Skip links

Links internos: Guia prático para empresas digitais

O denominado link interno possui grande importância para SEO, uma vez que ajuda na autoridade da página e no fortalecimento da mesma, indicando ao robô que ela é referência no tema. Dessa forma, tratam-se de links em seu site que apontam o usuário para outra página ou artigo do próprio site visitado.

Conexão do site por meio de links internos
Fonte: Agencia Tupiniquim

A importância e vantagens da utilização de links internos

É evidente que ao fazer buscas no Google, às vezes aparecem mais de um resultado da pesquisa que levam para o mesmo site. Posto isso, conclui-se que além de dar mais visibilidade, ao fazer o link interno de maneira adequada, é provável que as pessoas permaneçam mais tempo consumindo os seus conteúdos. 

Ao manter o seu site ou blog atualizado, cria-se a possibilidade de gerar mais links internos com fatores que chamam a atenção do Google, possibilitando a transição de um artigo, por exemplo, já existente no seu site para um novo. Assim, podendo complementar o assunto e melhorar a experiência do visitante na sua página. 

Os links juice também são pertinentes a serem citados. Ele distribui as “forças” de um link para o outro. Quando o seu site insere um link na sua home page, parte da autoridade dessa página é distribuída para o que está sendo linkado. 

Logo, os users conseguem ter uma navegação mais fluida, sem precisar sair e realizar novas buscas para se aprofundar mais na pauta tratada. Explore palavras-chave e conteúdos com melhor desempenho no setor. 

Linkagem entre páginas do site
Fonte: Neilpatel

Como desenvolvê-lo em seu empreendimento

O uso de links internos otimizados é uma maneira infalível para gerar tráfego interno no seu site e permitir que o Google descubra conteúdos relevantes, como dito anteriormente. Com isso, é interessante inseri-lo na sua empresa digital. 

Algumas táticas para a efetivação dessa estratégia são:

Atentar-se ao texto âncora

Aquele em que o link será introduzido. São uma ou mais palavras descritivas que irão estabelecer um link para outra página de forma contextual – de modo a fazer sentido com o que está sendo falado.

Torne os links relevantes 

É fundamental que os links sejam realmente úteis para o leitor. No entanto, se você possui diversos conteúdos de um mesmo tópico, tente fazer a ligação entre eles para que a informação seja transmitida de maneira mais completa. 

Identificar as páginas de maior autoridade do seu site

Algumas páginas têm mais autoridade do que outras e você pode usá-las de modo a te beneficiar. Defina quais conteúdos devem ser linkados com prioridade. Assim, as suas páginas de maior confiança ​​terão links apontando para elas de fontes externas. 

E você, já faz uso de links internos no site da sua empresa? Não perca tempo, objetive técnicas de marketing que potencialize e alavanque o seu negócio. Entre em contato conosco e agende a sua reunião com a ESPM Jr., a empresa júnior mais conceituada com foco em marketing do Rio de Janeiro.