Skip links

Movimento Empresa Júnior: Qual o impacto na sociedade?

Movimento Empresa Júnior (MEJ) é uma associação civil sem fins lucrativos composta por estudantes do ensino superior ou técnico que, dentro de empresas juniores, realizam projetos e serviços que contribuem para o desenvolvimento de empreendimentos e, consequentemente, do país.

Movimento Empresa Júnior
Fonte: Brasil Júnior

Propósito do Movimento Empresa Júnior

O MEJ tem como missão formar, por meio da vivência empresarial mencionada acima, empreendedores mais comprometidos e capazes de transformar o Brasil, já que, uma vez atuantes em empresas juniores:

  • Os estudantes se sentem mais preparados para ingressar no mercado de trabalho.
  • Desenvolvem habilidades comportamentais como gestão de tempo, oratória, resolução de problemas, entre outras questões enfrentadas no dia a dia empresarial.
  • Aliam ensinamentos teóricos à aplicação prática executando projetos para clientes reais, aperfeiçoando e se aprofundando em conhecimentos técnicos.
  • Se tornam protagonistas, dada a autonomia de uma empresa júnior que é composta por alunos que precisam tomar decisões importantes.
  • Acreditam em um país: 
  1. Empreendedor: crença no inconformismo e na inovação para a realização de sonhos e projetos.
  2. Colaborativo: jovens de todo o Brasil se conectando e trabalhando em cooperação para causar pequenas transformações.
  3. Competitivo: a busca pela melhoria, por governos melhores, universidades melhores e empresas melhores.
  4. Ético: relações pautadas no compromisso com a verdade e a existência do Portal da Transparência – onde todos têm acesso a dados da organização.
  5. Educador: crença que a educação empodera pessoas para a realização de mudanças necessárias.

O Impactando o mercado

Além disso, desde 2010 o Movimento Empresa Júnior já impactou mais de R$70.000.000,00 na economia do Brasil, valor esse que é integralmente reinvestido na educação dos estudantes de universidades públicas e privadas, através da mantença de empresas juniores, de cursos, workshops, eventos estudantis, encontros com grandes empresas, entre outras iniciativas educacionais. 

Movimento Empresa Júnior
Fonte: Brasil Júnior

Assim, empresas juniores fornecem uma vivência empresarial para seus membros que adquirem grandes responsabilidades e, consequentemente, ganham maior experiência e aptidões técnicas e comportamentais, se tornando profissionais mais maduros e transformados, prontos para se comprometerem com o desenvolvimento do Brasil.

Por fim, em um cenário de pandemia, o impacto do Movimento Empresa Júnior se mostrou extremamente importante por conectar empresários juniores a empreendedores que precisam alavancar seus negócios e, por um bom custo benefício, contratam as diversas soluções oferecidas por empresas juniores – sejam elas de marketing, química, engenharia, entre outras.

O MEJ impacta a vida de estudantes, de empreendedores, da sociedade e impacta o futuro do nosso país! Para conhecer mais acesse o site Brasil Júnior. E para conhecer a ESPM Jr. – consultoria de marketing que integra o Movimento Empresa Júnior – acesse nossa página e entre em contato.