6 tendências para o marketing digital

Imersas em um mundo online, empresas, desde micro até macro, investem cada vez mais em marketing digital. Uma área dinâmica, em constante evolução, onde tendências e novidades surgem a todo vapor. Acompanhar a velocidade dessas mudanças é um desafio, porém, se realizado de forma eficaz, certamente gera retorno para as empresas.

Por isso, listamos 6 tendências sobre este assunto:

1- Produção de conteúdo próprio.

Uma das ações de marketing online mais importantes é o marketing de conteúdo, uma ferramenta eficaz para aumentar o número de vendas sem muitos gastos.

Basicamente, a empresa produz e divulga conteúdo próprio (não há necessidade de terceirização desse serviço) para chamar a atenção de seu público-alvo.

Vale atentar que cada plataforma digital apresenta um público diferente, portanto o conteúdo deve ser adequado para cada meio de divulgação.

FONTE: WEBNODE

2- Voz atrelada com inteligência artificial.

Outra forma de investimento para aprimorar a imagem da sua empresa no plano digital seria a criação de uma inteligência artificial para facilitar o atendimento aos seus clientes.

O Brasil já é o terceiro maior mercado do Google Assistente para smartphone, e o português é o segundo idioma mais escolhido.

A “BIA”, por exemplo, assistente virtual do Bradesco, já recebia 74 mil usuários por dia com apenas 10 meses de lançamento.

Dessa forma, torna-se evidente que empresas irão se aperfeiçoar neste âmbito, enquanto as que ainda não disponibilizam isso para seus usuários, certamente criarão um assistente virtual.

3- Chatbot.

Os chatbots já estão sendo utilizados por algumas empresas e devem finalizar sua consolidação dentro dos próximos anos.

Eles são capazes de ler, interpretar e responder questionamentos de usuários, disponibilizando, dessa forma, uma maior economia e agilidade para a empresa.

Segundo um relatório publicado pelo site Grand View Research, o mercado mundial desse sistema é de US$1,2 bilhão e crescem 24% anualmente.

A tendência é que nos próximos cinco anos, aproximadamente 80% das comunicações comerciais com clientes sejam realizadas por meio de chatbots.

FONTE: CHATBOTS LIFE

4- Vídeos como forma de geração de tráfego.

Em uma era de imediatismo, onde velocidade e correria são palavras presentes na vida cotidiana de muitas pessoas, textos grandes caem em desinteresse, enquanto vídeos de no máximo 2 minutos ficam cada vez mais populares.

Por esse motivo, vídeos interativos ganham cada vez mais destaque dentre os conteúdos investidos pelas empresas, gerando maior engajamento dos usuários e evitando que estes fiquem entediados.

5- Transmissão ao vivo (Lives).

Vinculada aos vídeos e às redes sociais, as lives formam outro fator que recebe cada vez mais engajamento. Segundo pesquisa da Livestream, em conjunto com a New York Magazine, 73% dos negócios B2B (business to business) que já produziram lives, obtiverem um ROI (return on investment) positivo.

Além disso, 97% das empresas afirmam que a realização de lives ajudou a crescer o interesse por seus produtos e serviços.

FONTE: KLICKPAGES

6- Mudança de propagandas em redes sociais.

Neste ano, o Facebook perdeu US$ 119 bilhões. Contudo, pesquisas mostram que ele ainda é utilizado de forma abundante pelos brasileiros. Além disso, as outras três principais redes sociais, e que vêm crescendo fortemente, são: Whatsapp, Youtube e Instagram.

Relacionado à isso, há uma projeção para que ocorra um aumento considerável nas propagandas do Youtube e do Instagram e, além do mais, em uma futura atualização, certamente o Whatsapp disponibilizará anúncios, o que será uma ótima oportunidade de divulgação para as empresas brasileiras, visto que o aplicativo já conta com aproximadamente 120 milhões de usuários no país.

Por fim, vale ressaltar que a tendência é que os anúncios fiquem ainda mais sofisticados, per

mitindo uma atratividade e segmentação mais eficazes. Essa afirmação vem do aperfeiçoamento que o GoogleAds está fazendo gradativamente.Além dessas tendências listadas, há outras ações de marketing digital que podem ajudar o seu negócio. Por isso, a ESPM Jr. executa projetos de Plano de Marketing Digital para auxiliar a sua empresa a aumentar o número de vendas, para saber melhor basta clicar aqui.

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.