Skip links

Experiência do usuário: 4 estratégias para o seu site

O site de uma empresa é um dos melhores locais para converter leads, criar relacionamento e divulgar os seus produtos/serviços no meio online. Porém, é notório a presença de diversos erros na construção dos mesmos, dificultando a experiência do usuário

Além disso, temos que ter em mente “os visitantes estão frustrados ou felizes com a resposta do seu site?”, essa é a resposta de 1 milhão de reais! Identificando esses erros, podemos minimizar a taxa de rejeição (usuários que entram no site, mas não realizam qualquer ação) e nas vendas do negócio.

Nesse artigo, vamos conferir 4 estratégias para melhorar a performance do seu site e atrair mais clientes.

1. Identifique o problema

Primeiramente, o negócio deve entender quais pontos são positivos e negativos no site, assim, é fundamental criar um formulário em pop-up. Após o usuário passar mais de 30 segundos no site, o questionário é revelado. A fim de receber feedback dos usuários e localizar problemas.

Experiência do usuário
Fonte: CRM Rubeos

Indicamos também o site Page Speed, para você conseguir previamente entender a performance do seu site e quais fatores podem estar prejudicando o carregamento da página ou posição das buscas do Google.


2. Layout ajuda na experiência do usuário

É ideal que o seu layout seja limpo e responsivo. Deve-se atentar a paleta de cores, logotipo e a personalidade do seu negócio para transmiti-los no site. Uma dica importante é não investir massivamente em botões animados e imagens, pode deixar o layout pesado e não atrativo ao usuário.

Ademais, escolha imagens de excelente qualidade, não muito grandes para não “roubar” a atenção dos outros conteúdos e não muito pequenas para não dificultar a visualização. É necessário também textos curtos, claros e diretos.

3. Tempo de carregamento e a experiência do usuário

Atualmente, os usuários desejam esperar cada vez menos as páginas carregarem, o quanto mais rápido, mais eficiente. Mas como podemos diminuir o tempo de carregamento de um site?

  • Reduza o peso das imagens
  • Evite redirecionamentos múltiplos
  • Hospede seu site com SSD
  • Utilize a compressão Gzip

Curiosidade: 

O Google para conseguir ser mais rápido, mudou o logotipo da empresa para um modelo Flat (sem volume ou sombras) e com letras mais simples, melhorando e agilizando o carregamento das páginas. 

Experiência do usuário
Fonte: 99Jobs

4. Experiência do usuário no contato direto

Um meio de conquistar excelência com os visitantes é ouvi-los e respondê-los rapidamente, a quaisquer dúvidas ou curiosidades. Com isso, podemos indicar a utilização de um Chatbot (inteligência artificial que responde perguntas dos usuários) e a criação de uma página “fale com a gente”, disponibilizando email, redes sociais e telefone. Com isso, os visitantes se sentirão mais próximos e criarão um relacionamento com a marca. 

Experiência do usuário
Fonte: NerdWeb

Quer um auxílio estratégico para o seu site? Calma que a ESPM Jr., a mais conceituada Empresa Júnior de Marketing do Rio de Janeiro, pode te ajudar! Agende uma reunião com o nosso time comercial e alavanque o seu negócio com nosso plano de marketing digital.