O que é Inbound Marketing e sua importância?

Já parou para pensar como seria se as pessoas certas viessem atrás do seu negócio, ou melhor, se estivessem interesse em escutar as soluções que a sua empresa tem a oferecer? Essa é a função da estratégia conhecida como Inbound Marketing, ou seja, atrair a pessoa exata e transformá-la em cliente

Após a leitura desse artigo, será possível compreender os seguintes tópicos: 

  • O conceito de Inbound Marketing;
  • Qual a sua importância?;
  • Os 5 pilares do Inbound Marketing;
  •  Exemplo de um case de sucesso: Coca-Cola. 

O conceito de Inbound Marketing 

O Inbound Marketing, também conhecido como ‘Marketing de atração’, consiste em atrair a atenção dos consumidores por meio de um conteúdo útil e relevante, a fim de conquistar novos clientes. 

Além disso, tal estratégia possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, criação de produtos personalizados para o seu cliente e SEO estratégias para melhorar o posicionamento de um site ou página – e Estratégias em Redes Sociais

Qual a sua importância?

O Inbound Marketing é hoje uma das estratégias mais utilizadas por empresas de diversos segmentos que buscam aumentar a sua presença no meio online

Além de solidificar a imagem da sua empresa no mercado, essa estratégia permite aumentar as vendas ou a sua base de clientes. Segundo dados do Demand Metric, o Marketing de Atração é capaz de atrair até 3 vezes mais leads com um custo até 62% menor. Ou seja, o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma alternativa mais barata e eficiente quando comparado ao Outbound Marketing, que é o uso massivo da prospecção passiva, buscando possíveis leads por meio de pesquisa e contato direto. Além disso, não tem o objetivo de criar um interesse genuíno desse lead pela empresa. 

Ademais, o Inbound Marketing também é importante para o aumento das taxas de conversão da sua empresa. Em outras palavras, significa aumentar o número de usuários cadastrados ou o número de vendas geradas. Tudo isso graças a um conteúdo de qualidade e que faz a diferença no dia a dia dos usuários.

Os 5 pilares do Inbound Marketing

No intuito de atrair o maior número de clientes, é necessário que a sua empresa por meio dessa estratégia de marketing, aplique os 5 pilares do Inbound Marketing:

  •  Atrair: produzir e compartilhar conteúdos de qualidade;
  • Converter: fornecimento de informações importantes como e-mail e contato telefônico, em troca de um conteúdo produzido pela sua empresa como ebooks, podcasts;
  • Relacionar: identificar quais são os seus leads qualificados, aquele que apresenta interesse de compra;
  • Vender: a partir do interesse de consumo, deve transformá-lo em seu cliente, induzi-lo a realizar a compra;
  • Analisar: analisar os resultados de suas estratégias para identificar a eficácia.

Case de Sucesso: Coca-Cola


A Coca-Cola possui uma revista digital chamada Coca-Cola Journey, aborda  assuntos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente através dos artigos.

A empresa de refrigerantes utiliza o Inbound Marketing em sua plataforma, a fim de conseguir utilizar seus conteúdos para atrair usuários por meio das Landing Pages, página de captura de leads, onde coleta dados do possível cliente em troca de um E-book, diagnóstico gratuito e etc. Ou seja, é uma ferramenta utilizada a fim de converter visitantes em leads. A partir disso, dá-se início às ações de e-mail marketing, podendo nutrir os leads com conteúdos, podcasts até se tornarem clientes.

Fonte: Coca-Cola Journey

Após os fatos apresentados durante o artigo, conclui-se que a estratégia de Inbound Marketing, ou Marketing de atração, possui uma grande importância para alavancar o sucesso de sua empresa no meio digital.

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.