Skip links

Marketing Político: como a publicidade impacta as eleições

Marketing político engloba estratégias para a divulgação de candidatos a cargos públicos e seus ideais. O objetivo, portanto, é fazer uma comunicação popular para atingir todos os públicos e trazer proximidade com o mesmo. 

Além disso, por meio de estratégias, é criado um sentimento de coletividade e identificação. Ou seja, fazendo os eleitores serem consistentes com o desejo de um político para promover apoio na eleição e no mandato. Trazendo, assim, engajamento para o representante político em todo momento.

Marketing na política
Fonte: Unimar

Estratégias utilizadas no período eleitoral

As eleições mais recentes estão muito marcadas pela internet e redes sociais. Por isso, além de distribuição de folhetos, horário político e outdoors, estão sendo utilizadas estratégias que permeiam o mundo digital.

O marketing focando em campanhas com estratégias de guerra  é muito utilizado. Além dos debates políticos, os candidatos conseguem fazer publicações e disseminar informações negativas sobre o candidato concorrente.

Além disso, o Marketing de Conteúdo, é amplamente utilizado. Dessa forma, é possível atingir o eleitorado, informando-o sobre as ideias e o projeto do candidato de forma fácil e personalizada.

Há também a necessidade de comentar sobre as redes sociais – que cada vez mais impactam na decisão dos eleitores e trazem um maior relacionamento com o público – por meio de uma conexão direta. As eleições presidenciais brasileiras de 2022, por sua vez, estão sendo muito marcadas pela presença dos candidatos no mundo digital. Redes sociais como Instagram, Twitter e TikTok são alvos dos políticos para divulgar vídeos e mensagens curtas. O motivo é atingir o público de forma mais fácil e acessível e ajudar na reputação do mesmo. 

Por outro lado, a facilidade do fluxo de informações também trás um lado negativo, as fake news. Dessa forma, uma característica muito forte nas eleições é a desinformação propagadas pelos internautas.

Marketing político em rede
Fonte: Ideia de marketing

Impacto do marketing político nas eleições 

Consequentemente, é inegável o impacto da publicidade nas eleições. A comunicação direta com o eleitorado ajuda na decisão nas urnas, muitos eleitores ficam em dúvida na hora de votar. Por isso, ouvir e buscar informações que se assemelham com suas visões e virtudes influencia diretamente no voto. A falta de conhecimento no sistema político faz com que essas estratégias sejam decisivas. Uma pesquisa quantitativa feita pelo DataSenado indica que apenas 53% dos brasileiros se interessam por política. Dessa forma, muitos se baseiam no que veem e escutam sobre os candidatos.

Como exemplo do marketing político, pode-se citar a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos. A candidatura do ex-presidente dos EUA foi muito marcada pelas estratégias de Inbound Marketing. Apesar do empecilho financeiro apresentado por Obama, as publicidades diretas e a comunicação com o eleitor levaram ao sucesso da eleição do mesmo, se aproximando do público por meio das redes sociais.

Barack Obama em época de eleição
Fonte: Obama White House

E você? Já tinha pensado que por trás das eleições tinham diversas estratégias de marketing? Não perca tempo, se você quer estabelecer estratégias que consigam alavancar o seu negócio, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro e estamos prontos para, juntos, alavancarmos seu negócio!