Skip links

Omnichannel: Saiba tudo sobre essa poderosa tendência

Cada vez mais o consumidor sente a necessidade de integrar o online e offline na sua vida. O que você ainda não sabe é que existe uma estratégia que busca fazer exatamente isso! Tornando ainda melhor a experiência do cliente, o melhor dos dois mundos ficam presentes na sua jornada de compra. Vem saber mais sobre Omnichannel!

O que é Omnichannel?

É a estratégia que se tornou uma tendência por atender a necessidade do atual consumidor: integrar o virtual e o físico em sua jornada de compra! Nesse sentido, essa estratégia utiliza mais de um meio de comunicação simultaneamente.

Ou seja, sabe quando você quer comprar uma roupa, mas quer saber se vai ter na sua loja preferida para ir até ela? Então, o “omnichannel” te permite entrar no aplicativo, por exemplo, da loja, procurar o que deseja e após isso, ir até a mesma experimentar. A compra, por sua vez, pode ser feita tanto no formato online como offline. Não é demais?!

Modelo Omnichannel no dia a dia
Fonte: Nerdweb

Uma pesquisa da Criteo, de 2021, afirma que, apesar do sucesso inegociável dos e-commerces e as restrições devido ao coronavírus, as compras em lojas físicas tiveram um aumento de 20%! Nessa perspectiva, o que é notório é o grande apego do público ao modelo convencional, mas a necessidade da praticidade do digital de forma integrada. Essarealidade é reforçada durante a pesquisa da NewVoiceMedia, que aponta que “60% dos consumidores mudam o canal de atendimento durante o processo de compra.”

Benefícios do Omnichannel

Devido a clara demanda por esse modelo, seu principal benefício, de fato, é a satisfação dos consumidores 3.0. Ademais, abaixo são citadas mais vantagens do modelo – que é uma tendência – Omnichannel:

  • Maior chance de conversão! A grande disponibilidade de informação e atendimento deixam o consumidor deslumbrado. Assim, a chance de compra se eleva.
  • Mais vendas! Segundo a IDC Retail Insights, compradores omnichannel, costumam gastar de 15% a 30% a mais do que no modelo tradicional.
  • Facilidade para pós-venda e fidelização! O cliente geralmente terá uma conta vinculada ao app, ou seja, no processo de compra, sua loja terá mais facilidade para atendê-lo após a venda.
Poderosa tendência Omnichannel
Fonte: OneFlow

Ela possui lado negativo?

Não é necessariamente um lado negativo, mas assim como possui inúmeros benefícios, também possui dificuldades para ser aplicado da forma certa. Ele é referente a dificuldade encontrada por empresas para aderirem ao método Omnichannel. Alguns desafios são:

  • Conhecer extremamente bem a persona da sua empresa;
  • Fazer inúmeros testes até que o modelo se adeque;
  • Acompanhamento profundo dos setores da empresa. O omnichannel está em constante evolução;
  • Atingir a expectativa dos consumidores.

Você já conhecia essa tendência do marketing? Não perca tempo, se você quer saber mais sobre como aplicar o marketing e alavancar o seu negócio, entre em contato conosco! Somos a ESPM Jr., a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro.