Skip links

6 tendências para o marketing digital

Imersas em um mundo online, empresas, desde micro até macro, investem cada vez mais em marketing digital. Uma área dinâmica, em constante evolução, onde tendências e novidades surgem a todo vapor. Acompanhar a velocidade dessas mudanças é um desafio, porém, se realizado de forma eficaz, certamente gera retorno para as empresas.

Por isso, listamos 6 tendências sobre este assunto:

1- Produção de conteúdo próprio.

Uma das ações de marketing online mais importantes é o marketing de conteúdo, uma ferramenta eficaz para aumentar o número de vendas sem muitos gastos.

Basicamente, a empresa produz e divulga conteúdo próprio (não há necessidade de terceirização desse serviço) para chamar a atenção de seu público-alvo.

Vale atentar que cada plataforma digital apresenta um público diferente, portanto o conteúdo deve ser adequado para cada meio de divulgação.

FONTE: WEBNODE

2- Voz atrelada com inteligência artificial.

Outra forma de investimento para aprimorar a imagem da sua empresa no plano digital seria a criação de uma inteligência artificial para facilitar o atendimento aos seus clientes.

O Brasil já é o terceiro maior mercado do Google Assistente para smartphone, e o português é o segundo idioma mais escolhido.

A “BIA”, por exemplo, assistente virtual do Bradesco, já recebia 74 mil usuários por dia com apenas 10 meses de lançamento.

Dessa forma, torna-se evidente que empresas irão se aperfeiçoar neste âmbito, enquanto as que ainda não disponibilizam isso para seus usuários, certamente criarão um assistente virtual.

3- Chatbot.

Os chatbots já estão sendo utilizados por algumas empresas e devem finalizar sua consolidação dentro dos próximos anos.

Eles são capazes de ler, interpretar e responder questionamentos de usuários, disponibilizando, dessa forma, uma maior economia e agilidade para a empresa.

Segundo um relatório publicado pelo site Grand View Research, o mercado mundial desse sistema é de US$1,2 bilhão e crescem 24% anualmente.

A tendência é que nos próximos cinco anos, aproximadamente 80% das comunicações comerciais com clientes sejam realizadas por meio de chatbots.

FONTE: CHATBOTS LIFE

4- Vídeos como forma de geração de tráfego.

Em uma era de imediatismo, onde velocidade e correria são palavras presentes na vida cotidiana de muitas pessoas, textos grandes caem em desinteresse, enquanto vídeos de no máximo 2 minutos ficam cada vez mais populares.

Por esse motivo, vídeos interativos ganham cada vez mais destaque dentre os conteúdos investidos pelas empresas, gerando maior engajamento dos usuários e evitando que estes fiquem entediados.

5- Transmissão ao vivo (Lives).

Vinculada aos vídeos e às redes sociais, as lives formam outro fator que recebe cada vez mais engajamento. Segundo pesquisa da Livestream, em conjunto com a New York Magazine, 73% dos negócios B2B (business to business) que já produziram lives, obtiverem um ROI (return on investment) positivo.

Além disso, 97% das empresas afirmam que a realização de lives ajudou a crescer o interesse por seus produtos e serviços.

FONTE: KLICKPAGES

6- Mudança de propagandas em redes sociais.

Neste ano, o Facebook perdeu US$ 119 bilhões. Contudo, pesquisas mostram que ele ainda é utilizado de forma abundante pelos brasileiros. Além disso, as outras três principais redes sociais, e que vêm crescendo fortemente, são: Whatsapp, Youtube e Instagram.

Relacionado à isso, há uma projeção para que ocorra um aumento considerável nas propagandas do Youtube e do Instagram e, além do mais, em uma futura atualização, certamente o Whatsapp disponibilizará anúncios, o que será uma ótima oportunidade de divulgação para as empresas brasileiras, visto que o aplicativo já conta com aproximadamente 120 milhões de usuários no país.

Por fim, vale ressaltar que a tendência é que os anúncios fiquem ainda mais sofisticados, per

mitindo uma atratividade e segmentação mais eficazes. Essa afirmação vem do aperfeiçoamento que o GoogleAds está fazendo gradativamente.Além dessas tendências listadas, há outras ações de marketing digital que podem ajudar o seu negócio. Por isso, a ESPM Jr. executa projetos de Plano de Marketing Digital para auxiliar a sua empresa a aumentar o número de vendas, para saber melhor basta clicar aqui.

Leave a comment

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.