Skip links

Comunicação Mercadológica: Conheça 5 formas de aplicá-la!

A comunicação mercadológica tem o intuito de fazer com que marcas vendam seus produtos ou serviços a partir da divulgação delas. Empresas de pequeno, médio e grande porte a utilizam, e nesse artigo você vai conhecer quais são essas ferramentas e como elas são aplicadas!

O que é comunicação mercadológica?

A comunicação mercadológica, ou comunicação de marketing, é a comunicação que uma marca faz com o objetivo de divulgar produtos e serviços de uma empresa. Ela faz parte do composto de comunicação de uma empresa. Comunicação interna, institucional e mercadológica fazem parte desse plano de comunicação.

Assim, cada um desses possui uma função específica, no caso da mercadológica, o público-alvo são os consumidores, o target daquela marca. O tom de voz utilizado também é mais persuasivo, com intuito de conquistar aquele público, suprindo seus desejos e necessidades.

Comunicação mercadológica
Fonte: Do Lado da Comunicação

Quais são as formas de aplicar a comunicação mercadológica?

Existem diversas formas da comunicação mercadológica ser executada. Agora você vai conhecer 5 delas!

Eventos

É quando ocorre a execução de eventos para lançamentos ou divulgação de novos produtos ou serviços. O objetivo é vender com viés mais comercial, havendo interação e proporcionando uma experiência.

Quase anualmente a Apple lança um novo produto. Para cada um deles é feito um evento de lançamento que é extremamente divulgado na mídia. O público espera ansiosamente por ele a fim de descobrir as novidades da marca. Ou seja, percebe-se como os eventos são uma ferramenta da comunicação mercadológica.

O evento é “o momento em que a marca convida o consumidor para sair” – Karlan Muniz.

Promoção de vendas

Sendo uma das ferramentas mais comuns, as promoções atuam com foto 100% nas vendas. Ocorre temporariamente, com o intuito de gerar um gatilho de necessidade de compra no consumidor.

Deve-se ter atenção ao período que a promoção fica no ar, assim como no valor investido e que se pretende ter de lucro. Esses valores são esforços físicos, custos precificados e também do valor que o consumidor terá antes e depois da execução.

Promoção de vendas – comunicação mercadológica
Fonte: SindiVarejista

Quando a sua loja favorita faz uma “queima de estoque”, pondo os preços abaixo do valor comum, é uma promoção de vendas! Outros exemplos são: sorteios, concursos, raspadinhas, descontos no preço, brindes e muito mais.

Propaganda

É uma aplicação da comunicação mercadológica que envolve a propagação de mensagens com viés comercial, político ou ideológico.

Essa disseminação de ideias ocorre de diversas maneiras, como nos cinemas, nas revistas e jornais, na televisão e nas mídias exteriores, como outdoors, busdoor, mobiliário urbano, entre outros.

Marketing direto

O marketing direto, por sua vez, utiliza um ou mais meios de comunicação para falar diretamente com o cliente. Assim, ele ajuda a elevar a conexão e relacionamento com o cliente, de forma que a fidelização do mesmo venha a se tornar realidade.

Comunicação mercadológica – marketing direto
Fonte: Neil Patel

Alguns exemplos do marketing direto é o e-mail marketing, mala direta (folhetos informativos), telemarketing, newsletter e muitas outras.

Publicidade digital

A publicidade atua de forma semelhante à propaganda. No caso da publicidade digital, essa semelhança é vista no meio online – nas mídias.

Nesse sentido, a promoção de produtos e serviços é feita de forma mais personalizada e segmentada. Isso acontece porque a empresa consegue ter mais controle de quem está recebendo essas informações, tornando-as mais eficientes.;

Os influenciadores digitais, quando fazem divulgação de uma marca e escrevem “#publi “ads #publicidade”, estão pondo em prática essa ferramenta. Essa prática também é aplicada em blogs, redes sociais, banners, email marketing, entre outros.

Aplique essas ferramentas da comunicação mercadológica!

Você já investe no marketing de sua empresa? A comunicação mercadológica é fundamental e a ESPM Jr. analisa essa e muitas outras que podem alavancar o seu negócio. Não perca tempo, entre em contato conosco, a empresa júnior mais conceituada com foco em marketing do Rio de Janeiro.