Skip links

Netflix: Por que não param de lançar tantos filmes e séries?

A Netflix, que surgiu como um serviço de entrega de DVD’s em 1997, sempre transpareceu muita capacidade de engrandecimento. Atualmente, dispõe de um modelo que funciona com produtos – séries, filmes, documentários, shows – disponíveis a todo o momento. Nela, o cliente consome esses produtos pagando um valor fixo mensal. Assim, revolucionou a indústria de locadoras de vídeos de forma global, com seu modelo online via streaming

A relevância deste tema deriva do alto desenvolvimento de negócios no panorama digital. Com isso, vale destacar a empresa Netflix como uma das principais plataformas por demanda da internet. 

Aplicativo da Netflix
Fonte: Fala Universidades 

Muitos produtos de pouco impacto 

A enorme empresa de streaming e entretenimento trabalha com um vasto portfólio de títulos para satisfazer a demanda de diversos segmentos de clientes, com gostos diferenciados. Porém, por sua vez, não conta com marcas de peso como Marvel, Disney e Star Wars, por exemplo. Dessa forma, segue o modelo Cauda Longa, uma vez que não confere apenas hits e sucessos, mas sim todos os tipos de programação. Quanto mais conteúdo a Netflix produz, mais assinantes atraem, e retêm os já existentes em todo o mundo. 

Modelo de negócio da Netflix 

Seu modelo de negócio é chamado de All you can eat, que traduzido para o português significa “Tudo o que você pode comer” ou Buffet livre. Ele funciona ao permitir que usuários consumam os produtos da plataforma a qualquer hora, pagando um preço fixo. 

Ademais, a Netflix também se caracteriza como um modelo disruptivo, visto que quebrou paradigmas com a utilização da simplicidade, acessibilidade e conveniência para introduzir-se em um mercado comum. O resultado? Atos lucros, muitos clientes e eficiência de assistência. 

Canais de comunicação 

É por meio da internet que a Netflix disponibiliza toda a sua plataforma de conteúdo. Com isso, a divulgação de lançamentos e novidades da empresa não poderia ser anunciada de outra forma além da comunicação pela tecnologia. No perfil do Twitter oficial da organização, por exemplo, os administradores sempre postam uma lista de lançamentos uma semana antes de estrearem. Fazem isso para que o público se atente e espere pelo dia ansiosamente. 

Lançamentos Netflix 2022
Fonte: Twitter oficial da Netflix

Como a Netflix fideliza seus clientes 

A provedora global de filmes e séries via streaming entendeu a necessidade de ter consumidores fidelizados. Há companhias, como a Netflix, que utilizam informações coletadas diariamente de clientes para uso estratégico e lucrativo. Com sua alta inteligência de mercado, baseada em estudos de hábitos de consumo mensuráveis, concede produtos e serviços de excelência. 

É inquestionável a tamanha concorrência entre serviços de streaming de vídeos. Desse modo, a remoção de alguns títulos do catálogo virtual é constante, em razão da licença de conteúdos de outras marcas e contratos. Dessa maneira, para que a companhia mantenha seu espaço na rotina das pessoas, terá que continuar inovando com produtos e marketing continuamente, objetivando que a experiência do usuário seja cada vez melhor. 

E você, já faz uso de estratégias revolucionárias na sua empresa? Não perca tempo, faça como a Netflix e guie seu negócio visando técnicas de marketing transformadoras para alavancar o seu empreendimento. Entre em contato conosco e agende a sua reunião com a ESPM Jr., a empresa júnior mais conceituada com foco em marketing do Rio de Janeiro.