Skip links

Pesquisa de mercado: Entenda seu público-alvo com a ESPM Jr.

A pesquisa de mercado, assim como outras análises prévias de dados são algumas das formas mais eficazes para entender a natureza e o comportamento de um consumidor ou mercado, reduzindo assim, a margem de erro nas ações tomadas pelo empreendedor e sua equipe. 

Atualmente, por mais que estejamos vivendo em um mundo no qual as informações estão disponíveis de forma mais rápida e prática, nem sempre o que se lê por aí, é  totalmente confiável. No mundo dos negócios, muitas das vezes o que é visto online pode acabar influenciando em qualquer tipo de decisão relacionada ao empreendimento. 

O que é pesquisa de mercado? 

A pesquisa de mercado, nada mais é do que uma ferramenta utilizada para entender a realidade de um mercado, aumentando assim as chances de assertividade nas decisões tomadas dentro de um negócio.

Em suma, é uma maneira de coletar dados e informações necessários para auxiliar uma empresa a tomar decisões mais seguras. Esses dados podem conter características demográficas, geográficas, comportamentais, hábitos de consumo, bem como ajudar no levantamentos de benchmarking de empresas de diferentes setores.

Quanto custa contratar empresas de pesquisa de mercado? Vale a pena? | Blog  do Educamundo
Fonte: EducaMundo

Pesquisa Quantitativa X Pesquisa Qualitativa

Pesquisas quantitativas e qualitativas, são métodos complementares que ajudam a obter informações mais profundas e abrangentes dentro de uma pesquisa.

A principal diferença entre esses dois, está relacionado ao fato de dados quantitativos comprovarem objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos possibilitam compreender a complexidade de detalhes nas informações obtidas ao longo do estudo. 

  • Pesquisa Quantitativa – Objetiva coletar fatos concretos, baseados em números, quantificações. Formam a base para tirar conclusões gerais da sua pesquisa, por exemplo quando se deseja entender o percentual de crescimento dentro de um segmento em determinado ano.   
  • Pesquisa Qualitativa –  Coletam informações que não pretendem medir um tema, mas sim descrevê-lo. Baseiam-se em percepções, opiniões e ponto de vista de uma amostra entrevistada.

Quais as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?

Hoje em dia, muitos pequenos e médios empreendedores, tendem a ver a pesquisa de mercado como algo desnecessário, baseando-se apenas em pesquisas online e experiência de vida. 

Ainda que esses pontos muitas das vezes ajudam de fato no desenvolvimento de um negócio, restringir o seu conhecimento de mercado dessa maneira pode trazer maus resultados. 

A pesquisa de mercado envolve diversos tipos de dados, que oferecem um panorama geral de todo o seu negócio, além de colaborar com novos insights. Confira algumas abaixo algumas das vantagens de se realizar esse tipo de pesquisa:

  • Conhecimento de público-alvo
  • Insights para as estratégias de comunicação
  • Melhor entendimento da concorrência
  • Conhecimento do segmento
  • identificação de possibilidades e tendências no mercado
Fonte: Blog Klicckpages

Como uma pesquisa de mercado ajuda com meu público-alvo? 

Antes de mais nada, é muito importante entender o que é necessário para sua empresa. Reúna o máximo de conteúdo possível sobre o seu empreendimento como, estratégias já utilizadas, público-alvo atual e outras informações pertinentes para  ajudar na definição do objetivo principal da pesquisa, e assim solucionar o problema enfrentado. 

As pesquisas de mercado, tanto quantitativas quanto qualitativas, vão ajudar na coleta de informações externas. Isso possibilita o entendimento da percepção do consumidor a respeito da sua marca ou segmento, e melhoria na comunicação com este. 

Na ESPM Jr., por exemplo, existe toda uma estrutura para que essas pesquisas sejam feitas diretamente com o público a ser atingido. Analisando os dados mais pertinentes para a solução do problema, serão elaboradas estratégias de Marketing Digital para te ajudar a alcançar, de vez, seus clientes. 

Gostou do conteúdo? Venha conversar com a nossa equipe e entender as melhores soluções para o seu negócio!