Skip links

5 dicas essenciais para aumentar o faturamento do seu negócio

É necessário que toda empresa – além de possuir um portfólio impecável e clientes fidelizados – garanta a eficácia do seu gerenciamento financeiro para que ela possa atingir a excelência. 

Primeiramente, é importante saber a diferença entre lucro e faturamento. O faturamento está vinculado ao total de vendas durante um período como dias, semanas ou meses. Já o lucro significa a contabilidade de todas as vendas durante um período menos os custos e despesas, é a sobra líquida do caixa.

Deste modo, para aumentar o lucro é preciso saber como aumentar o faturamento ou diminuir despesas. Neste artigo, serão listadas 5 dicas essenciais para aumentar o faturamento do seu negócio.

1.FIDELIZE CLIENTES

Atrair e fidelizar antigos clientes é muito vantajoso para as empresas. Visto que captar um novo cliente exige um trabalho massivo de marketing e prospecção, e é comprovado que o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é 7 vezes mais caro para captar novos leads.

Posto isso, investir em fidelização é a melhor forma de fazer com que seus antigos consumidores realizem novas compras com você. Visando estratégias de fidelização, o crossselling – método muito utilizado no mercado empreendedor – é a prestação de produtos ou serviços complementares aos adquiridos anteriormente pelo cliente. Outra estratégia são os descontos progressivos: quanto mais comprar, maiores serão os descontos.

Com essas estratégias a sua empresa possivelmente diminuirá os esforços de marketing, resultando em menos despesas. A fidelização resultará no aumento de autoridade e confiança dos clientes, gerando mais vendas e alavancando o faturamento.

2.INGRESSE NO MARKETING DIGITAL

A internet é um excelente meio para aumentar o seu faturamento, pois possivelmente não será necessário aplicar tanto dinheiro como nas ações de marketing tradicionais. Além disso, o marketing digital é totalmente mensurável, então através de análises a sua empresa conseguirá visualizar a eficiência de suas estratégias e com o auxílio do ROI(Retorno por investimento) será possível definir com embasamento seus investimentos.

Ademais, o marketing digital é o ideal para novas empresas que desejam atrair possíveis leads, criar relacionamentos e gerar reconhecimento de marca. A estratégia é eficaz para alcançar um grande número de pessoas e para auxiliar na aplicação do investimento com base na eficiência de suas estratégias, resultando na diminuição de investimentos em excesso e aumentando o faturamento.

.CRIE PROMOÇÕES EM DATAS COMEMORATIVAS

Datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio. O ideal é realizar uma pesquisa e identificar quais produtos e serviços são mais demandados em um determinado período (como Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, etc), e criar estratégias de promoção como cupons de desconto, vale presente e brindes.

A utilização dessas estratégias, possivelmente aumentará o seu ticket médio, valor médio das vendas de um período. Além disso, é uma forma de conquistar novos clientes e recompensar os antigos pela preferência. A divulgação das promoções pode ser realizada através do email marketing, atingindo o cliente de maneira mais direta ou realizando campanhas nas redes sociais para alcançar um público maior.

3.ANALISE A CONCORRÊNCIA

A concorrência é um dos principais meios de perder faturamento, visto que é uma competição constante por consumidores. Sendo assim, analise e identifique os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes; a partir dessa pesquisa é possível realizar estratégias de diferenciação para superá-los no mercado.

Deste modo, é essencial criar diferenciais competitivos no intuito de transmitir que o seu negócio é a melhor opção para o cliente. Essa estratégia pode evidenciar tópicos como os produtos/serviços de qualidade da empresa, melhor atendimento ao cliente, soluções personalizadas, entre outros aspectos. 

Promover os pontos positivos do seu negócio aumentará a autoridade de marca, possivelmente atraindo mais clientes e aumentando o faturamento.

4.TERCEIRIZE SERVIÇOS

Analisar o ambiente macro da empresa e entender os serviços que fazem parte do seu core business, principal atividade ofertada, pode ajudar no faturamento do seu negócio. Tendo em vista que a contratação de funcionários gera altas despesas, é essencial verificar as atividades de menor necessidade na área de atuação do seu negócio. Deste modo, é interessante terceirizar funções de pouca demanda.

Aplicando esse método, o seu negócio diminuirá despesas e poderá investir em pontos essenciais como no marketing digital, inaugurar novos produtos e serviços ou disponibilizar melhores equipamentos para os seus funcionários. 

Em suma, cuidar do administrativo financeiro significa entender as prioridades internas e gerenciar os gastos de modo estratégico, trazendo vantagens econômicas para o seu negócio.

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.