Skip links

Copa do Mundo 2022: Os principais efeitos no marketing

Dia 20 de novembro começa a tão esperada Copa do Mundo. A competição que de 4 em 4 anos promete trazer os olhos de mais de 3 bilhões de pessoas. Sabendo disso, esse fenômeno tem de fato grandes vantagens para o marketing de um modo geral, uma vez que gera um engajamento maior do que em situações comuns. 

     Poster Copa Do Mundo 2022
    Fonte: Fifa

                              

                                             

Como assim um engajamento maior na Copa do Mundo?

De acordo com a pesquisa Pulso Copa, 65% dos brasileiros já estão consumindo notícias sobre a competição. Isso significa que o brasileiro já se encontra conectado com a Copa. Esse é um momento estratégico para marcas impulsionarem vendas durante o evento.

O ano de 2022 poderia ser considerado um ano atípico de Copa do Mundo. Isso porque existem diversos fatores influentes nos hábitos de consumo. Uma delas é o fato de estarmos vivendo em um contexto onde esses hábitos foram influenciados por um período pós pandêmico. Essa realidade faz com que o evento soe, para muitos, como uma volta à vida normal de socialização. Isso gera, consequentemente, uma felicidade e animação maior ainda do que o normal. 

Além disso, esse ano as datas bateram diretamente com o fenômeno de Black Friday, algo que promete gerar um boom na demanda e na procura por produtos por eletrodomésticos e temáticos para torcedores. 

Tendências do comportamento do consumidor durante a Copa 2022

Durante essa época de competições, é importante entender como o consumidor age e pensa, visando escolher a melhor forma para tirar vantagens estratégicas no mercado. 

Dito isso, o Google fez uma pesquisa buscando entender como o brasileiro se prepara para a Copa. Foi tirada como conclusão que existem três momentos de maior consumo. São eles: 

  • Preparando a casa: O momento onde as pessoas estão procurando por eletrodomésticos, como a televisão para ter uma qualidade ao assistir os jogos.
  • Entrando no clima: Quando a decoração da casa já começa a ser procurada e o espírito esportivo e brasileiro entra em cena! Camisas da seleção, acessórios e bandeiras do Brasil  são muito procuradas.
  • Celebrando: Condiz ao momento de comemoração, ou seja, comidas e bebidas tem grande demanda.

Como as empresas tiram vantagens desses efeitos da Copa do Mundo?

As marcas aproveitam que as intenções de compra amplificam durante a copa e, assim, criam diversos tipos de estratégias. Algumas delas são o marketing digital e promoções especiais envolvendo sorteio de viagem e itens colecionáveis. Além disso, avaliam o momento ideal para aplicar suas estratégias.

A Claro pode ser considerada um grande exemplo de marketing promocional já em 2022. A empresa montou a “Tá na Claro Tá na Copa”, uma promoção onde cada produto significa um número da sorte. Assim, depois de um sorteio, o número vencedor ganha um par de ingressos para  um jogo do Brasil na Copa do Mundo FIFA Catar 2022.

  Promoção Tá na Claro Ta Na Copa
     Fonte: Claro 

Uma estratégia como essa é muito comum durante esse período. Seu principal objetivo é promover as vendas e levar o nome da marca para a boca do público.

O McDonald ‘s também soube aproveitar bastante o “boom” da Copa do Mundo. O restaurante foi criativo e lançou a campanha “Seleções do Méqui”. Nela, foram criados hambúrgueres com sabores temáticos para as seleções do evento, contando com: McAlemanha, McEUA, McBrasil e entre outros. 

Os hambúrgueres são vendidos em dias específicos da semana, para que o público queira comprar diariamente, saboreando todas as opções da promoção. Esta tática, além de trazer mais visibilidade para o McDonald’s, também cria uma fidelidade com o consumidor.

          Seleções do Méqui
           Fonte: McDonald’s

      

       

Além disso, o marketing digital na era da informação é algo que não pode faltar para alavancar as vendas durante a Copa do Mundo. “Vestir a camisa” do Brasil no seu negócio é essencial para se destacar. Nesse sentido, a comunicação nas redes sobre conteúdos do evento –  sempre relacionando com seus produtos – costuma chamar muita atenção e trazer muitos novos clientes.

                  Marketing Digital na Copa Do Mundo
Fonte: Blog Trakto

Você já começou a pensar em como aproveitar os efeitos da Copa do Mundo para criar estratégias de marketing para o seu negócio? Para isso, entre em contato conosco, somos a ESPM Jr., a empresa júnior mais conceituada em marketing do Rio de Janeiro.