Skip links

Estudo de mercado: Como a ESPM Jr. pode ajudar o seu negócio

O estudo de mercado é a solução que tem como principal objetivo traçar estratégias e recomendações para o seu negócio. E antes de abrí-lo, é essencial entender todas as características, tendências e necessidades do mercado que deseja se inserir. Buscando, assim, identificar quais são as oportunidades e ameaças a serem exploradas! Isso acontece a partir da análise do seu determinado nicho de atuação.

No mesmo, serão estudados, além do macroambiente, público alvo e concorrentes, o comportamento de compra dos consumidores, ameaças e oportunidades do setor e finalmente, projeções e tendências da sua empresa.

Como um Estudo de Mercado pode ajudar o meu negócio?

De acordo com os dados da Pesquisa “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, realizada pelo Sebrae, 25% dos empreendedores brasileiros que fecharam suas empresas em menos de 2 anos, atribuíram a falta de gestão como fator central para sua falência. 

Por isso,  é necessário que  quando tomando decisões sobre um novo empreendimento, sejam sempre avaliados os possíveis riscos daquele negócio. E, através de um estudo de mercado, determinar se o valor investido é realmente viável. 

Porcentagem dos motivos de falência das empresas  
Fonte: Site da Sebrae

Principais etapas do estudo de mercado da ESPM Jr.

Macroambiente 

O Macroambiente se apresenta como uma força externa ao controle do empreendedor. Porém, afeta e influencia o seu negócio da mesma forma.

Nesta etapa, a ESPM Jr. analisa todo o mercado que a empresa está inserida, identificando os cenários socioculturais, econômicos, político-legais, tecnológicos e naturais que podem impactar sua empresa de forma negativa ou positiva.

Tabela exemplos macroambiente

Uma empresa que considera essas variáveis na hora de planejar e elaborar suas  estratégias, detém uma vantagem competitiva no mercado, uma vez que entende melhor suas ameaças e oportunidades e toma decisões sempre considerando as mesmas.

Histórico do mercado

Buscando recomendar somente soluções com embasamento concreto, a ESPM Jr, nesta etapa, realiza um aprofundamento sobre histórico daquele mercado, investigando informações concernentes ao passado do mesmo, além de seu faturamento e tamanho. Aqui, é identificado como o mesmo se originou, como vem se desenvolvendo, seus principais fatores e, por fim, as empresas que mais se destacam, ou seja, a concorrência.

Um exemplo de histórico do mercado executado pela ESPM Jr. foi o Projeto Confeitaria! Neste, foi apontado como o mercado de confeitaria surgiu num contexto de Segunda Guerra Mundial e vem apresentando significativo crescimento ao longo dos anos até os dias atuais.

Além disso, tem como principais fatores matéria-prima, atendimento, localização e layout. Também foi identificado neste estudo que a com mais destaque é a Ladurée, que apresenta forte diferenciação pelo design do ambiente e variedade de sabores em seu cardápio.  

Projeções e tendências

Ilustração de tendências e projeções

Nesta fase, são feitas previsões para o futuro do mercado, identificando como o mesmo vai se comportar daqui a um tempo. Os pontos analisados neste momento ajudaram o seu negócio a se preparar para as mudanças que irão ocorrer, entregando as ferramentas que auxiliaram a decidir os melhores investimentos para sua empresa.

Provenientes da coleta de dados, são analisados alguns pontos cruciais. Entre eles, podemos destacar a perspectiva de faturamento e gastos familiares, projeção de mercados de fornecedores de matéria-prima, a perspectiva do surgimento de novos concorrentes, projeção de produtos substitutos, assim como inovações tecnológicas que esse mercado pode apresentar. 

Diagnóstico

Com base nos passos anteriores, a equipe da Espm Jr. irá sintetizar as informações coletadas buscando retratar o problema real do cliente, que será solucionado no resto do projeto. 

Neste momento, será identificado: as oportunidades e as ameaças, ou seja, os fatores externos que afetam aquele mercado, assim como as forças e fraquezas dos negócios já existentes.  Além disso, serão respondidas questões como: 

→Quais são os riscos do negócio do cliente?

→Quais são os problemas internos encontrados?

→Quais são as interferências externas encontradas?

→Quais são as dificuldades que esses problemas acarretam?

→De que forma esses problemas podem interferir no relacionamento de partes interessadas do negócio? (Clientes, parceiros, funcionários, etc.)

E, a partir dessas informações, serão traçadas as melhores estratégias e recomendações que irão alavancar o seu negócio.

Quer saber mais sobre as vantagens do Estudo de Mercado?

Neste artigo escrito pela Espm Jr, são explicadas as 6 principais vantagens que esta solução pode trazer para sua empresa. Entre elas foram identificadas:

1. Visão estratégica de um novo negócio

2. Análise competitiva

3. Os estudos apontam tendências

4. Melhor comunicação com o consumidor

5. Direcionamento de campanhas promocionais

6. Contribuindo para a fidelização

Entre em contato conosco e agende a sua reunião com a ESPM Jr., a empresa júnior mais conceituada com foco em marketing do Rio de Janeiro.