Skip links

Mix de Marketing: Qual a importância para os ambientes empresariais?

O ambiente empresarial exige estar em constante mudança, uma vez que o mercado necessita se adaptar frequentemente às vontades e necessidades do público. O papel do mix de marketing é justamente prever essas inovações contínuas.


Um planejamento de marketing varia entre negócios ou áreas entretanto, a sua importância para o progresso de qualquer mercado é o mesmo, seja um mercado de biscoitos ou uma empresa multinacional.  O mix de marketing lida desde a concepção do produto, até a forma em que o público irá consumi-lo. Apresentado maneiras de potencializar a satisfação do público final, de forma a fortalecer o seu nível de consumo.

Os pilares do mix marketing no ramo empresarial

O mix de marketing é um conjunto de variáveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. Ao estudar cada um dos aspectos, planejar e executar ações, a empresa fica mais próxima de alcançar seus objetivos de vendas, divulgação e construção de autoridade de marca. Portanto, o conceito dos 4Ps do Marketing são determinantes para o sucesso ou fracasso de qualquer modelo de negócios. 

Os 4Ps do marketing, são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção. 

1) Produto

É o produto que satisfaz as necessidades dos consumidores e oferece benefícios. Ele  lida com os atributos que trazem o diferencial do seu produto ou serviço, garantindo que o público encontre as respostas para os seus anseios ou opte por adquirir ou seu serviço ou produto.

É necessário também compreender as atribuições do seu produto ou serviço. Como a forma em que ele será usado pelo público, características físicas e o nome, afinal ele quem garanta uma completa satisfação por parte dos seus potenciais clientes.

mix de marketing
Fonte: JusBrasil

2) Preço

O processo de precificação é um dos mais importantes, uma vez que o cliente analisa a possibilidade de consumir ou não o produto com base no preço. Aqui, o cliente pesquisa sobre qual empresa lhe oferece a melhor relação de custo-benefício. 

Visando esse problema, cabe ao seu negócio analisar qual a melhor maneira de se chegar ao preço ideal de comercialização do seu produto. Levando sempre em consideração os gastos relacionados à produção, o valor praticado por concorrentes da mesma área, a porcentagem de lucro desejada sobre os custos de produção e o nível econômico do seu público-alvo.

mix de marketing
Fonte: Blog Superrevendedores

3) Praça

Praça se refere aos canais de distribuição e os pontos de venda, sejam eles físicos ou virtuais. É por meio dessa estratégia que você percebe a importância de saber quais os meios de compra que seus clientes utilizam, quais lugares frequentam, etc.

Tendo essas informações você já pode escolher onde abrir seu negócio ou onde expor as estratégias de Out of Home – publicidade em ambiente urbano. Esses dados são muito importantes pois, não adianta você criar um negócio interessante em uma determinada região se o seu público alvo não está lá. 

Para entender melhor, se pergunte:

– Onde seu público costuma procurar por esses serviços?

– Em quais canais de distribuição você anuncia? 

– Em quais destes canais você obtém mais resultado?

– Onde seus concorrentes anunciam?

 Mix de Marketing
Fonte: Medium

4) Promoção

A promoção, aqui, refere-se às estratégias para estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo. Essa estratégia envolve decisões de propaganda, redes sociais, blog e até influenciadores. Isso envolve tanto os canais nos quais a divulgação vai acontecer quanto a mensagem que vai ser transmitida a partir deles, lembrando que a promoção não significa apenas divulgar a sua marca, mas também gerar receita.

Para ter uma boa promoção, a sua empresa pode apostar no Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO. O que vai determinar qual estratégia você vai usar, são as suas personas, o perfil ideal de cliente, por essa razão, definir as personas do negócio é uma etapa essencial da promoção.

Mix de Marketing
Fonte: SentiMonitor

Mas lembre-se: esses 4 P’s do marketing só funcionam com eficiência se for um trabalho em conjunto, com todos os quatro alinhados de maneira correta. Vale ressaltar que se deve efetuar uma pesquisa de mercado antes de começar a vender seu produto. Assim, as chances de sucesso são muito maiores.

Com o Plano de Marketing da ESPM Jr., você vai possuir o conhecimento e as estratégias necessárias para por essas técnicas em prática, para assim, seguir com o seu negócio de forma eficaz. 

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.