Skip links

Estudo de mercado: 6 vantagens que alavancam a sua empresa

Antes de discutirmos quais são os principais benefícios de se fazer um estudo de mercado, é preciso entender quais são os seus objetivos. 

O estudo de mercado possibilita compreender o público alvo, os concorrentes e o comportamento do consumidor do nicho que a empresa deseja atuar. Por isso, o estudo de mercado é importante para uma tomada de decisão, pois, são embasadas em dados reais.

Estudo de Mercado: O Que é e Como Fazer Um Em 7 Passos Simples
Fonte: Neil Patel

Um dos maiores erros de uma empresa, é tentar abrir um serviço sem reunir dados sobre o segmento específico ou analisar pesquisas que evidenciem tendências do mercado ou oportunidades/ameaças que possam interferir no mesmo. 

Mas afinal, quais são os principais benefícios de um Estudo de Mercado? Listamos 6 vantagens que o Estudo de Mercado pode trazer para o seu negócio. 

1. Visão estratégica de um novo negócio

O processo de abrir um novo negócio não é fácil e envolve diversos riscos, principalmente se o seu produto for inovador e ainda desconhecido pelo mercado. É importante conhecer e avaliar as oportunidades do negócio no mercado, além de entender como a sua solução será recebida pelo público-alvo.

De acordo com a Forbes (2019), 17% das empresas vão à falência por falta de um modelo de negócio. Dessa forma, antes de tomar decisões em relação a um novo empreendimento, é preciso reduzir riscos e avaliar se o investimento é realmente viável. Por isso, o estudo de mercado é importante, pois ele avalia a existência de público para o seu serviço, a localização ideal para abrir seu negócio, qual valor o público-alvo adere mais, concorrentes e muito mais. 

2. Análise competitiva

Um estudo de mercado é importante para obter informações e realizar uma análise competitiva. Dessa forma, você pode implementar melhores estratégias de tecnologia, vendas e outros fatores.

Fonte: Setting Consultoria

Um dos maiores benefícios da análise competitiva é gerar um maior conhecimento não só sobre o mercado, mas sobre sua própria empresa. Por meio dela torna-se possível identificar pontos fortes e fracos do seu negócio, tanto internamente quanto externamente. Com isso, os gestores conseguem prevenir as ameaças e potencializar as forças.

3. Os estudos apontam tendências

A partir dos dados obtidos em um estudo de mercado, é possível conhecer as melhores práticas de empresas líderes em um setor para utilizá-las como benchmark, análise comparativa entre os agentes do mercado. Informações como essas podem ser muito importantes para promover melhorias contínuas no seu negócio e, consequentemente, impulsionar seus resultados.

O mundo do marketing digital está em constante mudança, seja no comportamento ou nos hábitos de consumo dos consumidores. Se você não estiver atento a essas mudanças, sua empresa pode ficar atrasada nas tendências, sendo assim, é necessário se manter antenado às principais mudanças.

4. Melhor comunicação com o consumidor

Dados sobre o consumidor podem ajudar na construção de toda a sua estratégia de marketing. Elas permitem que a empresa conheça com mais precisão o perfil dos seus potenciais clientes, descubra a existência de possíveis novos mercados para diversificar suas vendas, entenda a real demanda pelo seu produto, além de avaliar a satisfação do mercado com o uso do produto e avaliar os resultados que o mercado tem com a utilização do seu produto.

Quando você busca aprender mais sobre seus potenciais clientes, passa a conhecer suas necessidades, seu jeito de pensar e agir. O conhecimento adquirido através do estudo de mercado permite que você use tudo isso a seu favor, escolhendo um lugar na mente do seus consumidores que ainda não foi ocupado por seus concorrentes

5. Direcionamento de campanhas promocionais

O que é Marketing Digital ? Porque sua empresa precisa dele?
Fonte: Blog Comunicarte

Dados de mercado obtidos em estudos de mercado funcionam como ótimas ferramentas para direcionar campanhas promocionais, uma vez que o público e seu comportamento já é conhecido e estudado. Por meio deles, os vendedores passam a conhecer melhor os seus potenciais compradores e passam a estar munidos de argumentos e informações de base estatística sobre as tendências no mercado, dessa forma, as campanhas passam a ser mais direcionadas e mais convincentes. 

6. Contribuindo para a fidelização

A partir do estudo do comportamento do consumidor no meio digital , é possível coletar dados e gerar infográficos, relatórios e entre outros, capazes de ajudar a  criar conteúdos relevantes e que vão prender a atenção do consumidor. Quando você oferece algo de valor para o seu público, a tendência é que ele queira retribuir de alguma forma e isso pode acelerar o processo de venda.

Segundo um estudo realizado pela Forbes (2019), 14% das empresas não crescem no mercado pois ignoram o cliente e suas necessidades. Por isso é importante a análise dessas informações, é possível construir perfis mais completos para as personas da sua empresa, entender como seu produto ou serviço pode ser melhorado para ampliar a satisfação do consumidor e desenvolver melhores estratégias de marketing.

Após a leitura do artigo, conclui-se que o Estudo de Mercado é um dos pilares fundamentais para que sua empresa alavanque. Agora está um pouco mais preparado para crescer e ter sucesso em seu negócio? Agende um diagnóstico gratuito com a ESPM Jr que elaboramos esse plano para você.