Skip links

Marketing de conteúdo: como aplicar no Funil de Vendas

O marketing de conteúdo já faz parte do dia a dia das empresas. Conhecida como uma prática famosa e fácil de ser reconhecida no Digital, ele ajuda a atrair e conquistar clientes por meio dos conteúdos publicados pela marca.

Nesse artigo você vai entender como o marketing de conteúdo se aplica a cada etapa do funil de vendas. Ele é responsável por atrair, converter e vender encantando os clientes. Dessa forma, você também poderá implementar essa prática na sua empresa. 

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é a arte de incentivar e educar as pessoas a comprarem por meio de conteúdos referentes ao produto ou serviço vendido pela marca em questão. A partir de conteúdos sobre o nicho que você trabalha, você entregará informação de qualidade, tanto mais universais quanto mais focadas na sua empresa. Assim, você gerará mais autoridade e também agregará valor para seus consumidores.

É muito comum uma empresa investir em marketing de conteúdo, porém ele não funciona da forma desejada. Quando houver a possibilidade, também é interessante que se contrate uma equipe de marketing ou um freelancer que dará total atenção para a sua empresa.

Funil de vendas e Marketing de conteúdo
Fonte: Reda Web

Essas ações, unidas ao conhecimento do de quais conteúdos adicionar em cada etapa do funil, farão com que os resultados do seu trabalho sejam mais agradáveis. Assim, abaixo você descobrirá o que cada etapa do funil de vendas deve conter para caminhar para o sucesso.

Como aplicar marketing de conteúdo no Topo de funil

Essa fase do funil tem como principal característica a atração de leads. É onde a sua empresa vai receber um maior número de visitantes, assim cabe a organizações fazer com que se interessem e passem a ser um lead frio. Dessa forma, é interessante que a mensagem seja transmitida da forma mais clara possível

Comente sobre assuntos que estão em alta para o seu nicho. Recomende livros, filmes que tenham a ver com o que você… Ou seja, crie conteúdos mais amplos e não que falem sobre a sua marca.

E no Meio do funil?

Já o meio de funil tem como função engajar os leads que ali estão presentes. Aqui, apesar de conteúdos um pouco mais aprofundados, a sua empresa ainda não é um foco!

Nesse sentido, você pode investir em conteúdos não só expositivos, mas mais detalhados e falando exatamente sobre o seu nicho. Conteúdos mais técnicos, que envolvem um maior interesse pela sua área de atuação, são uma boa escolha.

Funil de vendas
Fonte: Agência IMMA

A partir disso, o lead se torna mais provável de fechar ou comprar algo com você. Isso acontece porque ele já se interessou e passa a confiar em você, então o próximo passo é a decisão de compra.

Por fim, no Fundo do funil

O fundo do funil – sua última etapa – é onde a conversão do lead é o principal foco. Aqui uma relação de confiança e interesse será ainda maior. Por isso, opte sempre pela transparência! A partir disso, são necessários conteúdos que mostrem quem a sua empresa é.

Invista na postagem de cases de sucesso, na divulgação dos processos que a sua empresa realiza e também na divulgação de seus serviços ou produtos de forma mais explícita. Ou seja, mostre a realidade do que você vende! Assim, o ciclo poderá ser completado e a sua marca tem muitas chances de conquistar mais um cliente.

E você, já aplica marketing de conteúdo no seu negócio? Não perca tempo, se você quer saber mais sobre como aplicar o marketing e alavancar o seu negócio, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.