O que é marketing de conteúdo?

Entenda o que é marketing de conteúdo e saiba como usar essa ferramenta a seu favor!

Sabe-se que um dos maiores objetivos de todas as empresas é lucrar, e para alcançá-lo existem inúmeros caminhos e estratégias de marketing tomadas por grandes empresas, uma delas é investir no chamado marketing de conteúdo.

Marketing é um termo que ouvimos frequentemente e sabemos do que se trata. Não sabemos?! Bom, caso nem todos saibam, deixemos que “O Pai do Marketing”, Philip Kotler, – estudioso da área de economia e principalmente da área de marketing – explique: “marketing é o processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”.

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que se baseia no processo de criar e compartilhar conteúdos personalizados para os seus clientes através de e-mail marketing, posts em blogs, e-ebooks, newsletters, posts em redes sociais, vídeos, entre outros formatos. Essa ferramenta gera credibilidade por mostrar que a empresa que está compartilhando determinado conteúdo é autoridade no assunto e que dispõe de conhecimentos para transmitir; a ferramenta também tem o poder de atrair visitantes, aumentar as vendas e de fidelizar clientes que enxergam valor no conteúdo que está sendo oferecido.

Ilustração Marketing de Conteúdo

Essa estratégia de atração de clientes, que consiste na disponibilização de materiais relevantes para potenciais consumidores, se mostra importante por fazer com que as pessoas conheçam a marca, passem a confiar nela e ainda gera uma simpatia e aproximação pela marca que está oferecendo um conteúdo de valor, muitas vezes de forma gratuita.

Entretanto, para entregar um conteúdo que seja realmente relevante para o seu público-alvo, é preciso seguir algumas dicas:

Conheça o seu público-alvo

Você só será capaz de criar um conteúdo que clarifique os problemas do seu público-alvo e o caminho a ser tomado por ele se você realmente conhecê-lo. Conhecendo-o a fundo você poderá constatar quais são os problemas identificados por ele e quais soluções ele precisa. E é aí que você entra! Oferecendo um material rico que conduza-o para a resolução do seu problema! 

Uma forma de entender e tangibilizar com precisão o seu público-alvo é criando uma persona, que é uma representação fictícia do cliente ideal para o seu negócio.

Ela é criada a partir de dados reais sobre as percepções, as características, o comportamentos, as demandas, os fatores pessoais, entre outros aspectos dos clientes.

A persona é uma excelente ferramenta para guiar a elaboração de um conteúdo!

Se baseie no funil de vendas 

O chamado funil de vendas se refere a toda jornada de compra de um cliente e é composto por etapas em que este cliente está situado: 

> topo do funil: é o estágio inicial onde o consumidor ainda está buscando informações e descobrindo a sua dor. Ofereça conteúdos que o ajude a identificar o problema;

> meio do funil: etapa onde o leitor já conhece o seu problema e está considerando as soluções. Forneça dicas de como ele pode resolver o problema já identificado e vá ganhando a confiança dele;

> fundo do funil: estágio onde o leitor constata que necessita de ajuda para resolver o seu problema e escolhe quem o ajudará, logo, gere conteúdos mostrando que a sua empresa é a melhor escolha!

Através dessa ferramenta você identifica em qual etapa do funil o seu leitor está e, por conseguinte, é capaz de auxiliá-lo por meio de um conteúdo ideal para ele de acordo com a etapa em que ele está situado. 

Mantenha uma frequência de publicações

É importante que você publique conteúdos relevantes com frequência e com determinada constância. Uma estratégia de marketing de conteúdo exige um fluxo constante de propagação de informações. Quando o consumidor pensar em um problema, ele precisa imediatamente se lembrar de você! Que é você quem está sempre entregando soluções, seja através do seu conteúdo relevante, do seu serviço ou do seu produto oferecido!

Não foque em vender

Sabemos que o que toda empresa quer – e precisa – é lucrar. Existe uma grande preocupação em vender. Mas é preciso entender que vender inclui todo um processo de compra, é um caminho a ser percorrido. 

Ao compartilhar conteúdo relevante você estará oferecendo um benefício para o leitor, seja a resolução de um problema, o ensinamento de algo ou o esclarecimento de uma dúvida. Neste caso, a venda será apenas uma consequência desse processo, desse caminho em que você envolveu o leitor.

Faça benchmarking

Ou seja, estude a concorrência! Analise se a concorrência entrega valor para os clientes através desse compartilhamento de conteúdos relevantes, se sim, identifique as forças dela, ou seja, identifique qual aspecto positivo da concorrência vale a pena se inspirar e aplicar na sua empresa e analise também as fraquezas da mesma, que são os pontos negativos onde a concorrência está pecando e que você pode se destacar! Fazendo isso e seguindo as outras dicas, você poderá entregar a melhor versão de um conteúdo de qualidade! E lembre-se: se o cliente gostar do que leu, ele irá compartilhar com outros.

Além de saber como aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa e quais cuidados devem ser tomados para que a estratégia seja eficaz, é importante conhecer algumas das muitas vantagens oferecidas pela ferramenta:

  • Oferecendo um conteúdo de qualidade você fornece às pessoas informações e orientações para facilitar a decisão de compra delas. E se foi você quem a auxiliou nessa decisão de compra, provavelmente ela te escolherá para fechar negócio!
  • Seu site passará a ser mais acessado por visitantes que se sentirão atraídos pelo seu conteúdo. Desta forma, sua marca será mais reconhecida, assim como seu produto ou serviço. E pessoas são mais propensas a comprar de marcas que já conhecem!
     
  • Ajuda na geração de leads! Ou seja, contribui na captação de contatos de possíveis clientes qualificados para a sua empresa.
  • Um conteúdo de qualidade oferecido gratuitamente cria uma humanização e os consumidores tendem a simpatizar e a se aproximar da sua marca.
  • Gera vendas visto que a produção de conteúdo direciona os leads por todo o processo de compra e os prepara para a tomada de decisão.
  • Torna o investimento em marketing mais acessível por reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Ou seja, investir em marketing de conteúdo é mais barato do que investir no marketing tradicional e mídias pagas.

Agora que você entendeu o que é marketing de conteúdo – e tenho certeza de que está convencido da importância dessa ferramenta para o seu negócio – já pode começar a escrever! 

Escolha quando publicar, em qual canal publicar, o formato ideal, a persona e o objetivo que se pretende atingir e mãos à obra! Um marketing de conteúdo quando devidamente realizado leva a resultados promissores!

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.