Skip links

Pesquisa de mercado: Não abra uma empresa antes de fazer uma!

Pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para se entender com maior profundidade o mercado no qual uma empresa se enquadra. Nesse sentido, é utilizada com a intenção de facilitar a tomada de decisões do gestor, de modo que elas sejam as melhores para o seu negócio.

Como fazer uma pesquisa de mercado para identificar clientes - Sebrae

Pesquisa de mercado
Fonte: SEBRAE

Como estruturar uma pesquisa de mercado?

Extrair insights sobre o ramo que está inserido é de extrema importância para que uma empresa se destaque nele. Uma pesquisa de mercado eficaz é capaz de adquirir para ela informações valiosas sobre quais estratégias traçar no futuro. 

Para ser bem estruturada, normalmente é dividida em etapas:

  • Definição do objetivo da pesquisa: Quais são os maiores desafios enfrentados pelo seu negócio? 
  • Determine um objetivo primário e alguns secundário. Tenha em mente que muitos objetivos podem afetar a especificação das perguntas, e assim afetar a análise 
  • Estabelecimento do público-alvo: Quem são as pessoas que o seu negócio procura atender?
  • Elaboração de um roteiro de perguntas: Quais são as perguntas cujas respostas vão ajudar a solucionar o problema?
  • Análise dos dados coletados: Quais foram os insights adquiridos pela a sua empresa?

Depois de todo esse processo, pode-se – finalmente – traçar um plano de ação efetivo que será responsável por promover resultados significativos nos negócios da empresa.

Motivos para fazer pesquisa antes de abrir um negócio 

Um dos principais motivos para se fazer uma pesquisa antes de abrir um negócio é que, dessa forma, você consegue conversar/dialogar com o seu público antes mesmo de estar efetivamente no mercado.
Outra razão é que, com ela, você consegue descobrir os espaços vacantes do mercado em que você está inserido, ou seja, quais necessidades o público-alvo ainda tem que você pode saciar? Vale ressaltar que mercados saturados oferecem ótimas oportunidades para quem sabe se diferenciar neles.

Além disso, essa ferramenta analisa o potencial de cada mercado, tendo em mente suas características e garantindo maior alinhamento e balanceamento de esforços. Consequentemente, gerando uma redução de custos para o empreendedor.

Pesquisa de mercado
FONTE: GS1 Br

4 dicas para construir uma pesquisa de mercado eficiente

A ESPM Jr. pode ajudar com algumas dicas iniciais.

  • Utilize os formulários do Google docs para criar questionários e enquetes. Investir no Survey Monkey também é interessante, uma vez que você consegue pagar para receber a quantidade de respostas que você quiser, de qualquer localidade. Outra opção é o Opinion Box, site no qual as pessoas se cadastram para responder pesquisas em troca de brindes.
  • Usufrua das redes sociais: participe de grupos que podem ser úteis para a coleta de informações.
  • Deixe bem perceptível qual público a sua empresa deseja atender: desenvolva perguntas diretas e simples – sem ambiguidade e imparciais. Perguntas como “Você compraria esse produto?” normalmente funcionam.
  • Inclua recursos visuais na sua pesquisa, de modo a torná-la mais dinâmica e atrativa para os respondentes. Se possível, personalize-a com cores da sua empresa, de modo a fortalecer a sua identidade de marca.

A ESPM Jr. é a mais conceituada empresa júnior de marketing do Rio de Janeiro, podemos ajudá-lo a fazer todo esse estudo. Entre em contato conosco e saiba mais!