Skip links

Identidade visual: O que é e como criar uma para sua empresa

O marketing tem mudado enormemente nos últimos anos. Vivemos atualmente um boom das redes sociais, alimentado também pelo período pandêmico. Com isso, o marketing digital já se tornou essencial para qualquer empresa. Apesar de ser parte importante de um marketing digital forte, uma ideia ainda não está clara para boa parte daqueles que decidem investir nas redes: a identidade visual. Vem com a gente entender melhor esse conceito e aprender a construir uma para o seu negócio!

identidade visual
Identidade visual: você conhece esse termo?
Fonte: Agência de Marketing Digital

Afinal, o que é identidade visual?

A identidade visual é um conceito complexo que perpassa diversos elementos gráficos. Ela é a combinação de elementos visuais específicos que refletem uma empresa. Estamos falando de cores, formas, imagens, tipografia… Absolutamente tudo que tenha um caráter visual no seu negócio deve estar alinhado a identidade pensada para ele. É importante que a identidade visual seja guiada pelo posicionamento e pelos valores daquele empreendimento, e também, que transmita isso de forma única e identificável. 

Vejamos, por exemplo, o McDonald’s. Ao pensar na marca, com certeza já te vem à cabeça as cores vermelho e amarelo e o “M” que é o logo da marca. Você SABE identificar uma loja do McDonald’s em qualquer idioma, em qualquer lugar do mundo. Isso é devido a construção de uma forte identidade visual! 

identidade visual
McDonald’s: um case de  uma identidade visual de sucesso
Fonte: CAFIFA

Como construir uma identidade visual para  o meu negócio?

Construir uma identidade visual sólida pode ser difícil, ainda mais para pessoas que não estão acostumadas a lidar com direção de arte ou estética. O ideal é que se contrate um designer ou publicitário especializado para tal. Porém, se essa alternativa não for possível, abaixo seguem algumas dicas de como começar o trabalho por si só! 

Trabalhe a psicologia da cores

As cores falam. Os seres humanos são extremamente visuais, e têm as cores como centro da sua percepção de mundo. É comum que associemos determinadas cores a determinados sentimentos ou elementos. Por exemplo, verde lembra a natureza, já o azul lembra tranquilidade. As cores são uma parte essencial da sua identidade visual e devem ser pensadas cuidadosamente! Uma outra dica é usar a roda de cores para criar uma paleta de cores que combine!

Desenvolva uma Brand Persona

Imagine se sua empresa fosse uma pessoa. Como ela falaria? O que ela vestiria? Quais seriam os gostos dela? Uma Brand Persona é exatamente isso! Através dessa estratégia, é possível que sua empresa centre um pouco mais seus objetivos e valores e, consiga assim, desenhar uma identidade visual mais forte e definida! Uma empresa que criou uma brand persona com maestria foi a Magalu, criando a Lu, influencer virtual que já conta com dezenas de milhares de seguidores.

A estratégia também é excelente para trabalhar a humanização na sua empresa, conceito que é cada vez mais debatido no marketing como o caminho a se seguir para o futuro. Aprenda um pouco mais sobre humanização baixando gratuitamente nosso ebook sobre o assunto!  

Lu: a brand persona do Magalu
Fonte: Magalu

Use e abuse de recursos criativos!

Criatividade é essencial para criar uma identidade visual única! Criatividade não é sobre ideias geniais, é sobre exercitar sua criação! Tenha muitas ideias e anote todas elas em um papel para pensar depois os prós e contras de cada uma. Uma técnica excelente é realizar um brainstorming com seus funcionários e anotar as ideias que surgirem dali! Quanto mais cabeças envolvidas pensando sobre um tópico, melhor!

Além da identidade visual, sua empresa precisa também estar bem estruturada e ter um plano de marketing atualizado e funcional! Ainda não sabe como desenvolver um? Sem problemas, é só entrar em contato conosco! A ESPM Jr. é a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro e estamos prontos para juntos, alavancarmos seu negócio!