Skip links

Marketing no BBB: 3 influenciadores que dominam o assunto

O marketing, se bem utilizado, é capaz de alavancar e impulsionar carreiras, fazendo surgir muitos influenciadores. Nesse artigo você irá entender como alguns ex-participantes do reality mais querido do Brasil utilizaram esse recurso dentro e fora do programa para obter sucesso. 

Por que “influenciadores”? 

Influenciadores digitais são caracterizados como pessoas que, por meio da criação de conteúdo nas plataformas digitais, atraem uma quantidade massiva de seguidores. Além disso, como o próprio nome já diz, eles são capazes de influenciar pessoas através de seus comportamentos e de acordo com o que postam.

Por esse motivo, muitos influenciadores são contratados por marcas para realizar a divulgação de produtos.

Viih Tube:

A influenciadora possui uma longa jornada na internet. Aos 12 anos começou a produzir vídeos para o Youtube e viralizou. Ao entrar no programa, optou por uma estratégia utilizada diretamente com os participantes do reality. 

Viih Tube apostou em uma aparência mais angelical e infantil. Optava no dia a dia dentro de casa por cores mais neutras e calmas, como o lilás, rosa claro e azul bebê. Visou passar uma aparência mais inocente, enquanto fazia amizade com todos os participantes. Uma das atitudes da influenciadora acabou virando meme na internet, pois ela sempre via uma característica de algum familiar seu em brother na casa, visando criar uma intimidade e identificação. 


Viih Tube no BBB
Fonte: UOL

Dentro do programa essa estratégia deu muito certo, visto que a participante foi a 13º eliminada entre 20 participantes. No entanto, fora do reality a estratégia não foi tão bem sucedida. A jovem saiu cancelada, visto que o público não entendeu muito bem a sua estratégia. Apesar disso, soube lidar com as críticas e tem feito bastante sucesso. 

Manu Gavassi: 

Manoela Gavassi, mais conhecida como Manu Gavassi, é cantora, compositora e artista brasileira. Ela estourou com sua música “Garoto Errado” em 2010. Já em 2020, entrou no Big Brother Brasil e fez um bom proveito da oportunidade. 

Como uma boa cria da geração do marketing, Manu Gavassi apostou em vídeos que seriam postados em seu Instagram como uma websérie ao longo do programa. Os vídeos foram gravados pensados em diversas situações que poderiam acontecer dentro da casa: prova do líder, prova do anjo, monstro. Além disso, a web série respondia questionamentos como quem ela é e porquê foi para o programa. Manu descrevia sua ida ao reality em seus vídeos como um “retiro espiritual” e dentro da casa seguia com esse enredo. Ademais, Manu também apostou em looks que seguiam uma coerência de acordo com os conteúdos que eram postados em cada semana. 

Feed de Manu Gavassi durante o programa
Fonte: Pagar.me

A influenciadora acertou em cheio pois seus conteúdos estavam muito alinhados com a narrativa que ela seguiu na casa, além de possuírem um storytelling forte. A cantora fez com que o público criasse expectativa acerca do que estava por vir, usando muito bem o marketing de antecipação

Seus vídeos eram uma preparação para a nova música do seu último ep, “áudio de desculpas”, que em 24 horas de lançamento já tinha alcançado 1 milhão de visualizações. 

Gil do Vigor: 

O economista soube aproveitar muito bem a oportunidade que lhe foi dada no Big Brother Brasil. Além de criar uma grande identificação com seus seguidores através do seu carisma, sua equipe soube muito bem aproveitar o timing dos bordões e memes que o ex-brother gerava no programa.

Gil optou por criar uma comunicação coesa após a sua saída da casa, reforçando aspectos da sua trajetória ao longo do programa. Por causa de seu de seu nome, foi contratado pela marca Vigor e teve seu rosto estampado em alguns potes de iogurte.

Além disso, Gil soube explicar de forma simples diversos assuntos relacionados à economia dentro do programa. Isso fez com que fosse contratado pelo Santander. Segundo o diretor de marketing do banco: “É impressionante que uma pessoa tenha voz, relevância, respeito e espaço na mídia representando tudo isso que tem a ver com os nossos valores.” 

Gil e a propaganda com a Vigor – influenciadores
     Fonte: Meio&Mensagem

Esses influenciadores fizeram história!

Gostou das estratégias de marketing utilizadas pelas ex-participantes do programa? Nós, a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior focada em marketing do Rio de Janeiro podemos ajudar a sua empresa a ser um case de sucesso também! Entre em contato conosco e agende uma reunião!