Skip links

Marketing e Dia dos namorados: ações que fazem vender mais!

O dia dos namorados faz parte da cultura brasileira. Não somente conhecida como uma data de amor, o que vem atrelado a ela são os presentes. Nesse artigo você vai saber mais sobre as ações de marketing que influenciam nessa tradição calorosa, fazendo os lojistas venderem mais!

O tradicional dia dos namorados

Diferentemente dos EUA, que comemora o “Valentine’s Day” no dia 14 de fevereiro, o Brasil tem o dia 12 de junho para comemorar o dia dos namorados. Mas você sabe o porquê dessa data?

O país teve a data calorosa escolhida por João Dória, empresário e publicitário, em 1949. Ele produziu um comercial fazendo relação ao dia dos namorados exatamente nesta data, ele demonstrava afeto entre casais que se presenteavam. O motivo foi elevar as vendas no mês de junho.

Dia dos namorados – Comercial por João Dório 1949
Fonte: Brasil de fato

Mas não para por aí! 12 de junho é um dia antes do “Dia de Santo Antônio”, conhecido também como “Santo Casamenteiro”. E não é que faz sentido? A partir daí, a data passou a fazer parte da cultura brasileira – por causa de um publicitário!

Ações de marketing no dia dos namorados

Já conferimos que tudo começou a partir de um publicitário, que fez um comercial. Mas você sabia que é a partir de ações de marketing que as empresas vendem cada vez mais? Abaixo, algumas ações que influenciam nessa alta demanda acontecerem serão listadas.

Foco nos clientes antigos

Lembrar de quem sempre compra no seu estabelecimento aumenta as suas chances de venda. São pessoas que já conhecem os seus produtos ou serviços e gostam dele, então aproveite para beneficiá-los também.

Dê cupons ou envie kits para alguns desses clientes fiéis. Incentivá-los a publicar esses “prêmios” fará com que ainda mais pessoas conheçam seu trabalho.

Promoções e kits relâmpago para o dia dos namorados

Sempre tem aqueles casais atrasados, os que começaram a namorar há pouco tempo… E você não pode deixá-los na mão!

A Fast Shop, em 2021, combinou descontos exclusivos e entrega dos pedidos em apenas 2 horas! Pois é, realmente não teve como deixar de presentear o mozão nessa data tão especial.

As confeitarias artesanais também não perdem a oportunidade. Inúmeros kits decorados e nada simples são febre entre os casais.

Kit dia dos namorados
Fonte: Pinterest

Campanhas em mais de um meio e veículo

Não se limite a apenas 1 rede social, ou fora dela. Para driblar a concorrência e conquistar o consumidor, é preciso qualidade e também uma ótima promoção de seus produtos ou serviços.

Há uma série de possibilidades de promover sua campanha. Desde o digital, com influenciadores, ads nas mídias, divulgação orgânica, até a divulgação presencial, o que importa é fazer o seu público ter conhecimento do que você está vendendo e fazê-lo ter curiosidade de experimentar. Ou seja: não se limite somente a um meio ou veículo de divulgação.

Pense nos solteiros

É comum as lojas investirem 100% do planejado em campanhas para os casais, mas os solteiros também podem aproveitar esse dia!

Dependendo do produto ou serviço que você vende, brincar com a solteirice dará super certo. Muitos solteiros passam o dia (ou a noite) com amigos, ou simplesmente seguindo suas vidas, aproveite para atrair eles para a sua loja!

A C&A, com a campanha “Namorados e Não-Namorados”, NuBank, a Jeep e outras marcas já estão nessa. Em 2019, a BIS utilizou bastante dessa estratégia! Com foco nos solteiros que terminaram há pouco tempo, a campanha bombou com suas frases marcantes.

Campanha BIS dias dos “solteiros” 2019
Fonte: Meio e Mensagem

E a sua empresa, já sabe como vai aproveitar desse dia? A ESPM Jr. é a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e saiba como fazer o seu negócio aproveitar essas e de outras datas para vender mais!