6 dicas para criar um plano de comunicação eficaz para o seu negócio

A comunicação é uma área presente em várias esferas da nossa vida. No setor corporativo não é diferente: aplicar métodos e práticas do gênero permite a divulgação das rotinas produtivas, diminui a distância com o público consumidor e amplia a forma como as pessoas descobrem e/ou se relacionam junto à empresa.

Desta forma, em um mundo moderno e conectado, faz-se indispensável à criação de planos de comunicação eficazes para o seu negócio – agregando assim, vários benefícios e a consolidação da sua marca. Abaixo iremos falar exatamente isso, listando 6 dicas para que você crie um plano de comunicação assertivo, de acordo com as características do seu negócio.

6 dicas para criar um plano de comunicação eficaz para o seu negócio

1. Conheça seu público

Não há comunicação se não soubermos para quem estamos falando. Por isso, o ponto de partida (e uma indispensável dica) é mensurar seu público. Desta forma, deve-se delimitar qual é o perfil das pessoas que se relacionam com sua empresa.

É um processo relativamente simples, mas que não pode ser negligenciado: idade, sexo, renda, dados demográficos, entre outros; devem mostrar você irá direcionar seu plano – para se comunicar sem ruídos com os clientes e consumidores.

2. Avalie as condições atuais

Já há alguma estratégia de comunicação na sua empresa? Quais ferramentas são adotadas para divulgar a marca? Em que canais de atendimento o cliente se comunica com o seu negócio? Avalie as condições comunicacionais do momento – e isso inclui todos os meios.

Sem ter uma análise eficaz do que há disponível, além do que precisa ser feito, não há como ter um robusto plano de comunicação. Os próprios colaboradores ou pesquisas de avaliação com clientes te dão um feedback claro sobre as condições atuais.

FONTE: KAMBARICO

3. Saiba com quais mídias trabalhar

Um equívoco comum de muitos planos de comunicação é investir massivamente em todas as mídias – principalmente nas mais variadas redes sociais. Esqueça isso! É preciso saber em quais plataformas, online ou off-line, trabalhar.

Isso porque, além de demandar menos tempo, também é possível focar as ações no que dá mais resultado. Um bom plano do gênero sabe onde o público-alvo (lembre-se da primeira dica) está e como ele recebe a mensagem.

4. Conte com ajuda especializada

Outra dica fundamental em um plano de comunicação eficaz é contar com ajuda de profissionais, empresas e consultorias especializadas. Com o tempo, sua empresa terá autonomia para gerir seus planos de forma autônoma.

Muitos não sabem por onde começar, principalmente em relação às dicas citadas até aqui. Assim, investir em quem entende do assunto encurta caminhos e mostra quais práticas devem (e quais não), se fazer presente. Mas, isso precisa estar agregado à nossa última dica.

FONTE: CENTER FOR EMPLOYMENT TRAINING

5. Analise os resultados

Por fim, é preciso analisar quais resultados foram eficazes dentro do seu plano de comunicação. Fique tranquilo: não ter os melhores indicadores em algumas ações faz parte do processo e mostra como está a receptividade das estratégias aplicadas.

6. Se preciso, mude

Muitas vezes a linguagem ou as estratégias podem não ser adequadas. Mas, a análise assertiva de todo o processo irá indicar o que é preciso mudar – e, com o tempo, o plano fica ajustado de acordo com a linha do seu negócio.

FONTE: BELL & ASSOCIATES, INC

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.