Fidelize clientes: 5 passos fáceis para garantir esse objetivo

Conquistar novos clientes é uma das principais preocupações de quem tem um negócio, entretanto, uma boa estratégia seria fidelizar as pessoas que já compraram com a sua marca. Fidelize clientes, é mais barato, além  dos benefícios que sua marca passa a usufruir. Quando você ganha a confiança e a simpatia do consumidor, ele se torna um divulgador espontâneo da sua marca e acaba atraindo ainda mais clientes, de forma natural.

Essa relação é construída ao longo do tempo, já que se baseia em um contato mais orgânico e humanizado. Existem, portanto, estratégias de curto, médio e longo prazos que podem ser tomadas para ajudar a tornar sua marca mais valiosa e inspiradora para os consumidores. Entenda agora quais podem ser essas estratégias. 

Defina bem os valores da empresa

A proposta de valor é responsável por destacar um negócio, posicionando-o para seu público como melhor que a concorrência. O objetivo dessa ferramenta é reforçar a sua capacidade em resolver as dores do cliente, garantindo mais vendas. Pode ser um grande erro pensar que bons produtos bastam para conquistar os clientes. 

Cada vez mais, as pessoas buscam comprar com marcas que além de terem uma preocupação sócio-ambiental, se identificam com os princípios e ideais. A pesquisa mais recente da Accenture Strategy mostra que 83% dos consumidores brasileiros têm o costume de comprar de marcas que tenham valores alinhados aos deles. 

Fidelize clientes
Fonte: Ibtimes

Fidelize clientes no pós venda

O processo de venda não termina após a aquisição do seu produto ou serviço por parte do cliente. Vá além da simples venda do produto ou serviço e ouça o seu cliente, especialmente o feedback pós-venda. Dê atenção às dicas e reclamações do seu público, anote as sugestões e coloque em prática. 

Forneça algumas dicas e obtenha o respectivo feedback do cliente. Demonstrar esse tipo de preocupação fortalece ainda mais o relacionamento da empresa com seus consumidores. Um bom modo de fazer isso é realizando pesquisas de satisfação.

Isso faz parte da experiência do consumidor, segundo o Global Customer Experience Benchmarking Report, da Dimension Data, que 81% das empresas entendem que a experiência do consumidor é um diferencial competitivo

Proporcione produtos e serviços personalizados

Os clientes gostam de se sentir únicos e especiais e ter as suas particularidades atendidas e suas necessidades específicas supridas. Ter em mãos algo que se encaixa no seu perfil, gostos e necessidades é incrivelmente satisfatório, como receber um produto ou serviço feito sob medida. 

Por conta disso, a personalização é bastante valiosa enquanto estratégia de fidelização de clientes. Muitas empresas têm investido nessa área, fugindo um pouco do sistema de produção em massa. Definir a jornada de atendimento ao cliente é também muito útil para a construção de uma experiência customizada às necessidades dele.

Crie um programa de fidelização

Fidelize clientes por meio de um programa de fidelidade. Esse programa é caracterizado, por exemplo, com um programa de pontos, e ao alcançar o número determinado, ele é contemplado com algum benefício especial. Alguns benefícios podem ser incluídos a um mega desconto, um produto da marca, e assim por diante. 

Lembrando que isso não é relacionado a campanha do site como descontos especiais, e sim, na maneira de fazer o cadastro do cliente e fazer com que ele retorne, e a cada compra é contabilizado no cadastro do usuário no site da sua loja. O seu consumidor se sentirá mais instigado a se engajar e comprar com a sua marca, a fim de ter mais chances de obter recompensas.

Fidelize clientes
Fonte: ActiveCampaign

Realize bons atendimentos e fidelize clientes

O atendimento é o primeiro ponto de contato que o cliente tem com a sua empresa, portanto prestar bons atendimentos pode ser um fator determinante. Lembre-se que isso é válido tanto na pré quanto na pós venda, dessa forma o  seu consumidor se sentirá especial e importante para a sua marca. 

Isso aumenta a chance do cliente voltar a procurar por sua marca devido ao bom atendimento realizado. Afinal, nada melhor do que procurar por uma empresa que se preocupa em fornecer, além de produtos, a preocupação nas demais necessidades do usuário e que resolva os problemas o mais rápido possível. Busque sempre agilizar os processos e fazer com que eles se tornem muito mais eficientes e inteligentes.Mostre também que você compreende as dores e preocupações do seu cliente, deixe bem claro que você está totalmente pronto e disposto a resolver qualquer dúvida e questão que ele propor, de forma eficaz e rápida, evidenciando a existência de um atendimento humanizado.

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

FALE COM A GENTE!

Nossa equipe entrará em contato com você para entender como podemos alavancar seu negócio

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.