Marketing ‘boca a boca’: Como e por que incentivar?

A estratégia que vai fazer a diferença no seu negócio!

Publicado em 21/07/2022

O marketing ‘boca a boca’ permite alavancar a divulgação de um produto e é a chave para o sucesso de um negócio. Sendo resultado de um conjunto de ações de marketing, grandes marcas ainda utilizam esse tipo de publicidade. Nesse artigo, você entenderá como aplicar essa estratégia na sua empresa e transformá-la em um empreendimento de sucesso!

Email Marketing
Fonte: NuvemShop

O que é o marketing boca a boca?

 

O marketing ‘boca a boca’ é a divulgação espontânea de uma marca por meio de comentários e recomendações feitos por clientes satisfeitos para outras pessoas, e funciona como uma divulgação grátis para a empresa. Ele também pode ser chamado de ‘buzz marketing’, termo popularizado pelo meio digital, no qual muitas vezes as marcas provocam propositalmente a repercussão de determinado assunto.

Por que incentivá-lo?

A inserção em grupos sociais é um instinto de sobrevivência realizado pelos nossos ancestrais para sua proteção e alimentação. Porém, até hoje sentimos essa necessidade de aceitação por nossas ‘tribos’, repetindo o comportamento da maioria ou dos que consideramos mais importantes e, assim, mudando nossas preferências. 

 

Dessa forma, à medida que tentamos nos encaixar nesse ‘padrão’, transferimos essas necessidades também para nosso consumo, comprando um bem a fim conquistar a aprovação do nosso ciclo de amigos. 

 

Por consequência, de acordo com o especialista em neuromarketing Martin Lindstrom, o ser humano tende a ouvir muito mais a opinião de conhecidos sobre determinado produto, do que à fala de especialistas em um grande comercial de TV, por exemplo. 

 

Além disso, quando estamos com nossos amigos, nos tornamos mais influenciáveis, porque pensamos de forma emocional. Ou seja, desligamos nossos filtros de aversão a publicidades convencionais. 

 

Martin Lindstrom, especialista em branding e marketing, expõe no último capítulo de seu livro, Brandwashed, o poder da influência das pessoas ao nosso redor nas nossas decisões de consumo. O autor traz também, a análise de um reality show criado por ele mesmo, Os Morgensons, no qual uma família perfeita se instala numa casa com 35 câmeras escondidas em uma área rica do Sul da Califórnia, e tem o objetivo de influenciar sua vizinhança e seus amigos trazendo bons comentários sobre as marcas preferidas de todos os seus produtos, de forma espontânea e sem que as pessoas notassem que era uma armação.

O resultado foi a compra de em média 3 novas marcas pelos amigos dos Morgensons (entre 10 usadas e recomendadas pela família), dado que comprova a eficiência do marketing boca a boca. 

Como incentivar o marketing boca a boca?

Você pode estimular seus clientes a divulgarem sua marca por meio de ações como:

Você pode estimular seus clientes a divulgarem sua marca por meio de ações como:

A criação de uma história com início, meio e fim, é fundamental na comunicação da sua marca com o público. A técnica funciona como um filme emocionante que nos envolve e mantém-se registrado na mente, criando um vínculo entre os personagens e o conteúdo vivido. Da mesma forma que um filme tem seu herói, as mensagens publicitárias também expõem seu produto como a fórmula mágica para a solução dos problemas criados dentro dela. Essa ação desenvolve laços entre os consumidores e a marca, além de estimular a reprodução do conto. 

A líder de Storytelling no mercado da publicidade é a Coca-Cola, empresa que conta em todos os comerciais uma história ligada à família e amor. Dessa forma, estabelecem um vínculo emocional com o consumidor, que respectivamente passará a oferecer a bebida nos momentos em grupo. 

Especial de Natal Coca-Cola
Fonte: meio&mensagem, dez/2021
  • Marketing viral:

Propagandas polêmicas não são desenvolvidas por acaso. Elas fazem parte de uma estratégia para a repercussão da mensagem e, consequentemente, da marca. Porém, elas devem ser usadas com cuidado para que possam ser revertidas e não prejudiquem a imagem da empresa.

 

Uma marca que soube aplicar essa estratégia foi a Calvin Klein, que em seus 54 anos de história, trouxe diversas propagandas polêmicas (como o uso da nudez e conotação sexual) e conquistou a fala do mundo inteiro!

Campanha Calvin Klein

Fonte: site uol, jan/2015

  • Bom relacionamento com o cliente:

Um atendimento excelente pode ser seu diferencial dentre as concorrentes, o mesmo estabelece um relacionamento de longo prazo com os compradores, que têm uma probabilidade maior de fazer bons comentários sobre seu negócio.

 

Como exemplo de relacionamento a longo prazo, temos a Apple, empresa de eletrônicos que causa filas quilométricas no lançamento de um produto, por simplesmente criar um laço de fidelidade com seus clientes, tornando seus produtos desejados por todos os integrantes de uma roda de amigos. A Apple é uma das marcas que mais cria o sentimento de “religião” e pertencimento de seus usuários.

Apple filas
Fonte: Meio Bit/ 2015
  • Ofereça brindes: 

Nada faz um consumidor mais feliz que a recompensa de um brinde no final da compra. Essa estratégia, além de ser de baixo custo, estimula o consumidor a comentar sobre a “surpresa” para seus amigos, gerando um diferencial no seu serviço e a escolha por ele. 

 

A rede de bebidas e lanches Starbucks, por exemplo, encanta seu público-alvo (jovens, principalmente) com as recompensas do cartão fidelidade, estimulando os amantes de Frappuccino a convidarem seus amigos a fim de completar o número de fichas. 

Nova loja da cafeteria Starbucks é inaugurada no Shopping Cidade
Fonte: Hoje Em Dia, fev/2022

Gostou dos benefícios do marketing ‘boca a boca’? Esta é apenas uma das muitas estratégias de marketing que podem ajudar o seu negócio! Aproveite e venha bater um papo conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.

Escanear o código