Skip links

Identidade de marca: a sua empresa deve se preocupar com ela

Tudo que está relacionado a sua empresa compõe a identidade de marca. Seu público precisa te reconhecer através dela! A sua marca como uma pessoa, ela precisa de cada um desses detalhes para existir com personalidade. Vem saber mais sobre o porquê de se preocupar com ela!

o Digital

O que é uma identidade de marca

Ela é formada por 6 elementos e também é conhecida como “branding”. Desde elementos visuais, como design, até a origem e princípios da empresa, tornam-a conhecida. Nesse sentido, os elementos são:

  • História: Como a sua empresa nasceu? O que faz ela ser o que é hoje? Quem fez tudo isso acontecer? Detalhes como esse criam um storytelling importantíssimo para os consumidores e possíveis consumidores.
  • Missão: É o propósito da sua empresa! Por que você faz isso? O que motiva a sua empresa? Essa é a missão, o motivo de estar ali.
  • Visão: Onde a sua empresa quer chegar! Definindo prazo, objetivo e o motivo daquilo, sua visão é esclarecida. É fundamental saber quando, como e onde a sua empresa quer ir.
  • Valores: É o que motiva a sua empresa a existir. Comparado com uma pessoa, é como o caráter dela. Alguns exemplos são transparência, ética, compromisso… entre outros!
  • Cultura: É o que guia a empresa diariamente. Rituais, atitudes e comportamentos estão presentes aqui.
  • Logo: É o símbolo que representa a sua empresa. Não é considerada como um dos elementos para 100% dos estudiosos, mas é fundamental para um maior conhecimento de marca. Ou seja, tê-lo também é fundamental!

Sabe quando você pensa em refrigerante, ou no Natal, e lembra daquela marca vermelha? Pois é, não é só você que pensou na Coca-Cola! Isso é resultado de uma boa identidade de marca.

Por que me preocupar com identidade de marca?

Alguns dos benefícios mais ricos e valiosos para qualquer empresa que adquire uma boa identidade de marca são:

  • Clientes mais fiéis: Quando se constrói uma boa identidade, os consumidores tendem a lembrar de você e se identificarem mais facilmente. Isso resulta em uma finalização mais rápida – caso as experiências sejam positivas. Uma boa prova disso? Pergunte-se: Por que as pessoas preferem Havaianas a outros chinelos?
Identidade de marca – Havaianas
Fonte: El pais
  • Consistência de marca: Há anos a Apple toma decisões como mudanças em seus aparelhos. Isso é porque conhecem o mercado e o público, e eles confiam na marca. Essa boa construção faz com que a marca saiba qual caminho seguir.
  • Valor de marca: Valores bem aplicados e cultivados fortalecem a conexão com os consumidores a ponto de defenderem a sua empresa. A Melissa, por exemplo, começou com a “Melissinha”, para meninas, mas quando notaram que um rebranding era necessário, até mesmo o público masculino se tornou usuário. Isso mostra que os valores expressados de forma correta possuem resultados satisfatórios!
Comercial Melissinha
Fonte: YouTube
  • Possibilidade mais fácil de expansão da marca: Nos últimos dias a QuintoAndar revelou estar internacionalizado a marca. Junto de uma empresa de marketing house, sua maior preocupação é chegar no novo país levando a sua identidade de marca e a adequando para a regionalidade.

A sua marca já possui uma identidade de marca bem definida? A ESPM Jr. é uma empresa júnior de marketing que pode te ajudar a alavancar o seu negócio através de uma boa comunicação da sua identidade! Não perca tempo, entre em contato conosco agora mesmo!