Skip links

Aquisição de empresas: Veja marcas que utilizam a estratégia

Adquirir uma nova empresa é um processo muito comum no meio empresarial. A fim de obter mais poder no meio empresarial, a aquisição de empresas se torna uma prática muito útil e querida por grandes organizações. Nesse artigo você vai saber mais sobre o que é essa prática e algumas marcas que usufruíram dela.

O que é aquisição de empresas?

É quando uma marca compra outra, e a comprada deixa de existir. O intuito é expandir sua rede por conta própria, sem dividir o território com outra organização. Nesse processo a marca que adquirir a outra passa a ter controle sobre tudo que tange a mesma, se tornando mais poderosa.

As aquisições podem ocorrer de forma amigável ou hostil – contra a vontade da empresa. Mas sempre ocorre a partir de uma empresa que é mais poderosa. Seja na sua influência, no seu tamanho, operações ou em sua estrutura.

Fusão e aquisição de empresas – 7 fases do processo
Fonte: Valuup

As marcas optam por essa estratégia de crescimento porque ela possui menos riscos, é mais barata e ainda é mais rápida. Algumas das vantagens se enquadram em: aumentar a receita empresarial; mais rentabilidade e modo de produção; abertura de novos mercados; redução da concorrência; entre outros!

Quais marcas passaram por esse processo de aquisição de empresas?

Muitas organizações adquirem outras e o consumidor não fica ciente do acontecido. Esse fato ocorre porque muita das vezes o consumidor somente irá esquecer da rede obsoleta, então não há vantagem a exposição.

Livraria Cultura e Fnac

A Cultura adquiriu a Fnac no meio de 2017, mas a Fnac decretou que era inviável seguir com a manutenção da empresa somente em 2018. Um dos objetivos era tornar mais fácil a inserção da Cultura no meio digital.

Heineken que anunciou a aquisição da Brasil Kirin

Em 2017 Heineken fechou acordo de compra da fabricante de bebidas Brasil Kirin Holding. O valor da aquisição foi de cerca do que equivale a R$ 2,2 bilhões.

Nesse sentido, apesar dos valores exorbitantes da compra, o lucro que uma empresa do porte da Heineken terá na aquisição será infinitamente maior. 

Heineken completa aquisição da Brasil Kirin
Fonte: Publicidade e Cerveja

Claro comprou a Nextel

Apesar da Nextel ter feito um enorme sucesso durante os anos 2000, foi em 2019 que a Claro adquiriu a mesma. Atualmente, os clientes da Nextel passam a ser atendidos pela “Claro NXT”!

Vale ressaltar que apesar da Claro ter adquirido a Nextel, ela faz parte do grupo América Móvil, tendo sido fundida a Net em 2011. No ano, Claro e Net passaram a ter uma parceria comercial, oferecendo diversos planos em conjunto.

Muitas outras também já passaram por esse processo. Nesse sentido, a aquisição de empresas é uma solução de marketing, por isso é tão estratégica e pensada visando lucro e melhoria para a empresa.

E você, já traça estratégias para a sua empresa? Não perca tempo, se você quer saber mais sobre como aplicar o marketing e alavancar o seu negócio, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.