Skip links

Demanda reprimida: Os efeitos no marketing dos eventos

Demanda reprimida é quando o consumidor deseja adquirir ou usufruir de um produto ou serviço, porém algo o impede.

Mas você sabe quais estão sendo seus efeitos no marketing dos eventos e festivais brasileiro? Você vai descobrir agora!

Quase 2 anos de espera!

A pandemia do coronavírus impediu eventos e festivais de acontecerem normalmente no Brasil por quase 2 anos. 

Esse fator gerou uma demanda reprimida com inúmeras consequências para o marketing. Em suma, resultaram em muitas consequências positivas. Prova disso é uma pesquisa do IBGE, que afirma que o consumo das famílias aumentou 0,9% no terceiro trimestre de 2021. 

Efeitos da demanda reprimida
Fonte: Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo

Nesse sentido, inúmeros setores foram afetados. No caso dos eventos, eles passaram por um período de consequências horríveis. Porém, desde meados de 2021 essa situação foi sendo revertida, tendo até mesmo um excesso de demanda.

Marketing para festivais

Nesse viés, o Rock in Rio apostou no marketing de nostalgia. Um dos comerciais para a televisão criados pela marca foi mostrando os anos anteriores do festival e com a marcante frase “Dia do reencontro”. 

Provando a eficiência da campanha e o efeito no público, o Rock in Rio vendeu 200 mil ingressos antecipados. Esses ingressos, apesar de caros, foram vendidos em tempo recorde e sem todos os artistas confirmados. Ou seja, essa demanda fez com que o consumidor ansiasse pela experiência que é viver o  Rock in Rio!

Rock in Rio e a demanda reprimida
Fonte: UOL

Festas também são atingidas com a grande demanda reprimida

Eventos como festas de casamento, aniversários de 15 anos ou somente churrascos em família fazem falta. Lucas Giacomolli, vice-presidente da Opus Entretenimento, que administra o teatro Bradesco em São Paulo e outras nove casas pelo Brasil, cita: “Brinquei que vai faltar dia, mas essa é a nossa sensação… já temos programação para 2023”.

Cada dia mais pessoas querem aproveitar o momento “pós-pandemia”. Com eventos liberados e até mesmo o uso de máscaras não sendo obrigatório, as equipes de marketing investem nas mais diferentes divulgações de seus produtos!

Aproveite a tendência devido a demanda deprimida!

Você já tinha percebido essa tendência no mercado? A ESPM Jr. analisa essa e muitas outras que podem alavancar o seu negócio. Não perca tempo, entre em contato conosco, a empresa júnior mais conceituada com foco em marketing do Rio de Janeiro.