Skip links

Black Friday: Como investir em experiência do cliente

A Black Friday é um período onde as empresas disputam cada vez mais espaço na mente do consumidor. Por isso, nessa época, as empresas investem cada vez mais no digital. 

Ok, isso é um fato, mas você sabe como elas vêm fazendo para promover melhor experiência ao usuário? Confira abaixo!

Fonte: Revista Exame

A Rock Content realizou a análise de um estudo produzido recentemente pela Emplif (plataforma de customer experience), onde percebe-se que a descoberta e compra de produtos nas redes sociais deverá crescer 31,4% ao ano entre 2020 e 2027. Ou seja, empresas e consumidores estão vendo maiores benefícios no processo de compra realizado online – redes sociais ou e-commerces. Essa mesma pesquisa aponta também que 83% das organizações do mercado B2C estão investindo em duas ou mais redes sociais como canais de venda direta.

Para as marcas, as redes sociais funcionam como uma medida para atrair clientes. Usando estratégias de awareness, as marcas criam a possibilidade de se aproximar de seus clientes para induzir a uma experiência de compra mais rápida. Por isso, ter uma segmentação assertiva, criar e manter um relacionamento próximo com o público, ajudam não só a desenvolver insights como otimizar o processo de compra.

Assim, para otimizar as possibilidades de compra do seu negócio na Black Friday, separamos 3 dicas que podem te ajudar. Continua lendo!

1. Priorize a experiência do cliente

Parece até redundância, mas quanto mais frizar, melhor. Em uma empresa, é mais do que importante estar atento à demanda do mercado.

Dessa forma, antes de mais nada, entenda quem é o seu cliente. Estude, analise, converse e aumente a sua chance de produzir insights mais assertivos. Assim, foque em proporcionar a ele a melhor experiência. Invista em um atendimento personalizado pelas redes sociais, nas lojas físicas e certifique-se de que seus funcionários estão alinhados à cultura da empresa. 

Na Black Friday, uma boa pedida é investir em algumas ações que promovam maior interatividade com seus potenciais clientes. No próximo tópico você verá alguns exemplos.

2. Invista na estratégia de Awareness

Awareness nada mais é do que a consciência que o público tem em relação à sua empresa, seus produtos ou serviços. A estratégia para gerar Awareness visa aumentar o número de pessoas familiarizadas com a sua marca, ou seja, fazer com que estes passem a identificá-la como referência no mercado frente aos seus concorrentes. Para isso, é bom começar estruturando algumas questões no seu negócio, como: 

  • Identidade Visual clara e marcante;
  • Desenvolva conteúdos específicos para a sua persona;
  • Esteja presente em diferentes canais;
  • Se atualize sobre as tendências de comunicação;
Fonte: Expo CIE Virtual


3. Seja o mais transparente possível

É muito comum no período de Black Friday que algumas empresas fazem falsas promessas. Preços pouco reduzidos, produtos fora de linha, campanhas com falha de comunicação, tudo isso promove desconfiança no consumidor. 

Seja verdadeiro não só naquilo que sua empresa está prometendo ao consumidor, como também entre na principal ideia do “movimento”. Anuncie ofertas cabíveis para o seu negócio, e que de fato faça os consumidores se sentirem beneficiados. 

Quer desenvolver mais o Marketing Digital da sua empresa? A ESPM Jr. tem o plano certo para te ajudar a alavancar o seu negócio. Acesse nosso site e entre em contato com a nossa equipe!

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.