Skip links

O poder dos cardápios digitais em lojas físicas e online

Sem dúvidas, o mundo se torna mais tecnológico a cada dia, e lojas físicas e online precisam se adaptar a toda essa demanda digital. Com isso, chegou os cardápios digitais!

Nesse viés, deixando os cardápios de mesa e de papel de lado, os cardápios digitais já fazem parte de inúmeros estabelecimentos, sendo uma ferramenta extremamente poderosa para eles, devido a sua eficiência e praticidade. Saiba mais sobre o poder deles a seguir!

Cardápios digitais
Fonte: GR Gestão de Restaurantes

Mas o que são cardápios digitais?

O cardápio digital é uma adaptação tecnológica dos cardápios tradicionais. Existem alguns tipos deles, e inúmeros estabelecimentos já utilizavam alguns desses modelos há alguns anos, mas em 2020 eles ficaram ainda mais populares!

As lojas online passaram a utilizá-los principalmente devido aos aplicativos de delivery, porém também é possível hospedá-los em alguma plataforma e fazer divulgação dos cardápios digitais em suas redes sociais. 

Além da eficiência e praticidade desse modelo de cardápios, existe uma elevação no relacionamento com cliente, afinal, quando se faz uso deles, a transparência de valores da marca e a possibilidade de mostrar as opções mais populares como primeira opção, por exemplo,  dão um conforto maior para os clientes.

Qual é o melhor modelo de cardápio digital para minha loja?

Existem alguns modelos de cardápios digitais, abaixo serão mostrados quais são eles, assim você pode descobrir qual é o melhor para a sua loja, sendo ela online ou física. Além disso, para saber qual é o mais adequado para sua loja, você precisa entender seus consumidores, os perfis e os gostos deles, tudo isso importa na hora da escolha do melhor cardápio!

1. Board Menu

Esses são clássicos em fast foods! Utilizados somente para exposição de preços e algumas fotos dos alimentos vendidos naquele estabelecimento, não ficam tão próximos dos clientes, geralmente ficam pendurados na parede, visto que seu intuito é somente mostrar as variadas opções vendidas naquele local.

Cardápios digitais
Fonte: menuboard.com.br

Não há uma regra de qual tipo de loja deve utilizá-lo – contanto que sejam lojas físicas -, mas em sua maioria, são os fast foods que realmente fazem uso desse modelo de cardápio digital.

2. Quiosques táteis como cardápios digitais

Facilitam a escolha do pedido e a realização do pagamento e também são muito utilizados por fast foods. Apesar de normalmente serem utilizados por essas redes, lojas, casas de show, teatros e restaurantes, por exemplo, podem passar a utilizá-los.

Entretanto, nesse caso,a utilização seria para que os clientes pudessem reservar suas próprias mesas e até mesmo o local que desejam se acomodar – diferentemente dos fast foods, que utilizam somente para que seu público peça e pague o lanche desejado. Essa utilização é inovadora e facilitaria o trabalho, por exemplo, de hostess.

Cardápios digitais
Fonte: NiT

3. Cardápio digital online

Esse modelo de cardápio digital é muito comum para lojas online que não possuem budget para investir em delivery de aplicativos, mas que desejam colocar seus produtos em um cardápio digital, a fim de que seus clientes tenham acesso.

Cardápios digitais

Utilizando essa ferramenta, fotos, valores e até mesmo os ingredientes utilizados para que o produto seja feito podem ser divulgados, sendo assim uma ótima oportunidade para quem gostaria de transformar sua loja física em online.

4. QR Code menu

Esse formato de cardápio digital se populariza cada dia mais, principalmente após a pandemia do Covid 19.

Ele pode ser integrado ao sistema, como já visto acima, ou só existirem em diversos pontos de um evento, por exemplo, para se divulgarem as opções de petiscos e bebidas vendidas no local.

Não há uma era de onde usá-lo, mas sua praticidade é algo a se destacar, e, para que o mesmo funcione, precisa-se somente hospedar o cardápio em algum site, como o próprio do estabelecimento, e divulgá-lo em formato de QR code.

Cardápios digitais
Fonte: Sebrae Respostas

Ou seja, desde mesas de restaurantes, bares de festas e lojas de doces, eles fazem sucesso! A facilidade de poder acessá-lo utilizando somente um smartphone e sem gastos adicionais de impressão são fatores poderosíssimos para a adesão do formato de utilização do cardápio digital.

Por que os cardápios digitais são tão poderosos?

Bom, para que você entenda esse poder, algumas vantagens dos cardápios digitais são:

  • Facilidade de acesso e visualização de produtos para os consumidores;
  • Maior interesse por parte dos clientes, visto que a curiosidade dos mesmos é suprida;
  • Maior rapidez na escolha do pedido;
  • Flexibilidade para renovar ou adaptar o cardápio até mesmo para outro idioma;
  • Agilidade no pagamento;
  • É uma opção mais sustentável.

Sabendo de todos esses poderes e o quanto sua vantagem competitiva na era digital aumenta utilizando eles, ficou fácil saber se vale a pena investir em cardápios digitais, não é?E lembre-se: para implementá-los em suas lojas, existem freelancers que ajudam na produção, e empresas que fazem todo o serviço, ou somente fornecem a tecnologia necessária para a implementação deles.

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.