Skip links

Como o uso do storytelling pode impactar o seu negócio

Tendo em vista que está cada vez mais difícil implementar um empreendimento de sucesso no mercado brasileiro, se vê necessário a aplicação de novas habilidades para se diferenciar frente aos seus concorrentes.

Durante o texto, falaremos sobre uma técnica denominada storytelling. Utilizada por grandes empresas, a fim de cativar o seu público e conquistar uma memória positiva através de experiências.

Em primeira instância, definiremos o significado da palavra “storytelling”. A palavra, no marketing, tem como significado a ação de criar uma narrativa que será contada em um canal de comunicação, como forma de agregar valor para uma marca, produto ou serviço.

Case de Sucesso: Apple

Um exemplo conhecido e valorizado dessa prática é a forma como Steve Jobs potencializou a marca Apple, alinhando o seu objetivo no mercado com a mensagem que desejava passar aos seus consumidores.

Através do storytelling, o empresário conseguiu convencer os clientes que o seu produto era revolucionário para o mercado, não só no sentido tecnológico, mas também no sentido de criar uma nova maneira de consumo.

Steve Jobs: Storytelling na Apple

Três pontos chaves para construir um eficiente storytelling

  • Propósito

É essencial que o seu negócio esteja alinhado com a mensagem que você está transmitindo. Sendo assim, é necessário definir a função do seu empreendimento no mercado e como ele quer ser visto por seus consumidores.

A base de toda boa narrativa, é a sua essência. Sabendo disso, é importante reconhecer de onde surgiu a ideia do seu negócio até as metas futuras.

É importante mencionar que todo storytelling se baseia em um público alvo, a fim de que sua mensagem realmente tenha um impacto considerável nos seus resultados. Com isso, deve-se apurar primeiramente o seu público, podendo ser feito através de pesquisas de mercado.

  • Missão

A missão é definida como uma meta que o seu negócio deseja alcançar em um período de tempo. É utilizada como base para definir como, quando e onde a sua narrativa terá mais impacto.

  • Valores

Por fim, outro elemento importante na hora de colocar essa ferramenta em prática é a inclusão dos valores da empresa.

A narrativa deve incluir a personalidade da empresa, trazendo a cultura interna para o ambiente externo, como forma de aproximar mais o público do seu negócio, gerando gatilhos mentais na mente do consumidor.

Portanto é de suma importância organizar esses três pontos acima antes de colocar a ferramenta do storytelling em prática. Sendo necessário também, se atentar ao público-alvo e aos canais definidos para divulgar essa narrativa. 


Realizando essa estratégia, possivelmente o seu negócio conseguirá se destacar frente aos seus concorrentes e fidelizar cada vez mais clientes.

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.