Skip links

Marketing de Influência: Saiba como aplicar no seu negócio

Os últimos anos têm trazido uma série de mudanças para o marketing, principalmente para o marketing digital. A velocidade com que as redes sociais vêm crescendo, principalmente devido a pandemia de COVID-19, chama a atenção, e algumas estratégias assertivas já colocam esses canais como centrais nos planos de marketing de diversas empresas. Uma das ferramentas que as redes sociais oferecem é o marketing de influência. Vem aprender como aplicar tal técnica de modo eficaz no seu negócio!

marketing de influência
Marketing de Influência: mudança no comportamento do consumidor
Fonte: Nuvempost

O que é o marketing de influência?

O marketing de influência diz respeito a toda e qualquer estratégia de marketing que envolva influenciadores digitais. Esta pode ser tanto através dos canais digitais exclusivamente, como as conhecidas publis e pode acontecer também em diferentes formatos, como Reels, TikTok, Stories, IG TVs… Ou ainda ser extrapolada para fora do mundo virtual, como em convites para eventos, aparições na empresa ou qualquer outra estratégia que gere um buzz na mídia.

Um grande exemplo de marketing de influência que tivemos nos últimos meses foi a Farofa da GKay, quando dezenas de influenciadores foram convidados para a festa de aniversário da influenciadora Géssica Kayane, criando um buzz em cima disso. Um outro bom exemplo foi a adesão de Anitta ao conselho da NuBank, usando a imagem da cantora para promover uma maior inserção da empresa em grupos específicos. 

Como aplicar o marketing de influência?

Se sua empresa for pequena ou média, uma ótima forma de começar a apostar no marketing de influência é através dos posts patrocinados no Instagram.

Ao escolher um influenciador específico, sua empresa oferece uma quantia determinada para que aquele influenciador recomende seu produto ou serviço a sua base de fãs. Como aquelas pessoas confiam no influenciador, há um respaldo de autoridade, que faz com que sua empresa seja impulsionada nas redes sociais.

E como devo escolher os influenciadores?

Essa é a parte mais complicada da estratégia! Hoje em dia, centenas de milhares de pessoas se consideram influenciadores digitais, porém seu marketing de influência deve ser certeiro. 

Avalie sempre os valores que aquele influenciador tem e como eles podem se relacionar com a sua marca. Por exemplo, se você tem uma empresa de sanduíches naturais, pode chamar alguém que debata sobre alimentação saudável! Já se seu negócio é uma livraria, é mais interessante chamar alguém que discuta sobre livros!

O outro lado da moeda do marketing de influência

Ao se trabalhar com influenciadores, deve-se ter atenção. Por se tratarem de marcas extremamente pessoalizadas, os influenciadores são capazes de errar ou então de tomar atitudes que não condizem com sua marca. Busque sempre sobre o passado daquele influenciador e evite aqueles que já tenham se envolvido em algum tipo de polêmica. 

Outro ponto para se ter atenção antes de desenhar sua estratégia de marketing de influência são as métricas do perfil. Não se deixe enganar por perfis com muitos seguidores, o que realmente importa é a taxa de engajamento, ou seja, quantas pessoas estão aderindo e se relacionando com aquele conteúdo. São essas pessoas que terão contato com sua marca!

marketing de influência
Atenção às métricas! Elas são essenciais no marketing de influência
Fonte: Agendor

Micro Influenciadores: O futuro do marketing de influência

Cada vez mais as empresas estão deixando de lado grandes influenciadores com milhões de seguidores e investindo em micro influenciadores, ou seja, aqueles com menos de 50 mil seguidores. Mas porquê isso?

Isso se dá pois micro influenciadores costumam ter uma audiência mais engajada, ou seja, mais pessoas estão vendo aquele conteúdo! Assim, faz mais sentido para empresas investir em 100 micro influenciadores muito bem engajados do que em um com uma taxa de engajamento baixa. Além disso, os valores cobrados por micro influenciadores são infinitamente menores do que dos grandes influenciadores, permitindo que o retorno por investimento seja maior!

E você, já pensou no marketing de influência para sua empresa? Não perca tempo, se você quer saber mais sobre como aplicar essa e muitas outras estratégias para alavancar o seu negócio, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.