Skip links

Como iniciar no mundo do empreendedorismo

O número de pessoas com planos de abrir seu próprio negócio ou que sonham com essa possibilidade está crescendo exponencialmente. Entretanto, esses planos sempre precisam de um pontapé inicial, e a grande maioria das pessoas desiste por não ter ideia de como começar.

Nesse panorama, a fim de guiar você, empreendedor, a desencadear seu projeto, nós da ESPM Jr. pontuamos maneiras incríveis de como resolver essa problemática tão presente:

1. Estipule um plano de negócio

person working on blue and white paper on board

O plano de negócio deve ter o objetivo de descobrir seu público-alvo e estudar a área fundamental para realizar seu empreendimento. Dessa forma, o direcionamento é feito de forma correta e o empreendedor não corre o risco de estar focando em um público que acabará não sendo tão rentável quanto o ideal.

2. Esteja presente nas redes sociais.

person using black iPad

Esse ponto é imprescindível, pois todo negócio precisa ser notado e a melhor maneira consegui-lo, é utilizando o meio digital. Com isso, avalie qual rede social operar, de acordo com o público predominante e as suas postagens frente a cada rede social.

3. Fique por dentro das atualizações

É essencial estar ciente das atualizações recorrentes do mercado no qual o seu negócio está inserido, por meio de eventos como: palestras, e-books, encontros com outros profissionais da área e jornais. A miopia pode ser fatal para um negócio e tudo que estiver a mão deve ser utilizado para evitar a defasagem no meio.

4. Planeje seu tempo para conseguir resolver todos os problemas.

black marker on notebook

Uma dica é ter uma própria agenda ou planner, pois facilitam visualizar as tarefas da semana e diárias, a fim de não deixar passar despercebido as funções necessárias a serem cumpridas. Desse modo, tudo que deve ser feito passa a se tornar visível e a chance de deixar algo passar despercebido torna-se mínima.

5. Faça cursos para se capacitar

No cenário atual com a competitividade crescendo exponencialmente, quanto maior sua formação, maior será sua chance de causar impacto no mercado. A melhor parte é que hoje não é mais necessário investir uma quantidade imensa de tempo em cursos presenciais com horas fixas, visto que há a possibilidade de realizá-los em diversos sites confiáveis com cursos onlines qualificados, como FGV online e edx.org.

6. Estude a oportunidade de contratar uma consultoria qualificada na área em questão.

two men in suit sitting on sofa

Uma consultoria é a melhor maneira para guiar e traçar caminhos para o sucesso do empreendedor ao iniciar um negócio. Com o auxílio de uma consultoria, você verá seu projeto com maior clareza e, ao final, terá tudo em mãos para aplicar com eficácia o que lhe foi passado.

Leave a comment

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.