Skip links

Case de Sucesso ESPM Jr.: Conheça o Projeto Animal!

Em Janeiro de 2016 o Zoológico do Rio de Janeiro teve uma grande crise de imagem: foi interditado pelo Ibama por “não atender às exigências legais que visam a manutenção do bem-estar animal”. A partir disso, a reputação do Zoológico afundou e a visão de muitos consumidores era de que os animais do parque eram maltratados. 

Então, em 2017, o Grupo Cataratas, grupo gestor do RioZoo, procurou a ESPM Jr. com uma proposta em mente: enjaulamento reverso. Isto é, os visitantes ficariam enjaulados e os animais soltos pelo parque. Na época, a referência era o Zoológico do Chile, que possuía essa proposta e recebia uma ótima resposta do público. Porém, o questionamento era claro: a proposta também seria bem vista no Rio de Janeiro?

animal
Zoológico de Santiago: O enjaulamento reverso faz sentido para os cariocas? 
Fonte: G1

Então surge o Projeto Animal

O principal objetivo do Projeto Animal era verificar a percepção dos clientes do RioZoo sobre a ideia do enjaulamento reverso. Será que a ideia fazia sentido para o público carioca assim como fazia  para outros públicos ao redor do mundo? E ainda, será que a proposta faria com que a imagem do Zoológico do Rio mudasse?

Nossos consultores e gerentes então se reuniram para tentar descobrir qual seria o melhor plano da ESPM Jr. para o cliente, buscando atender na totalidade as suas demandas para que pudéssemos resolver a questão e alavancar o RioZoo através do Projeto Animal! 

As etapas do Projeto

Pensando nisso, nossos membros estudaram profundamente para o Projeto Animal, e entenderam que era necessário um Estudo de Mercado, para entender possíveis alternativas ao modelo, sendo utilizadas ferramentas como Análise da Concorrência e Benchmarking. Além disso, foram desenvolvidas duas pesquisas: Uma Pesquisa Quantitativa e uma Pesquisa de Cliente Oculto.  

Como clientes ocultos, os membros realizaram eles mesmos a Jornada do Consumidor para o Zoológico do Rio e, através de um olhar crítico, entenderam quais eram os pontos de melhoria ao longo da jornada, identificando os motivos pelos quais os visitantes possuíam essa perspectiva ruim do parque.

Além disso, a aplicação presencial da pesquisa quantitativa queria entender o grau de negatividade da percepção atual dos consumidores sobre o parque e se a estratégia de desenvolver o enjaulamento reverso poderia alterar essa percepção, buscando associar a ideia de bem estar animal ao Parque.

Resultado Animal!

Após a aplicação, os dados coletados na pesquisa para o Projeto Animal foram analisados e foi identificada uma expressiva aceitação da proposta de enjaulamento reverso. Além disso, a ESPM Jr. também levantou dados de outros Zoológicos que possuíam uma proposta semelhante à trazida pelos clientes. Então, foram traçados direcionamentos estratégicos para aplicar a nova proposta. 

animal
BioParque do Rio: O resultado do Projeto Animal
Fonte: Diário do Rio

Os clientes ficaram extremamente satisfeitos com o resultado obtido no Projeto! Com os insumos trazidos, o RioZoo se reestruturou e atualmente é chamado de BioParque. A proposta tem sido amplamente aceita pelos consumidores, sendo baseada em um posicionamento bem estruturado e contemporâneo. Semana passada (18/03) o BioParque do Rio comemorou um ano desde sua reabertura, e estamos felizes de ver que a ESPM Jr. e o Projeto Animal puderam ser parte desse sucesso!

Assim como o Projeto Animal, se torne um Case de Sucesso da ESPM Jr.

Gostou do projeto? Existem muitos outros cases que se tornaram sucesso na ESPM Jr. Aqui na empresa os clientes são tratados de forma especial e exclusiva, como merecem. Afinal, todos que compõem a ESPM Jr. são alunos muito interessados em aprender e oferecer o melhor sempre.

Tire seus sonhos do papel e se torne um case de sucesso da ESPM Jr.! Agende um papo conosco.