Skip links

5 maneiras de como encantar clientes no meio digital!

Você está dando a devida atenção às prioridades da sua empresa? Estas prioridades estão alinhadas à sua proposta de negócio? Você sabe como encantar clientes da maneira correta?

É muito comum nos dias de hoje, empreendedores terem como principal foco a captação de novos clientes. No entanto, o que muitos não sabem é da importância de se fidelizar aqueles que já têm.

Ao oferecer seus produtos e serviços, é de extrema importância que a sua empresa saiba como encantar o cliente. Um cliente encantado ajuda na divulgação orgânica da sua marca, se tornando um admirador dela, contribuindo para o fortalecimento do seu nome no mercado.

Como encantar clientes
Fonte: CarLease UK

Neste artigo, vamos apresentar 5 maneiras de encantar clientes e aumentar sua fidelização no meio digital. Vem com a gente!

1. Conheça o seu cliente e principalmente o mercado

Para o bom desenvolvimento de qualquer negócio, é de suma importância que sejam feitos estudos de mercado.  Esses estudos vão te ajudar a conhecer o seu público-alvo, a sua concorrência e as tendências que surgem dentro do seu segmento.

Para isso, você pode desenvolver uma lista com as principais ideias que você tem da sua persona, e criar pequenos questionários para te ajudar a analisar cada aspecto, por exemplo:

  • Onde está localizado o meu cliente (tanto fisicamente quanto no meio digital)?
  • Quais são as principais dores do cliente ao buscar meus serviços?
  • Qual é o meu tipo de serviço ou produto que mais vende?
  • Quem é a minha concorrência?
  • O que fazem meus concorrentes?
  • Onde está a minha concorrência?
  • Quais as expectativas do meu cliente?
  • Sobre o que meu potencial cliente conversa?
  • O que esse potencial cliente consome no meio digital?
  • Qual é o cenário de comunicação e Marketing ideal para o consumidor do meu segmento?

2. Fortaleça o posicionamento da sua marca

Agora que você já está mais familiarizado com o mercado, está na hora de fortalecer o seu posicionamento. Dessa forma, comece a entender estratégias que te ajudem a estar cada vez mais presente na mente do consumidor.


Assim, utilizando ferramentas de benchmarking, é possível coletar referências dos mais diferentes aspectos, oferecidos pela concorrência. Através dele, é possível analisar o que está sendo feito, tanto por pessoas bem-sucedidas ou não.

Sendo muito importante estar atento àquilo que está dando certo quanto aquilo que está dando errado.

3. Escute para encantar seus clientes

O principal tópico a ser aplicado quando se trata de mercado, é de fato escutar o que seu cliente tem a dizer. Por isso, não se limite a criar pesquisas e formulários de forma monótona. Assim, comece a analisar dados, observar comportamentos e ir em busca de feedbacks dos seus clientes. 


Inclusive, uma das principais ferramentas para isso é o NPS (Net Promoter Score).

Como encantar clientes
Fonte: Fresh Service

4. Ofereça um atendimento de excelência e veja como encantar clientes

Além de estar presente em diversos canais, é fundamental que a sua comunicação esteja totalmente voltada para o cliente e alinhada com a sua equipe. Afinal de contas, uma empresa precisa ter um time que compreende e pratica os seus valores.   

Para isso, deixe a sua comunicação o mais clara possível. Ofereça linearidade, coerência e transparência nos mais diversos canais de comunicação, como Instagram, Facebook, LinkedIn. Esteja presente, mas de maneira eficiente.

Além disso, o uso da gentileza no contato com o cliente, quanto mais atencioso e rápido for o atendimento, mais o cliente se sentirá especial.

Para fechar com chave de ouro, é interessante oferecer uma entrega além do esperado. Sempre ao final do atendimento ou serviço, reforce o carinho da sua empresa com algum mimo e gestos que demonstrem esse cuidado, como por exemplo, uma carta feita a mão agradecendo pela preferência a sua marca.

Em suma, é muito importante proporcionar uma experiência que vai deixar o cliente agradecido e encantado, potencializando as chances de retorno.

Como encantar clientes
Fonte: Elegant Themes

5. Desenvolva um tom de voz padronizado

Por último mas não menos importante para encantar clientes, construa um tom de voz. Assim, crie um manual de linguagem da marca, com diretrizes claras e que permitam os seus clientes a conhecerem a personalidade do seu negócio. 

Dessa forma, será criada a ideia de uma personificação da sua marca, por meio de palavras, gírias e expressões que ajudem a criar originalidade para o seu atendimento no meio digital. 

É importante que nesses documentos estejam tanto os pontos que são adequados para a sua comunicação quanto os que não são, afinal de contas quem cuidar dessa parte, estará falando em nome da empresa.

Entende-se portanto, que nos dias de hoje, é essencial cativar cada vez mais os laços de relacionamento com clientes. Entender seu público e mercado são fatores imprescindíveis para essa jornada. Por isso, a ESPM Jr., a maior empresa júnior com foco em marketing no Rio de Janeiro, oferece planos como o de Pesquisa de Mercado. 

Entre no nosso site e faça um diagnóstico gratuito!