Skip links

Email Marketing e Automação: Entenda a diferença e como usar

De modo geral, os emails são um meio extremamente relevante para a atual sociedade. Mesmo com o surgimento de inúmeras redes sociais, ele ainda se mostra presente e eficiente. Nesse artigo você vai saber 2 formas de utilizá-los em prol do seu negócio: o email marketing e automação. Confira agora!

Qual é a diferença entre email marketing e automação?

Ambos são enviados via email e podem ser enviados para um grande número de endereços eletrônicos. Eles têm como principal objetivo gerar mais resultados nas vendas e melhorar o relacionamento com o cliente. Além disso, apesar de possuírem diferenças, não excluem um ao outro, visto que uma estratégia que utilize ambos, costuma ter mais efeitos positivos para a empresa.

O email marketing – também conhecido como correio eletrônico -, de modo geral,  é um formato de disparo de emails sazonais. Ou seja, as campanhas feitas com ele são pontuais.

Emails promocionais de uma loja de departamento de roupas, por exemplo. Ou ainda aquele folheto informativo do site que você informou seu email, são modelos de email marketing. 

Exemplos de email marketing
Fonte: Resultados Digitais

Já a automação é utilizada de modo contínuo. Essa estratégia tem como principal função fazer com que o lead venha a se tornar um cliente. Ou seja, a automação faz com que a jornada dele prossiga, o preparando para o momento das vendas e fazendo com que a experiência do usuário seja ainda melhor.

A automação é percebida quando recebe-se um email de confirmação de compra ou até mesmo uma recomendação de produto ou serviço da empresa em questão.

Automação de emails
Fonte: Blog Lahar

Quando utilizá-los?

Não há uma regra. O time de marketing da empresa, ou o gerenciador de emails precisa definir uma estratégia para assim entender quais são os modelos de automações e de email marketing a serem utilizados. Lembre-se: A existência de definições diferentes não faz com que devam excluir a utilização um do outro.

Email Marketing

Utilizado em ações esporádicas e pontuais, como:

  • Campanhas promocionais;
  • Newsletter;
  • Divulgação novos produtos e/ou serviços;
  • Datas importantes. Ex: Aniversários e datas comemorativas;
  • Comunicados específicos. Ex: realização de evento, live…
  • Datas sazonais. Ex: black friday, carnaval.

Automação

  • E-mails de agradecimento por uma compra ou adesão de algum serviço (pago ou gratuito);
  • Contato com leads que não interagem mais com a empresa;
  • Pós-venda;
  • Relacionamento com o cliente. Ex: envio de materiais gratuitos.

Ambos os modelos de emails possuem uma grande relevância para o relacionamento com o cliente. É importante estar a par e utilizar esse mecanismo.

E você, já faz uso dessa estratégia na sua empresa? Não perca tempo, se você quer saber mais sobre como aplicar o marketing e alavancar o seu negócio, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.