Skip links

O que é Inbound Marketing e sua importância?

Já parou para pensar como seria se as pessoas certas viessem atrás do seu negócio, ou melhor, se estivessem interesse em escutar as soluções que a sua empresa tem a oferecer? Essa é a função da estratégia conhecida como Inbound Marketing, ou seja, atrair a pessoa exata e transformá-la em cliente

Após a leitura desse artigo, será possível compreender os seguintes tópicos: 

  • O conceito de Inbound Marketing;
  • Qual a sua importância?;
  • Os 5 pilares do Inbound Marketing;
  •  Exemplo de um case de sucesso: Coca-Cola. 

O conceito de Inbound Marketing 

O Inbound Marketing, também conhecido como ‘Marketing de atração’, consiste em atrair a atenção dos consumidores por meio de um conteúdo útil e relevante, a fim de conquistar novos clientes. 

Além disso, tal estratégia possibilita a conexão com o público-alvo por meio dos pilares: Marketing de Conteúdo, criação de produtos personalizados para o seu cliente e SEO estratégias para melhorar o posicionamento de um site ou página – e Estratégias em Redes Sociais

Qual a sua importância?

O Inbound Marketing é hoje uma das estratégias mais utilizadas por empresas de diversos segmentos que buscam aumentar a sua presença no meio online

Além de solidificar a imagem da sua empresa no mercado, essa estratégia permite aumentar as vendas ou a sua base de clientes. Segundo dados do Demand Metric, o Marketing de Atração é capaz de atrair até 3 vezes mais leads com um custo até 62% menor. Ou seja, o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é uma alternativa mais barata e eficiente quando comparado ao Outbound Marketing, que é o uso massivo da prospecção passiva, buscando possíveis leads por meio de pesquisa e contato direto. Além disso, não tem o objetivo de criar um interesse genuíno desse lead pela empresa. 

Ademais, o Inbound Marketing também é importante para o aumento das taxas de conversão da sua empresa. Em outras palavras, significa aumentar o número de usuários cadastrados ou o número de vendas geradas. Tudo isso graças a um conteúdo de qualidade e que faz a diferença no dia a dia dos usuários.

Os 5 pilares do Inbound Marketing

No intuito de atrair o maior número de clientes, é necessário que a sua empresa por meio dessa estratégia de marketing, aplique os 5 pilares do Inbound Marketing:

  •  Atrair: produzir e compartilhar conteúdos de qualidade;
  • Converter: fornecimento de informações importantes como e-mail e contato telefônico, em troca de um conteúdo produzido pela sua empresa como ebooks, podcasts;
  • Relacionar: identificar quais são os seus leads qualificados, aquele que apresenta interesse de compra;
  • Vender: a partir do interesse de consumo, deve transformá-lo em seu cliente, induzi-lo a realizar a compra;
  • Analisar: analisar os resultados de suas estratégias para identificar a eficácia.

Case de Sucesso: Coca-Cola


A Coca-Cola possui uma revista digital chamada Coca-Cola Journey, aborda  assuntos relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente através dos artigos.

A empresa de refrigerantes utiliza o Inbound Marketing em sua plataforma, a fim de conseguir utilizar seus conteúdos para atrair usuários por meio das Landing Pages, página de captura de leads, onde coleta dados do possível cliente em troca de um E-book, diagnóstico gratuito e etc. Ou seja, é uma ferramenta utilizada a fim de converter visitantes em leads. A partir disso, dá-se início às ações de e-mail marketing, podendo nutrir os leads com conteúdos, podcasts até se tornarem clientes.

Fonte: Coca-Cola Journey

Após os fatos apresentados durante o artigo, conclui-se que a estratégia de Inbound Marketing, ou Marketing de atração, possui uma grande importância para alavancar o sucesso de sua empresa no meio digital.

Fale com a gente!

Preencha o Formulário e nossa equipe comercial entra em contato com você! A Espm Jr ajuda o seu negócio a ficar conectado e sempre faturando mais.

Somos a mais conceituada empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro.