Skip links

Como fazer conteúdos estratégicos para as redes sociais?

As redes sociais são ferramentas de extremo potencial para o marketing de qualquer negócio. E para fazer um bom uso delas é fundamental ter um planejamento traçado de forma estratégica. Confere aqui como produzir conteúdos estratégicos para a sua rede social!

Localize quem é seu público 

Saber quem é seu público é um dos primeiros passos de qualquer negócio. E essa lógica segue para a produção de conteúdo nas redes. A forma que a sua rede vai se comunicar, de forma mais jovem e informal, com gírias, ou formal e mais adulta, vai depender do seu público e como ele se comunica.

Conteúdos estratégicos

Além disso, onde comunicar, é importante que sua comunicação esteja mais presente na rede em que sua persona está. Logo, se seu público está mais presente no TikTok ou no Instagram é interessante focar a produção de conteúdo nessas redes, mas sem abandonar as outras, que ainda façam sentido!

Estabeleça um objetivo para conteúdos estratégicos

Para ajudar a traçar a estratégia, é importante definir objetivos que se quer ter com as respectivas ações. Portanto, esses objetivos podem ser por exemplo:

  • Aumentar percepção da marca
  • Mostrar algum posicionamento
  • Levar pessoas ao site

Sendo assim, podemos ver por exemplo na campanha abaixo:

A campanha da Natura dos dias dos pais de 2021 é feita com o objetivo de reforçar seu posicionamento sobre uma causa.  Durante toda a peça não é mostrado nenhum produto da empresa, sendo feita com o objetivo de mostrar como a Natura percebe e se posiciona quanto ao movimento LGBTQIA + e sua presença no Dia dos Pais. Logo, esse foi o objetivo dessa campanha.

Acompanhe os resultados dos conteúdos estratégicos

Após ter realizado seus post, campanhas ou qualquer ação é necessário metrificar o que deu certo e o que não deu. Nesse momento é importante a partir das métricas medir quais postagens deram certo e foram mais bem sucedidas entre o seu público, tendo em mente o objetivo que a mesma teve. E a partir disso ir cada vez lapidando mais seu conteúdo. 

Conteúdos estratégicos

Dica da Júnior!

Estratégia não é estática

A sociedade está sempre mudando, e assim, as estratégias de comunicação precisam mudar juntos, para isso é importante sempre estar ligado no seu público e como ele está se comportando, para assim, ajustar sua estratégia ao momento.