Skip links

Diversidade e Inclusão: Descubra marcas atuais e plurais

Diversidade e inclusão são conceitos extremamente presentes na sociedade do século XXI. Não somente saber da importância mas também fazer com que sua empresa faça parte dessa realidade diversa é fundamental. Conheça agora empresas que causam impacto e transformam vidas através da diversidade e inclusão!

1. MagaLu e a diversidade e inclusão de membros minoritários

Reconhecida pela sua influenciadora digital que se assemelha à uma humana, a Magazine Luiza é uma marca que sempre optou pela comunicação pautada na diferenciação positiva. Prova disso é que a empresa abriu uma edição para seu processo seletivo de Trainees somente para pessoas negras.

Um censo realizado em 2021 comprovou que mais da metade dos colaboradores da empresa se consideram pardos ou negros. Desses, mais de 40% ocupam cargos de liderança.

A MagaLu, em sua iniciativa de optar por diversidade e inclusão em seu time, sofreu muitos ataques nas redes sociais. A parte positiva, mais uma vez, é que a marca seguiu firme em seu posicionamento, dando preferência para a minoria.

Diversidade e inclusão no mercado plural
Fonte: DDs

2. Natura também aposta nessa realidade atual e plural

Desde treinamentos em Libras até berçários para que os pais e mães possam deixar seus filhos de até 3 anos, a Natura busca ser uma empresa que prioriza a diversidade e a inclusão.

Quando o assunto são mulheres na empresa, percebe-se que mais da metade ocupa cargos de liderança e que mais de 60% da empresa é composta por elas!

Além disso, pessoas com alguma deficiência também têm voz na Natura. De ação em ação a marca visa incluir cada vez mais minorias. Essas iniciativas fazem com que a Natura se sobressaia às demais empresas da atualidade.

3. Ifood prioriza a diversidade e inclusão

O posicionamento que visa a diversidade e inclusão na empresa começou em 2017. 

Além de grupos que discutiram pautas LGBTQIA+ e femininas, a empresa criou um Índice de Segurança Psicológica para seus membros. O intuito era entender o grau de bem-estar de cada um dos colaboradores.

A FoodTech tem a ambição de elevar cada vez mais o percentual de inclusão e diversidade. Prova disso são os grandes números que têm como meta atingir até 2023, priorizando mulheres e a comunidade negra.

Diversidade e inclusão: a realidade de empresas plurais
Fonte: Quickin

4. Itaú também tem um foco de inclusão

Diversas ações mostram que o Itaú tem a diversidade e a inclusão como prioridade!

A empresa criou o programa “Sou como sou” a fim de promover tanto conversas como procedimentos internos que colocassem em pauta a inclusão. Nesses debates o que mais se comenta é em relação a comunicada LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Ademais, o Itaú possui um site chamado “Itaú Social”. O mesmo tem o intuito de elevar o poder da educação, sendo um polo de conhecimento para os internautas.

Incrível, não é mesmo? A comunicação estratégica dessas marcas tem como foco também os âmbitos sociais.

Mas e você, quer saber qual o melhor posicionamento para a sua marca? Entre em contato com a ESPM Jr.! Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro. Vem com a gente!