Skip links

Negócio estagnado: por que a sua empresa perde clientes?

Alavancar seu negocio de forma constante é essencial. Sendo assim, entenda o porque do seu negócio estagnado fazer você perder clientes!

Descontrole no planejamento, no atendimento e na equipe, podem estagnar o seu negócio e consequentemente, fazer com que você perca seus clientes. A principal razão para esse erro não é falta de entusiasmo, mas sim de conhecimento. É preciso contar com estratégias consistentes, desse modo, grandes resultados podem ser conquistados.

Conforme o Sebrae, apenas 58% das micro e pequenas empresas sobrevivem depois de dois anos. Parte disso ocorre por conta do negócio estagnado, uma vez que os concorrentes implementam novas estratégias e criam diferenciais para aumentar suas participações no mercado com o passar do tempo. 

Por isso, segue algumas dicas de como não permitir a estagnação do seu negócio e evitar a perda de clientes: 

negócio estagnado
Fonte:

Conheça bem o seu público

Você provavelmente não pesquisou a fundo sobre o público que você deve atingir. Você precisa saber qual é o perfil do seu consumidor e quais são as suas vontades. Além de conhecer aspectos como idade, gênero e localização, você deverá pesquisar suas necessidades, problemas e comportamento.

Essas informações permitem que o seu negócio não esteja mais estagnado e que você crie táticas especializadas, para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Existem várias formas de descobrir e entender o seu público alvo, como gerar personas, pesquisas quantitativas ou qualitativas. 

Desenvolva um diferencial competitivo

Existem certas qualidades que podem agregar mais valor ao seu público e justificar um preço mais elevado, como entregas pontuais, bom atendimento e produtos exclusivos. Com isso, essas qualidades podem se tornar o seu diferencial competitivo, portanto estude as necessidades dos clientes, veja quais são os diferenciais dos seus concorrentes e desenvolva um próprio para sua empresa. 

Vale lembrar que um diferencial competitivo só é válido quando os consumidores percebem esse valor. Entregar um diferencial para o cliente ajuda a construir uma identidade mais clara de sua loja na mente das pessoas. 

Ademais, o diferencial competitivo da sua empresa é o que vai ajudar a firmar o seu nome no mercado, dessa forma, é possível ganhar ainda mais reconhecimento e credibilidade. Ser referência no mercado em que atua é a melhor forma de atrair clientes e mantê-los ativos.

negócio estagnado
Fonte: DomusPetra

Negócio estagnado? Invista em Marketing Digital

O negócio estagnado precisa, através de estratégias de Marketing Digital, promover os seus produtos ou serviços em plataformas diversificadas, como em Redes Sociais e E-mail Marketing.  Seu diferencial é a capacidade de mensurar resultados em tempo real. Isso ajuda a personalizar suas ações e alavancar a sua empresa de forma contínua.

O marketing digital ajuda a empresa a se tornar uma referência no segmento em que atua. Através da criação de um conteúdo de qualidade, uma marca pode se posicionar como uma autoridade no assunto e aumentar as suas chances de conquistar clientes potenciais. Segundo a Nielsen, quase 70% das decisões de compra são tomadas antes mesmo do cliente conversar com a sua empresa. 

Atitudes que deixam o negócio estagnado?

Agora que você entendeu um pouco sobre os pontos principais para alavancar o seu negócio, que tal entender quais atitudes podem prejudicar o crescimento da empresa?

Ser resistente às mudanças é um fator determinante para o futuro do seu negócio, tenha a mente aberta para mudar seus serviços ou produtos. Importante ressaltar que, deixar de se atualizar e negligenciar seus consumidores podem acabar estagnando a sua empresa, por isso preste sempre bastante atenção às mudanças do comportamento dele. Se você perceber que o seu produto não está vendendo tanto quanto antes, pode ser que a necessidade do seu comprador tenha mudado

Após termos levantado esses pontos, fica claro que boas estratégias não são a única resposta para um business de sucesso. Para crescer e se destacar no mercado atual, é necessário uma ação coletiva de diversas áreas do serviço que sua empresa presta. Por isso, não só é necessário ter uma mente aberta como também é preciso estar atualizado e atento para as novas tendências do mercado. Seguindo essas dicas, uma empresa tem mais facilidade de se estabelecer no seu nicho sem estagnar suas vendas. Levando não só a mais lucro, mas como uma melhor integração entre os setores que compõem sua  empresa.