Skip links

Marketing de guerrilha: Como desenvolvê-lo no seu negócio

Marketing de guerrilha é uma estratégia utilizada por empresas, focada na publicidade para promover produtos ou serviços de forma inesperada, criativa e pouco convencional. Nesse sentido, é usada para criar uma experiência memorável no consumidor e agregar valor à marca, uma vez que foge de formas tradicionais de comunicação. 

Ativação do marketing de guerrilha 

A relevância desse tema é a grande provocação de reações dos consumidores, surpreendendo-os, já que o marketing de guerrilha interage com o ambiente e as pessoas ao seu redor, sendo chamativo. 

Marketing de guerrilha do Mc Donald’s na faixa de pedestre
Fonte: Site Dinamize

Dessa maneira, uma das grandes vantagens da estratégia de guerrilha é que, geralmente, em realização de campanhas não é necessário gastar uma grande quantia de dinheiro. Isso acontece porque as ações são focadas no alcance de pessoas de maneira criativa, muitas vezes ocorridas até mesmo em lugares públicos. Com isso, é inquestionável a necessidade de aplicá-la em seu negócio! 

Como desenvolver o marketing de guerrilha no seu empreendimento

Pense em algo inovador e original 

Apostar em interação é um bom caminho! Ela torna as coisas mais interessantes e dinâmicas, criando uma experiência única, onde o consumidor se sente parte da ação. O sucesso do marketing de guerrilha está diretamente ligado a pensar fora da caixinha. 

Marketing de guerrilha interativo
Fonte: Site Jose Facchin

Estude sua persona

Foque na audiência e conheça-a! Uma ação eficiente deve visar o público-alvo. Por isso, saber onde ele está presente, como se comunica e o que importa para o mesmo é de extrema importância. Não adianta ter diversas ideias de abordagem, se nenhuma delas atender ao perfil do seu público. 

Amplifique suas mídias

Após a criação de seu marketing de guerrilha, é de enorme relevância divulgá-lo nas redes sociais, em múltiplos canais de comunicação. Assim, o resultado será maximizado! 

Use e abuse da simplicidade

Muitas vezes, uma ideia simples, porém inteligente, impressiona mais do que ações grandiosas!

Busque inspirações bem sucedidas  

Os cases de marketing de guerrilha costumam ser muito comentados. A razão é que, quando uma empresa foge do comum, o retorno é excelente. Tendo isso em mente, não tenha medo de se inspirar em projetos. 

Cases de sucesso: 

Kit Kat 

A Nestlé realizou uma ação utilizando bancos de madeira para reproduzir o visual do chocolate Kit Kat. Sendo um elemento comum do dia a dia, chamou a atenção das pessoas e dessa forma, aumentou a vontade de consumir o produto. 

Marketing de guerrilha feito pela Nestlé
Fonte: Site High Sales

Netflix 

A maior empresa de streamings, para promover a série Stranger Things antes do lançamento de sua quarta temporada, transformou a fachada do prédio Empire State Building, localizado em Nova Iorque, em um show de luzes das cenas do amado seriado. A estratégia alavancou as expectativas para a temporada de forma exponencial. 

Marketing de guerrilha no Empire State Building 
Fonte: Twitter oficial de Stranger Things Brasil 

E você, já faz uso do marketing de guerrilha na sua empresa? Não perca tempo, guie seu negócio visando estratégias criativas e revolucionárias para alavancar o seu empreendimento. Entre em contato conosco e agende a sua reunião com a ESPM Jr., a empresa júnior mais conceituada com foco em marketing do Rio de Janeiro.