Como o uso do storytelling pode impactar o seu negócio

Tendo em vista que está cada vez mais difícil implementar um empreendimento de sucesso no mercado brasileiro, se vê necessário a aplicação de novas habilidades para se diferenciar frente aos seus concorrentes.

Durante o texto, falaremos sobre uma técnica denominada storytelling. Utilizada por grandes empresas, a fim de cativar o seu público e conquistar uma memória positiva através de experiências.

Em primeira instância, definiremos o significado da palavra “storytelling”. A palavra, no marketing, tem como significado a ação de criar uma narrativa que será contada em um canal de comunicação, como forma de agregar valor para uma marca, produto ou serviço.

Case de Sucesso: Apple

Um exemplo conhecido e valorizado dessa prática é a forma como Steve Jobs potencializou a marca Apple, alinhando o seu objetivo no mercado com a mensagem que desejava passar aos seus consumidores.

Através do storytelling, o empresário conseguiu convencer os clientes que o seu produto era revolucionário para o mercado, não só no sentido tecnológico, mas também no sentido de criar uma nova maneira de consumo.

Steve Jobs: Storytelling na Apple

Três pontos chaves para construir um eficiente storytelling

  • Propósito

É essencial que o seu negócio esteja alinhado com a mensagem que você está transmitindo. Sendo assim, é necessário definir a função do seu empreendimento no mercado e como ele quer ser visto por seus consumidores.

A base de toda boa narrativa, é a sua essência. Sabendo disso, é importante reconhecer de onde surgiu a ideia do seu negócio até as metas futuras.

É importante mencionar que todo storytelling se baseia em um público alvo, a fim de que sua mensagem realmente tenha um impacto considerável nos seus resultados. Com isso, deve-se apurar primeiramente o seu público, podendo ser feito através de pesquisas de mercado.

  • Missão

A missão é definida como uma meta que o seu negócio deseja alcançar em um período de tempo. É utilizada como base para definir como, quando e onde a sua narrativa terá mais impacto.

  • Valores

Por fim, outro elemento importante na hora de colocar essa ferramenta em prática é a inclusão dos valores da empresa.

A narrativa deve incluir a personalidade da empresa, trazendo a cultura interna para o ambiente externo, como forma de aproximar mais o público do seu negócio, gerando gatilhos mentais na mente do consumidor.

Portanto é de suma importância organizar esses três pontos acima antes de colocar a ferramenta do storytelling em prática. Sendo necessário também, se atentar ao público-alvo e aos canais definidos para divulgar essa narrativa. 


Realizando essa estratégia, possivelmente o seu negócio conseguirá se destacar frente aos seus concorrentes e fidelizar cada vez mais clientes.

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.