5 dicas essenciais para aumentar o faturamento do seu negócio

É necessário que toda empresa – além de possuir um portfólio impecável e clientes fidelizados – garanta a eficácia do seu gerenciamento financeiro para que ela possa atingir a excelência. 

Primeiramente, é importante saber a diferença entre lucro e faturamento. O faturamento está vinculado ao total de vendas durante um período como dias, semanas ou meses. Já o lucro significa a contabilidade de todas as vendas durante um período menos os custos e despesas, é a sobra líquida do caixa.

Deste modo, para aumentar o lucro é preciso saber como aumentar o faturamento ou diminuir despesas. Neste artigo, serão listadas 5 dicas essenciais para aumentar o faturamento do seu negócio.

1.FIDELIZE CLIENTES

Atrair e fidelizar antigos clientes é muito vantajoso para as empresas. Visto que captar um novo cliente exige um trabalho massivo de marketing e prospecção, e é comprovado que o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é 7 vezes mais caro para captar novos leads.

Posto isso, investir em fidelização é a melhor forma de fazer com que seus antigos consumidores realizem novas compras com você. Visando estratégias de fidelização, o crossselling – método muito utilizado no mercado empreendedor – é a prestação de produtos ou serviços complementares aos adquiridos anteriormente pelo cliente. Outra estratégia são os descontos progressivos: quanto mais comprar, maiores serão os descontos.

Com essas estratégias a sua empresa possivelmente diminuirá os esforços de marketing, resultando em menos despesas. A fidelização resultará no aumento de autoridade e confiança dos clientes, gerando mais vendas e alavancando o faturamento.

2.INGRESSE NO MARKETING DIGITAL

A internet é um excelente meio para aumentar o seu faturamento, pois possivelmente não será necessário aplicar tanto dinheiro como nas ações de marketing tradicionais. Além disso, o marketing digital é totalmente mensurável, então através de análises a sua empresa conseguirá visualizar a eficiência de suas estratégias e com o auxílio do ROI(Retorno por investimento) será possível definir com embasamento seus investimentos.

Ademais, o marketing digital é o ideal para novas empresas que desejam atrair possíveis leads, criar relacionamentos e gerar reconhecimento de marca. A estratégia é eficaz para alcançar um grande número de pessoas e para auxiliar na aplicação do investimento com base na eficiência de suas estratégias, resultando na diminuição de investimentos em excesso e aumentando o faturamento.

.CRIE PROMOÇÕES EM DATAS COMEMORATIVAS

Datas comemorativas são uma grande oportunidade para aumentar as vendas do seu negócio. O ideal é realizar uma pesquisa e identificar quais produtos e serviços são mais demandados em um determinado período (como Natal, Páscoa, Dia dos Namorados, etc), e criar estratégias de promoção como cupons de desconto, vale presente e brindes.

A utilização dessas estratégias, possivelmente aumentará o seu ticket médio, valor médio das vendas de um período. Além disso, é uma forma de conquistar novos clientes e recompensar os antigos pela preferência. A divulgação das promoções pode ser realizada através do email marketing, atingindo o cliente de maneira mais direta ou realizando campanhas nas redes sociais para alcançar um público maior.

3.ANALISE A CONCORRÊNCIA

A concorrência é um dos principais meios de perder faturamento, visto que é uma competição constante por consumidores. Sendo assim, analise e identifique os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes; a partir dessa pesquisa é possível realizar estratégias de diferenciação para superá-los no mercado.

Deste modo, é essencial criar diferenciais competitivos no intuito de transmitir que o seu negócio é a melhor opção para o cliente. Essa estratégia pode evidenciar tópicos como os produtos/serviços de qualidade da empresa, melhor atendimento ao cliente, soluções personalizadas, entre outros aspectos. 

Promover os pontos positivos do seu negócio aumentará a autoridade de marca, possivelmente atraindo mais clientes e aumentando o faturamento.

4.TERCEIRIZE SERVIÇOS

Analisar o ambiente macro da empresa e entender os serviços que fazem parte do seu core business, principal atividade ofertada, pode ajudar no faturamento do seu negócio. Tendo em vista que a contratação de funcionários gera altas despesas, é essencial verificar as atividades de menor necessidade na área de atuação do seu negócio. Deste modo, é interessante terceirizar funções de pouca demanda.

Aplicando esse método, o seu negócio diminuirá despesas e poderá investir em pontos essenciais como no marketing digital, inaugurar novos produtos e serviços ou disponibilizar melhores equipamentos para os seus funcionários. 

Em suma, cuidar do administrativo financeiro significa entender as prioridades internas e gerenciar os gastos de modo estratégico, trazendo vantagens econômicas para o seu negócio.

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.