Skip links

B2B e B2C: O que são e como se diferenciam na prática

B2B e B2C são siglas que correspondem às principais formas de fazer negócios. Dentro do mundo dos negócios, as empresas podem escolher entre dois caminhos: vender para outras empresas ou para consumidores.

B2C e B2B
Bloco de madeira B2B e B2C Fonte: Freepik

A abreviação B2B significa, no inglês, “Business to Business”, o que no português representa “de empresa para empresa”. Porém, na prática, a sigla consiste no exercício de uma empresa negociando com outra empresa

Já o B2C representa o modelo de negócio “Business to Consumer”, que, no português, significa “empresa para consumidor”, ou “empresa negociando com pessoas”. 

É possível que uma mesma empresa escolha mirar nesses dois públicos. Contudo, em cada um desses caminhos serão exigidas abordagens bem diferentes para conduzir estratégias de marketing e de vendas. 

O que é B2B? 

A principal diferença entre B2B e B2C está em quem adquire o produto.

No caso do B2B, o objetivo principal da empresa é vender para outras pessoas jurídicas.

Esse modelo de negócio abrange, por exemplo, um produtor rural que vende farinha de trigo para uma fábrica de bolos, assim como uma agência de publicidade que realiza uma campanha para outra empresa.

Outro exemplo para o mundo real do B2B é a Ambev. A líder do segmento cervejeiro do Brasil direciona muito das suas estratégias a donos de bares, restaurantes e revendedores de produtos Ambev. Ou seja, focado em outras empresas e não consumidores finais.

B2C
Aperto de mão entre empresários
Fonte: Site Michael Oliveira

Quando falamos de B2B, a principal vantagem encontrada ao adotar tal modelo é seu aspecto duradouro. No mesmo, a decisão de compra do cliente é baseada em uma  maior consideração das funcionalidades, benefícios e custos do produto ou serviço. Assim, facilitando a construção de um relacionamento de médio a longo prazo.

Porém, no outro lado da moeda, este processo decisório de compra também apresenta desvantagens para o modelo B2B. Neste, os clientes são mais exigentes e têm um maior poder de barganha e de negociação

Ou seja, no B2B, os clientes são mais racionais e estratégicos na hora de efetivas compras, mas quando a empresa consegue conquistar o mesmo, a tendência é de ele se mantenha fiel e compre mais, por mais tempo. No geral, baseiam-se em questões racionais para efetivar as compras.

Estratégias B2B

Entre as estratégias de marketing que se mostram eficientes em atrair, envolver e converter o cliente, estas são algumas efetivas para o público B2B, segundo o site Neilpate.com.

  1. Vídeos (lives, aulas e webinars)
  2. Textos (artigos, blog posts e e-books)
  3. E-mail marketing
  4. Eventos corporativos
  5. Redes sociais.

O que é B2C?

Voltado às massas, o B2C engloba empresas presentes no nosso dia a dia, como lojas, restaurantes, mercados, farmácias, padarias e, etc.

O B2C abrange, então, todos os segmentos e setores do varejo. Configurando, assim, a forma mais comum de se fazer negócio. 

B2B
Cliente pagando em uma loja de roupa
Fonte: Alicewonders.ws.blog

Da mesma forma que o B2B, o B2C também apresenta vantagens e desvantagens. Como benefício de adotar tal modelo, temos que o processo de venda fica mais simplificado e a motivação da compra é, em grande parte, emocional e instintiva. 

Já como dificuldades de empreender com o B2C, é possível destacar um relacionamento mais curto com os clientes, no qual é necessário um grande esforço de negociação para convencê-lo de efetivar a compra.

Além disso, o marketing na relação B2C exige que as empresas se aproximem ao máximo de seus consumidores. Por isso, as estratégias de marketing e de comunicação devem ser muito bem estruturadas.

Estratégias B2C

Entre as estratégias de marketing que se mostram eficientes em atrair, envolver e converter o cliente, estas são algumas efetivas para o público B2C, segundo o site Neilpate.com.

  1. Marketing de conteúdo
  2. Marketing de influência
  3. Redes sociais
  4. Anúncios patrocinados
  5. Inbound e outbound marketing.

Quer entender mais sobre como implementar essas estratégias no seu negócio? Aproveite e venha bater um papo conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro