Skip links

Marketing 4.0: Como aplicar na sua empresa do jeito certo!

Você já percebeu que o uso de tecnologia é inerente ao ser humano na atualidade? Os usuários não passam mais de um dia sequer sem o uso de celular ou internet, por isso o Marketing 4.0 aproxima essa realidade para a trajetória do consumidor em relação às marcas.

O que é o Marketing 4.0?

O Marketing 4.0 traz uma ideia de forte relação com os consumidores e uma comunicação focada em solucionar as dores dos clientes. Também possui capacidade de monitorar resultados através de ferramentas, e a grande possibilidade de fidelizar os clientes com uma comunicação intensa e fluida, gerando identificação.

Netflix e sua comunicação descolada:

Um exemplo de Marketing 4.0 bem feito é a comunicação do Netflix. Ele traz posts muito interativos, com uma linguagem super adequada ao seu público. Além disso, possuem uma página muito dinâmica contando com trends e criação de conteúdo com produtos da marca. Alguns exemplos são: Stranger Things, Sex Education e outros cases de sucesso.

Netflix respondendo usuário na sua página no Twitter
Fonte: Rock Content

Afinal, como aplicar o Marketing 4.0 no meu negócio?

  • Integre o online e o offline:

Apesar do online ser extremamente atrativo para empreender, muitos consumidores valorizam os ambientes físicos. Muitos costumam viver num paradoxo entre a praticidade do online e as experiências reais do físico. Então, a integração dos dois é de extrema importância. Nesse sentido, uma forma de integrar os dois é o omnichannel.

O marketing de conteúdo é essencial para conquistar a confiança dos consumidores ao longo de uma jornada de compra. Usando essa estratégia, você entrega um conteúdo de valor para o lead, agregando valor para seu negócio e construindo autoridade. Isso acontece a fim de atingir um dos objetivos do Marketing 4.0 – gerar laços com seus consumidores.

  • Forme uma boa imagem de marca:

Um dos pontos mais valorizados ao optar por uma marca é a sua imagem. A internet deu voz a todos, então qualquer um com acesso pode demonstrar suas opiniões em redes sociais, blogs ou ouvidorias, tornando as marcas expostas às opiniões do público. Saber construir uma boa imagem e se posicionar no mercado é um grande diferencial e é essencial no Marketing 4.0.

  • Seja como a Netflix:

Por fim, a comunicação horizontal se tornou uma tendência nas redes sociais, pois as marcas que interagem com o público tendem a ter mais engajamento. Além da Netflix, outras marcas como Ponto, Itaú e Mcdonald ‘s vem gerando engajamento nas redes. Ele é gerado a partir da interação com o público e de uma linguagem que gera identificação e traz os consumidores para perto da empresa.

Mcdonald’s interagindo com um comentário de um usuário
Fonte: Blog Elife

E aí, ficou interessado em aplicar essas estratégias no seu negócio? Para isso, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro e estamos prontos para, juntos, alavancarmos seu negócio!