Skip links

Clientes no Instagram: 5 truques para atrair consumidores

Atrair “leads” e convertê-los para clientes é um dos maiores desafios do mundo dos negócios. Segundo uma pesquisa da Social Commerce, realizada pela All iN/Social Miner cerca de 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar e para decidir o melhor produto/serviço para suprir a sua necessidade. Com isso, conseguir clientes no Instagram nunca fez tanto sentido!

Clientes no Instagram
Fonte: Exame

Além do Instagram possuir diversas ferramentas de produção de conteúdo, é uma forma excepcional de fidelizar e criar um relacionamento com os seus consumidores. Mas você está aqui para descobrir alguns truques para conseguir clientes, pega o caderno e anota TUDO!

1. Utilize Hashtags

Muitos dizem que “hashtags” não funcionam, mas isso é um equivoco, quando utilizadas corretamente podem trazer muitos frutos para o Instagram. Primeiramente, é essencial alinhar as “hashtags” com o segmento do seu negócio, como na ESPM Jr., utilizamos #consultoriademarketing ou #empresajúnior. Além disso, de modo a criar uma personalização, monte uma específica para o seu negócio como #espmjrmelhorandonegócios.

Depois, certifique-se de colocar uma “hashtag” com a localização do seu empreendimento, assim aumentando as oportunidades de mais usuários acharem o seu empreendimento.

2. Mensagens no Direct garante clientes no Instagram

É a melhor forma de contato direto na rede social e conquistar diariamente esses usuários. No chat, você pode mandar promoções, descontos, utilizar CTA’s para o site ou para uma Landing Page. Assim, possivelmente você aumentará os acessos nas páginas e maior aderências nas promoções e ofertas do negócio.

Além disso, ative as mensagens automáticas no seu perfil. Possibilitando respostas rápidas aos consumidores e atendimento personalizado. Confira abaixo como implementar a estratégia.

Clientes no Instagram
Fonte: Postgran

3. Marketing de influência

O Instagram é considerado líder em conversões pela indicação de influenciadores. Cada vez mais os consumidores precisam e demandam a opinião e resenhas dos digitais influencers, de modo a aumentar a confiabilidade no produto e garantir um status social, por utilizar um produto/serviço de “famosos”.

A economia dos influenciadores digitais | Terraço Econômico

Sendo assim, é fundamental a escolha de influenciadores para divulgar o seu negócio. Para los escolher, é essencial entender as personas que esse subcelebridade conversa nas redes sociais. É importante relatar que utilizando essa estratégia, possivelmente você com o auxílio deles, você vai amplificar o público potencial e aumentam o ROI de marketing.

4. Poste sempre para ter clientes no Instagram

O marketing de conteúdo é essencial para conversar com as personas do seu negócio e encaminhar aquele leads através do funil de vendas. Entretanto, mais importante que frequência é a qualidade dos conteúdos, então se a rotina está corrida, opte por poucas postagens, mas que sejam significativas para o seu negócio.

No momento de produzir os conteúdos, reflita:

  1. O meu conteúdo traz valor ao meu negócio?
  2. Consigo trazer novidades do meu setor para os leads?
  3. Meus conteúdos mostram que o meu negócio pode suprir necessidades?
  4. Consigo mostrar meus diferenciais competitivos?

Uma dica super importante, muitos empreendedores não sabem o horário ideal para postar. Assim, uma sugestão é utilizar os insights do Instagram para visualizar os horários com usuários mais ativos. Conforma a imagem abaixo:

Clientes no Instagram
Fonte: O melhor do Marketing

5. Invista em perfil comercial

Ative o perfil comercial na sua conta, assim você conseguirá visualizar as métricas da sua conta, possibilitando um mapeamento de forças e fraquezas na sua rede social, ajudando na tomada de decisão. Além disso, a ferramenta disponibiliza o perfil dos seus seguidores (gênero, idade, localização, etc), facilitando o entendimento se o perfil está atingindo o público-alvo.

Ademais, com o perfil comercial é possível promover as suas publicações, aumentando o alcance de público e reconhecimento de marca. Por fim, siga o passo a passo abaixo para ativar:

Clientes no Instagram
Fonte: Postgram

Ainda tem dúvidas de como implementar essas estratégias? A ESPM Jr. possui o plano de marketing digital, nossa solução mais demandada e eficiente, que ajudou milhares de empreendedores pelo Brasil. Conseguiram aumentarem os seus clientes e se posicionaram com eficiência no meio online. Saiba mais aqui!