Os maiores empreendedores do Brasil e suas trajetórias

Já parou para pensar em ser um empreendedor? Nesse artigo iremos conhecer e aprender um pouco com os três maiores empreendedores do Brasil, para você conseguir se inspirar e conseguir tirar seus sonhos do papel!

1. Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano é uma das maiores empreendedoras brasileiras, uma das maiores empresárias do país, dona da rede de lojas de varejo Magazine Luiza

História

A bilionária, formada em Direito em 1972, começou a trabalhar na loja desde os 12 anos, porém passou por diversos setores antes de assumir uma posição de liderança.

Em meados dos anos 1990, Luiza deu início ao primeiro formato de venda eletrônica no país, tornando a Magazine Luiza um dos maiores representantes do e-commerce nacional. Ao decorrer dos anos seguintes, a empresa inaugurou mais lojas em todas as regiões do Brasil. Em 2016, passou seu cargo de CEO da Magazine Luiza para seu filho Frederico Trajano.

Ensinamentos

  1. Não tenha medo de errar

Em entrevista com a Globo News, Luiza Trajano diz: “Eu não tenho o compromisso de acertar sempre, eu tenho o compromisso de não errar a mesma coisa duas vezes. Portanto, para a empresária, erros irão ser cometidos inevitavelmente, com isso, cabe a um bom empreendedor não ser abalado frente a eles, obtenha novos ensinamentos a partir disso e evite cometer esses erros novamente.

  1. Tenha “capacidade fuçativa”

Ao dar dicas  de empreendedorismo, Luiza Trajano faz o constante uso do termo “capacidade fuçativa”. A partir dele, ela destaca a importância de estarmos sempre em busca de novos conhecimentos. Não espere a informação vir até você, corra atrás dela! Busque sempre aprender, faça cursos novos, leia livros, e acima de tudo faça perguntas

Acompanhe Luiza pelo seu instagram! Lá ela frequentemente dá suas dicas de sucesso!

2. Abilio Diniz

Abilio dos Santos Diniz é um empresário brasileiro, um dos maiores empresários do país e responsável pelo sucesso dos mercados Pão de Açúcar.

História

Abilio Diniz, aos 20 anos, abriu uma loja de supermercado por sugestão do seu pai. Essa foi a primeira unidade do que viria a se tornar a maior rede varejista do Brasil, o grupo Pão de Açúcar. 

Eventualmente, o Pão de Açúcar passou a expandir por meio da compra de concorrentes, estratégia amplamente adotada por empreendedores ao redor do mundo. Em 2009, o grupo se tornou ainda mais sólido com a compra da rede Ponto Frio, associação com a rede Casas Bahia e controle acionário do Carrefour.

Ensinamentos

  1. Foque no planejamento

Abilio diz que cerca de 30% das pequenas empresas fecham no primeiro ano. Para garantir o lucro da sua empresa, ele aconselha que tudo seja estruturado e bem planejado antes da abertura da empresa, como a definição de qual serviço vai oferecer e quais são seus diferenciais.

Fique por dentro de todas as dicas de empreendedorismo no canal do Youtube do Abilio Diniz!

3. Alexandre Costa

Alexandre Costa é um dos maiores empreendedores brasileiros e é fundador e CEO da Cacau Show, nomeada a maior rede de chocolates finos do mundo em 2008.

História

Aos 17 anos, Alexandre resolveu vender ovos de páscoa, conseguiu fechar dois mil pedidos de ovos, entretanto, seu fornecedor não conseguiria realizar tantos pedidos. Dessa forma, Alexandre decidiu fazer os pedidos por conta própria.  

A partir do lucro da sua primeira encomenda, Alexandre investiu na Cacau Show, que, com catálogos de vendas e uma equipe maior, começou a adquirir a forma que possui atualmente. Ao longo dos anos seguintes, a empresa passou a utilizar sistema de franquias e, eventualmente, se consolidou como a principal do setor de chocolates finos.

Ensinamentos

  1. Atenção aos objetivos macros e micros

“Eu gosto muito dessa comparação entre o microscópio e o telescópio, eu acho que é muito importante o empreendedor ter foco nos detalhes mas sem esquecer de cuidar da questão estratégica de longo prazo” diz Alexandre Costa em palestra da Endeavor em 2012, enfatizando o equilíbrio entre as ações operacionais e estratégicas.

Dica Júnior: Leia também nosso artigo 5 sinais de que você está pronto para empreender!

Gostou de descobrir os maiores empreendedores do Brasil? Está na hora de entrar no mundo dos negócios e virar um case de sucesso!

Entre em contato com a maior empresa júnior com foco em marketing do Rio de Janeiro e agende um diagnóstico gratuito para que nós possamos te ajudar a colocar o seu plano em prática. E boa sorte nessa jornada! Clique aqui.

Artigo escrito por:

Gostou desse artigo? Compartilhe.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on email
Email
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on telegram
Telegram

Artigos relacionados

DIAGNÓSTICO GRATUITO

Solicite GRATUITAMENTE um diagnóstico para sua empresa.

O PODER DOS GATILHOS MENTAIS NAS VENDAS

Inscreva-se para baixar o nosso ebook!

GRÁTIS

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossa Política de Privacidade.