Skip links

COVID-19 (Coronavírus): Como investir em Marketing Digital?

Saiba por que investir nesse universo digital e qual caminho seguir

Há praticamente um mês o Coronavírus mudou completamente nossos planoscotidianos e rumos. Do isolamento social à bolsas de valores despencando no mundo todo, nossas realidades foram colocadas em teste por um contexto que nenhum de nós imaginava.

Como é de se imaginar, se você faz parte do mundo empreendedor será afetado de alguma forma por essa crise. E certamente teremos transformações digitais profundas, tanto para empresas já consolidadas nesse universo quanto para aquelas que começarão a investir agora.

Para tornar o entendimento dessa transformação digital mais claro, o site do Neil Patel, um dos maiores influenciadores do marketing digital, apresentou dados sobre crescimento e decrescimento do tráfego por área de negócios em tempos de COVID-19.

Legenda: Gráfico Neil Patel

Mas se o tráfego está em declínio no meu setor, por que eu deveria investir nisso?

Primeiramente, precisamos entender que em momentos de crise é essencial pensarmos a longo prazo. Com a crise do COVID-19, o consumo de internet se mostrou ganhando muita força em pouco tempo, o tráfego de internet aumentou em média 40% no Brasil.

O seu setor pode não estar em alta agora, mas estamos em um cenário de constante mudança. Não sabemos o que irá acontecer e, nesse momento, construir uma memória positiva da sua marca na mente do consumidor pode te trazer benefícios no futuro, quando for a hora da tomada de decisão de compra.

Com a dificuldade de empresas se fazerem presentes na prática ou fisicamente, um ponto se torna indiscutível: se antes o marketing digital era diferencial, agora é questão de sobrevivência

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 5 dicas de como melhorar ou começar suas estratégias no marketing digital em tempos de pandemia. Confira!

1. Utilize redes sociais para marcar presença

Como falamos anteriormente, estar presente no meio digital é muito importante para se manter vivo na memória do consumidor.

É claro que que nem sempre a marca que vem à mente do consumidor facilmente (marca top of mind), é a líder de mercado. Mas, no geral, é difícil negar que essa relação existe. 

Isso acontece porque normalmente, essas marcas que vem primeiro à mente do consumidor são marcas conhecidas como referências. Por isso, mesmo quando essa marca não é escolhida na hora da compra, ela é almejada pela maioria. 

Por isso, invista em consistência de divulgação. Se você fizer parte do dia a dia dos consumidores, é mais fácil de se tornar conhecido e referência.

2. Conheça seu público e reforce um posicionamento no meio digital

Em um mercado cada dia mais competitivo, é importante destacar seu posicionamento para que não seja taxada como “apenas mais uma” marca

Por isso, se destacar como única e investir em diferentes estratégias para o público compreender sua identidade se mostra extremamente válido para conquistar uma fidelidade.

É essencial, entretanto, que a estratégia de posicionamento esteja alinhada com os valores que seu público compactua. 

Para que esse alinhamento aconteça e contribua positivamente na identificação do seu público com sua marca, é necessário que você defina sua persona e a conheça a fundo

Algumas formas de definir esse público são: realizando estudos de mercado, pesquisas de mercado ou no caso de negócios já existentes, estudando a fundo o perfil, interesses e desejos dos seus clientes.

3. Invista no Marketing de Conteúdo e mostre-se como referência

A empresa global de marketing, Rock Content, define marketing de conteúdo como: “uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim, gerar mais negócios”.

Essa estratégia se mostra ainda mais interessante nesse momento de pandemia, já que uma pesquisa da MindMiners mostrou que desde a primeira semana de quarentena, 83% dos entrevistados disseram ter “aumentado consideravelmente” a frequência do seu consumo de informações online.

A ideia aqui é manter seus possíveis clientes engajados no seu trabalho, produzindo conteúdos sobre os interesses das suas personas e os principais produtos/serviços da sua empresa. Assim, você constrói uma relação de confiança e se mostra autoridade no assunto. 

4. Esteja presente no Google Meu Negócio

Google Meu Negócio possibilita que você gerencie sua presença no Google, tanto na pesquisa quanto no Maps. Além disso, garante que as pessoas tenham acesso a suas informações cadastradas – como horário de funcionamento, site, endereço físico e outros. 

Nesse momento de pandemia, a ferramenta disponibilizou a opção de cadastrar informações específicas de agora, por isso, é interessante também para alinhar com o público as mudanças adotadas na sua empresa.

Além disso, o Google destaca que as empresas que possuem suas informações no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.

5. Invista no e-commerce

Nielsen, empresa global de informação, dados e medição, observou no mês de março um crescimento no número de novos consumidores do e-commerce brasileiro.

Com isso, se sua empresa é capaz de se adaptar para o ambiente de vendas online, mostra-se fundamental neste momento traçar uma estratégia para esse canal, de forma que aproveite as oportunidades no contexto atual. Assim, a empresa continuará vendendo e evitará ficar com o estoque parado por muito tempo.

uso de cupons de descontos pode ser uma estratégia interessante para esse momento, pois os consumidores estão ativos e pode ser que esteja faltando só um empurrãozinho para a decisão de compra ser tomada.

Vale ressaltar também, que utilizar ferramentas de contato mais diretas (menos burocráticas) e próximas do consumidor como o Whatsapp Business pode trazer ótimos resultados nesse momento. Essa estratégia traz uma proximidade entre marca e consumidor, fazendo-o se sentir especial.

Conclusão

Agora que chegamos ao fim desse artigo, você já possui as informações necessárias para saber por onde começar. Não esqueça que o momento de se mexer para começar suas estratégias no meio digital é agora. 

Estamos vivendo uma época de mudanças constantes, não fique para trás logo no momento de crise. 

Espero que tenha ajudado bastante! 

Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários e responderemos prontamente.

Leave a comment

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.