Skip links

A importância do funil de vendas para elaborar estratégias

O funil de vendas é uma ferramenta extremamente importante para o seu negócio, mas antes de entender como isso beneficia a sua empresa, é necessário entender o que é um funil de vendas e a sua importância.

Durante o artigo falaremos sobre as etapas do funil de vendas e como ele pode trazer benefícios para a sua empresa, tornando o seu negócio mais prático e o deixando mais preparado para receber clientes

Quando um cliente está a procura de um produto/serviço, ele raramente realiza essa compra de primeira sem antes analisar mais a fundo, pois existe um processo pelo qual esse cliente passa desde o primeiro contato até o fechamento de sua compra. 

Definição

O funil de vendas existe para aumentar os resultados comerciais da sua empresa a partir de estratégias que se baseiam na jornada de compras do consumidor e dividindo ela em etapas: topo, meio, e fundo do funil.

Essas etapas fazem com que a empresa entenda as possíveis dores dos consumidores e assim possam projetar estratégias para tornar o processo de compra mais claro e natural. 

Ao utilizar o processo do funil de vendas, você possui mais controle sobre o seu processo de venda, porque por conta dele a empresa consegue acompanhar mais de perto os passos percorridos pelos lead até eles se tornarem clientes. 

TOPO

O começo de um funil de vendas foca no aprendizado e descoberta, esta etapa foca em descobrir a necessidade e o problema a ser resolvido do possível lead.

O início é após o primeiro contato do visitante com a sua empresa, e sua função é instruir este visitante mostrando sua autoridade no tema que está em questão e oferecendo materiais que tomem a atenção deste visitante. Assim, gerando uma necessidade no visitante e através de materiais auxiliá-lo a identificar o seu problema para assim avançar no funil.

MEIO

O meio de funil é a busca e consideração da solução desse problema apresentado pelo visitante, eles estão em busca dessa resposta que ainda não tem, e buscam materiais mais específicos Deste modo, é importante oferecer materiais voltados para necessidade destes visitantes, materiais aprofundados que lhe dêem insumos para entender melhor o seu problema como por exemplo um e-book, podcast. 

FUNDO

Por fim, o fundo do funil é a decisão de compra, nesta fase o cliente em potencial já entende o seu problema e sabe onde vai encontrar a solução para sanar esta dor. É de extrema importância que nessa etapa você foque em sua empresa e mostre o que pode oferecer como diferencial

Podendo utilizar depoimento de clientes antigos e cases de sucesso para mostrar a qualidade do seu negócio, pois o objetivo nessa etapa é mostrar que a sua empresa é melhor que as concorrentes. O funil se fecha quando esses visitantes fecham a compra e então se tornam clientes. 

A Rock Content é um site que ensina diversas dicas sobre funil de vendas, inclusive sobre como desenvolver e gerar conteúdo para o seu funil. 

Fonte: Rock Content

BENEFÍCIOS

Ao analisarmos as etapas do funil de vendas é possível identificar a sua importância para as empresas, pois com a ajuda dele se torna mais fácil mapear uma estratégia, que vai trazer resultados. Além disso, otimiza o trabalho dos vendedores porque com o funil é possível filtrar as pessoas, assim trazendo visitantes realmente interessadas em seu negócio. 

O funil de vendas é necessário para o funcionamento da empresa, e é uma ferramenta fácil de ser implementada, apenas seguindo as etapas de topo, meio e fundo para assim obter todas as vantagens. Portanto, é de suma importância a implementação de um funil em sua empresa. 

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.