Skip links

Marketing de antecipação: O que é e por que utilizá-lo?

O marketing de antecipação é um gatilho mental usado por várias marcas para gerar no consumidor  expectativa sobre seus novos lançamentos. Nesse artigo você irá descobrir a importância de utilizar essa estratégia e as marcas que obtiveram sucesso através dela. 

O que é marketing de antecipação? 

No neuromarketing existem diversos gatilhos mentais que são usados a fim de despertar o interesse e curiosidade do consumidor para o seu produto. O gatilho mental de antecipação tem o objetivo de estimular os consumidores em relação a alguma coisa que vem a seguir. O intuito é criar boas expectativas acerca do que será lançado, gerando no público um desejo de fazer parte daquilo. 

Como por exemplo, quando vamos ao cinema e antes do filme passam diversos trailers de filmes que ainda serão lançados. Essa é uma estratégia para que o público crie o desejo pelo seu produto e, mais tarde, quando for lançado, se torne um cliente. 

 Gatilhos mentais 
Fonte: Leelah Marketing Digital

Por que usar o marketing de antecipação? 

No livro “Projeto Felicidade”, da escritora Gretchen Rubin, é revelado como a antecipação é um dos principais sentimentos que estimulam a felicidade. Quando você tem algo futuro a esperar, o cérebro ativa partes que estão ligadas com a felicidade antes mesmo da situação acontecer. 

É o que acontece quando temos um evento em que estamos animados para atender. A animação é tão grande que não nos esquecemos do que está por vir e ficamos felizes ao lembrar do que iremos vivenciar.

A mesma coisa ocorre também com a continuação de séries e filmes. Criamos expectativas acerca do que virá em seguida e evitamos até mesmo os “spoilers”, para não quebrar a antecipação.

Assim, é possível perceber que utilizar desse gatilho para lançamentos futuros da sua empresa é uma boa opção, pois garante que o público criará expectativas tão boas, que serão incapazes de esquecer o que está por vir. 

Quais marcas utilizam?

  1. Apple

A empresa milionária e conhecida como uma das maiores de tecnologia do mundo, está sempre utilizando o gatilho de antecipação em seus lançamentos.

Ao lançar uma nova linha de smartphones, a Apple realiza lives em que eles mostram todas as novidades do novo aparelho, além de novas cores e facilidades que proporcionará para os usuários. 

Live de lançamento iPhone 13
Fonte: Hindustan Times Tech
  1. Boca Rosa Beauty: 

A empresa fundada pela blogueira Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, é mestre em usar o gatilho de antecipação. A empreendedora investe nessa estratégia para gerar “buzz” aos seus novos lançamentos através de pistas que vão sendo deixadas para que o público adivinhe o que está por vir. 

No seu último lançamento de gominhas que ajudam a fortalecer os cabelos, Bianca postava diariamente uma contagem regressiva feita com o próprio produto. Na legenda, colocava sempre o slogan da campanha “As boquinhas estão em todos os lugares”. Não é à toa que 1 milhão de gominhas foram vendidas em 24 horas.

Faltando 3 dias para o lançamento
Fonte: @bianca – Instagram

Como está o marketing da sua empresa? A ESPM Jr. é a mais conceituada empresa júnior focada em marketing do Rio de Janeiro, e temos vários planos que podem alavancar seu negócio! Entre em contato conosco e agende uma reunião! 

Através desses exemplos, é possível perceber como o marketing de antecipação ajuda as marcas a lançarem seu produto e garantir maior sucesso!